Mestrado em Expressão Gráfica e Audiovisual | Master's Degree in Drafting and Audiovisual - TMEGA
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Browsing Mestrado em Expressão Gráfica e Audiovisual | Master's Degree in Drafting and Audiovisual - TMEGA by advisor "Cardoso, Vitor"
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- Centro de interpretação virtual : Castrum QuiffionesPublication . Pacheco, António Benjamim Campos; Cardoso, VitorEsta investigação debruçou-se na análise e conceção de um protótipo de ambientes virtuais 3D aplicados à exploração temática de uma estação arqueológica, para o período da Idade do Ferro (Cultura Castreja) com eleva-ção para a Romanização existente na área metropolitana do Porto, mais espe-cificamente, o Castro de Guifões (CASTRUM QUIFFIONES).
- Galerias e mundos virtuais na educação : aplicação à história da artePublication . Martins, Maria da Conceição de Magalhães; Cardoso, VitorAs tecnologias integradas no currículo permitem uma regeneração do ensino e das práticas pedagógicas. Ao utilizar a multimédia no ensino estamos a contribuir para a modernização dos métodos de estudo. Neste projeto ao utilizarem-se aplicações de multimédia específicas foi com o intuito de proporcionar aos alunos situações motivacionais e promotoras de uma aprendizagem significativa dos conteúdos abordados na disciplina de História e Cultura das Artes. É ainda propósito deste projeto estudar e compreender a intercessão das novas tecnologias, sobretudo os ambientes tridimensionais no processo de ensino aprendizagem. Neste sentido, aplicou-se a tecnologia VRML/X3D como apoio à transmissão de conhecimentos na História da Arte. Para tal, criou-se uma aplicação que permitiu fazer o estudo da usabilidade, funcionalidade e acessibilidade deste ambiente 3D no âmbito educativo. Procurou-se com esta investigação, estudar o impacto pedagógico desta aplicação e averiguar se esta facilita a aquisição de conteúdos pedagógicos assim como, desenvolvimento de competência dos alunos, após a sua utilização. O resultado obtido nos exames nacionais constitui-se como indicador positivo a favor da utilização desta aplicação de multimédia, pois obtiveram-se resultados favoráveis, que julgamos serem decorrentes desta interação.
- O mundo virtual do Sr. NunoPublication . Alvarez Corral, José Ignácio; Cardoso, VitorFaz já alguns anos que estou interessado no mundo da realidade virtual e na reprodução de imagens gráficas nos contextos 2D e 3D. Trata-se de um âmbito de especial relevância e de múltiplas possibilidades artísticas, expressivas, comunicativas, didáticas e tecnológicas. Passar da prática manual à prática digital, apresenta inúmeros desafios, mas também muitas oportunidades de investigação e implementação dentro do universo do multimédia. São muitos os programas que podem possibilitar esta tarefa e traduzir um projeto nos seus dealbares numa realidade tangível com muitas arestas e opções de implementação. A partir do conceito de “Practice Based Research” a proposta deste trabalho final propõe a utilização de diferentes programas multimédia na composição de uma narrativa que seja atrativa e coerente, com uma componente didática implementada através dos contos e disponibilizada numa plataforma multiutilizador de fácil acesso. A componente digital partiria da componente gráfica original, submetida ao tratamento da imagem, da cor e da composição e estaria acompanhada por um suporte gráfico, o próprio conto, em papel. Há uma intencionalidade nesta proposta de trabalho, no sentido de investigar na narrativa dos contos e na sua aplicação aos diferentes suportes, tanto no âmbito da arte, seja digital ou não, da ilustração, e da própria natureza didática dos contos. Sendo assim, a própria montagem e fabricação deste artefacto digital, deverá ser o cronograma de investigação – ação, até chegar à conclusão do projeto final. Neste projeto, será usada como principal ferramenta informática a funcionalidade 2D do programa Unity 3D.
