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- E-books no processo de ensino-aprendizagem num curso online: estudo de um caso no contexto universitário angolanoPublication . Pereira, Diana Oliveira da Rocha; Bidarra, José; Silva, Miguel Mira daNuma instituição de ensino, os estudantes e os docentes são os elementos basilares cuja interação é essencial conhecer-se e estruturar-se, quando se coloca a questão central de assegurar os meios e condições para que seja possível alcançar um ensino de qualidade condigna. Para tal, é necessário o desenvolvimento de planos de formação específicos que respondam às necessidades que sejam identificadas, assim como a utilização de métodos de ensino-aprendizagem inovadores e que acompanhem as exigências do mercado. Neste contexto, a temática assume particular interesse e mesmo alguma complexidade quando se processa num ambiente universitário com algumas limitações a nível da existência e disponibilidade de docentes, como é o caso de Angola, e onde a implementação de um curso online é uma prática que poderá ajudar a colmatar algumas lacunas mais importantes. Assim, o principal objetivo deste estudo é melhorar a aprendizagem dos estudantes no contexto universitário angolano através de um modelo inovador, analisando as reações (satisfação) dos estudantes ao uso de e-books, perceber as vantagens (ou desvantagens) de um modelo de aprendizagem mais interativo e obter conclusões que melhor enquadrem as condições de implementação de um curso online. O caso em análise refere-se à metodologia adotada numa unidade curricular do Instituto Superior Politécnico Tundavala (ISPT), na cidade do Lubango (antiga Sá da Bandeira), tendo como meta a caracterização deste processo específico, a análise dos resultados dos estudantes e a avaliação do impacto da introdução de gamification e de outros recursos interativos. Como principais resultados, verificou-se que o protótipo alcançou os objetivos propostos inicialmente, apresentou-se interativo e adequado para aprendizagem. É uma ferramenta de aprendizagem fácil, o que proporcionou uma maior satisfação e envolvimento por parte dos estudantes durante a sua utilização. No caso de os resultados alcançados serem considerados positivos, perspetiva-se a criação de estratégias para a implementação de infraestruturas tecnológicas que permitam o desenvolvimento de cursos com uma vertente online nesta instituição de ensino superior.