Mestrado em Informação e Sistemas Empresariais | Master's Degree in Information and Enterprise Systems - TMISE
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Browsing Mestrado em Informação e Sistemas Empresariais | Master's Degree in Information and Enterprise Systems - TMISE by advisor "Bidarra, José"
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- E-books no processo de ensino-aprendizagem num curso online: estudo de um caso no contexto universitário angolanoPublication . Pereira, Diana Oliveira da Rocha; Bidarra, José; Silva, Miguel Mira daNuma instituição de ensino, os estudantes e os docentes são os elementos basilares cuja interação é essencial conhecer-se e estruturar-se, quando se coloca a questão central de assegurar os meios e condições para que seja possível alcançar um ensino de qualidade condigna. Para tal, é necessário o desenvolvimento de planos de formação específicos que respondam às necessidades que sejam identificadas, assim como a utilização de métodos de ensino-aprendizagem inovadores e que acompanhem as exigências do mercado. Neste contexto, a temática assume particular interesse e mesmo alguma complexidade quando se processa num ambiente universitário com algumas limitações a nível da existência e disponibilidade de docentes, como é o caso de Angola, e onde a implementação de um curso online é uma prática que poderá ajudar a colmatar algumas lacunas mais importantes. Assim, o principal objetivo deste estudo é melhorar a aprendizagem dos estudantes no contexto universitário angolano através de um modelo inovador, analisando as reações (satisfação) dos estudantes ao uso de e-books, perceber as vantagens (ou desvantagens) de um modelo de aprendizagem mais interativo e obter conclusões que melhor enquadrem as condições de implementação de um curso online. O caso em análise refere-se à metodologia adotada numa unidade curricular do Instituto Superior Politécnico Tundavala (ISPT), na cidade do Lubango (antiga Sá da Bandeira), tendo como meta a caracterização deste processo específico, a análise dos resultados dos estudantes e a avaliação do impacto da introdução de gamification e de outros recursos interativos. Como principais resultados, verificou-se que o protótipo alcançou os objetivos propostos inicialmente, apresentou-se interativo e adequado para aprendizagem. É uma ferramenta de aprendizagem fácil, o que proporcionou uma maior satisfação e envolvimento por parte dos estudantes durante a sua utilização. No caso de os resultados alcançados serem considerados positivos, perspetiva-se a criação de estratégias para a implementação de infraestruturas tecnológicas que permitam o desenvolvimento de cursos com uma vertente online nesta instituição de ensino superior.
- Mobile learning como estratégia para melhorar a aprendizagem: estudo de um caso em MoçambiquePublication . Franco, David Carlos; Bidarra, JoséO mobile learning (m-learning) têm-se revelado importante para suprir as diferentes necessidades de formação de nível superior, na medida em que representa a possibilidade de ampliação das práticas pedagógicas e alcance de maior parte da população, pelo facto dos mesmos poderem aceder às ferramentas da Educação a Distância (EaD) a qualquer momento e em qualquer lugar, principalmente em zonas recônditas. Também no ensino e aprendizagem o potencial dos livros eletrônicos (ebooks) vem se destacando pelo seu papel em ajudarem ao usuário a transformar a leitura passiva em aprendizagem interativa e dinâmica, promovendo desta feita para uma melhor retenção e apropriação das matérias. Tomando essa premissa, o presente estudo numa investigação-ação e de carácter qualitativo, propôs-se a determinar como o m-learning e a utilização de um ebook podem melhorar a aprendizagem, aumentar a motivação e dinamismo no ensino a distância em Moçambique, tomando como caso específico do Instituto Superior de Ciências e Educação a Distância – ISCED. A amostra de estudo foi constituída por estudantes que frequentam os cursos a distância ministrados pelo ISCED e tutores internos da instituição. Obtendo-se como principal conclusão que o m-learning se adequa à realidade de Moçambique e a condições socioeconómicas atuais, e que os intervenientes podem aceder com facilidade a tecnologia de informação e comunicação proposta pelo método de ensino e aprendizagem, assim como, a viabilidade do uso do ebook como recurso de aprendizagem e a idealização de proposta do plano de inserção deste recurso na plataforma de ensino, denotando-se, contudo, a necessidade de maior estudo concernente a formação de professores que possam liderar a aplicação e criação do ebook que respondam às necessidades específicas do ensino.