Coleção Educação a Distância e eLearning
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Coleção Educação a Distância e eLearning by Author "Barros, Daniela Melaré Vieira"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Educação digital em rede: princípios para o design pedagógico em tempos de pandemiaPublication . Moreira, J. António; Henriques, Susana; Barros, Daniela Melaré Vieira; Goulão, Fátima; Caeiro, DomingosO processo de globalização da economia e da comunicação, a evolução das tecnologias e de uma consciência de mundialização em rede têm provocado mudanças acentuadas na sociedade, impulsionando o nascimento de novos paradigmas, modelos, processos de comunicação educacional e novos cenários de ensino e de aprendizagem digital. Mas ninguém, nem mesmo os professores que já adotavam ambientes online nas suas práticas, imaginavam que que seria necessária uma mudança tão rápida e emergencial, de forma quase obrigatória, devido à expansão do COVID 19. Com efeito, a suspensão das atividades letivas presenciais, um pouco por todo o mundo, gerou a obrigatoriedade dos professores e estudantes migrarem para a realidade online, transferindo e transpondo metodologias e práticas pedagógicas típicas dos territórios físicos de aprendizagem, naquilo que tem sido designado por ensino remoto de emergência. No entanto, na maioria dos casos, estas tecnologias foram e estão a ser utilizadas numa perspetiva meramente instrumental, reduzindo as metodologias e as práticas a um ensino apenas transmissivo. É, pois, urgente e necessário transitar deste ensino remoto de emergência, importante numa primeira fase, para uma educação digital em rede de qualidade. Mas como proceder então para realizar esta transição? Como se deve desenhar um ambiente online de aprendizagem? Como devem ser organizadas e planificadas as aulas online? Como se deve comunicar de forma assíncrona e síncrona com o grupo que agora se transformou numa comunidade virtual? Como desenvolver práticas pedagógicas online na realidade digital, sem momentos de presencialidade física? Que tecnologias e plataformas podem ser utilizadas para enriquecer o ambiente de aprendizagem? Como devem ser criadas e desenvolvidas atividades online de aprendizagem? E como se deve avaliar os estudantes nestes cenários virtuais? É a este conjunto de questões que se pretende responder, sendo apresentados nesta obra os princípios básicos para o design de um ambiente online, quer a nível da sua organização e seleção de recursos, quer a nível da preparação e avaliação de e-atividades de aprendizagem.
- Estilos pedagógicos de internacionalização no digital: da alfabetização ao ensino superiorPublication . Barros, Daniela Melaré VieiraO e-book "Estilos Pedagógicos de Internacionalização no Digital: da alfabetização ao ensino superior" explora a internacionalização em diversas perspetivas, destacando suas múltiplas manifestações que devem ser adaptadas às dimensões globais de cada país e instituição. Isso é precisamente o que o livro nos apresenta ao longo de seus capítulos. As práticas, dinâmicas e reflexões nele contidas definem o conceito, ampliam seu significado e inovam na forma como é implementado por instituições e profissionais envolvidos. O objetivo principal é identificar dinâmicas, estratégias e propostas inovadoras de internacionalização nos processos de ensino e aprendizagem em ambientes digitais e híbridos em diversos níveis de ensino. Isso implica oferecer elementos que orientem o ensino e a aprendizagem colaborativos e em parceria Quando se trata de uma abordagem pedagógica para a internacionalização, questões como acesso e equidade são fundamentais, assim como a expansão do ensino híbrido, à distância e digital. Isso se deve não apenas à natureza transnacional dos contextos educacionais, que podem ser frequentados por estudantes de todo o mundo, mas também ao suporte de redes de mobilidade virtual que têm o potencial de concretizar a internacionalização de forma ampla. As características inovadoras, refletidas na abordagem pedagógica, no currículo, nas práticas de ensino e aprendizagem, bem como em questões organizacionais e comunicativas, são evidenciadas de maneira clara. Isso demonstra a complexidade e as vantagens da implementação da internacionalização pensada de forma qualitativa ao nível pedagógico.
- I Seminário Internacional Comunidades Digitais em Rede [CODIRE]: ebook multimédiaPublication . Costa, Adelaide Millán; Barros, Daniela Melaré Vieira; Caeiro, Domingos; Caetano, João Relvão; Moreira, J. António; Negas, Mário Carrilho; Henriques, Susana