Mestrado em Gestão/MBA | Master's Degree in Management/MBA - TMG/MBA
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Browsing Mestrado em Gestão/MBA | Master's Degree in Management/MBA - TMG/MBA by advisor "Almeida, Maria do Rosário"
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- Contributo das empresas de mediação imobiliária no uso do método comparativo : uma abordagem ao consumidor imobiliárioPublication . Jorge, João Pedro Amado Soares; Almeida, Maria do RosárioAs atividades imobiliárias são um dos pilares mais representativos de qualquer economia, pela quantidade de agentes envolvidos pela absorção de outras atividades, onde a sua dinâmica financeira e económica é transversal a toda a sociedade. São muitas as áreas que o setor imobiliário abrange, entre elas a mediação imobiliária e a avaliação imobiliária, a primeira com características mais comercias e a segunda de componente mais técnica. As atividades de mediação imobiliária são atualmente reguladas por decreto lei especifico, sendo que a avaliação imobiliária ainda se encontra num regime de auto regulação, sendo exigidos aos peritos avaliadores determinados requisitos consoante, a entidade e o tipo de avaliações em causa. Num passado muito recente, assistiu-se a uma desvalorização intensa dos bens imobiliários, devido à chamada crise do sub prime. O crédito habitação é uma das mais importantes modalidades de crédito que as entidades bancárias conferem, pois permite a aquisição de habitação própria ou secundária pelas famílias, exigindo da entidade financiadora e do financiado normalmente um horizonte temporal que os ligará durante muitos anos, dado a natureza do referido empréstimo. Como garantia do bom pagamento do empréstimo concedido, a banca constituirá como garantia real a hipoteca do imóvel financiado, socorrendo-se de serviços de avaliação, a fim de aferir se o valor do imóvel coincide com o montante a financiar, tal avaliação terá de ser rigorosa pois visará estimar um valor não só no curto prazo, mas um valor sustentável que suporte eventuais oscilações de mercado. Dos três métodos tradicionais de avaliação (comparativo, rendimento e custo), é imperativo a utilização do método comparativo tido como o mais credível e fiável dos três métodos, neste segmento de avaliações. A inexistência de uma base de dados fidedigna com relação aos valores dos imóveis em determinado local, fez com que se estimassem valores completamente diferentes do real valor de mercado, comprometendo a execução da garantia real prestada aos Bancos. As empresas de mediação imobiliária, dada a natureza da sua atividade dispõem de informação precisa, relativamente aos valores efetivamente transacionáveis localmente, ou mesmo a nível nacional através das redes em regime de franchising, que aliada à formação exigida pelo regulador e experiência dos seus agentes, constituem uma preciosa ajuda ao desempenho da avaliação de imóveis. Está amplamente demonstrado que os mediadores e angariadores imobiliários, são profundos conhecedores dos mercados imobiliários locais, contribuindo para o conhecimento e compreensão dos mesmos. Estes agentes prestam um serviço essencial, às atividades de avaliação imobiliária assim como aos seus peritos, atuando como agentes de recolha de dados, para a otimização e uso do principal método de avaliação usado no âmbito do crédito imobiliário: O Método Comparativo.
- A farmácia comunitária portuguesa : o paradigma do marketing na satisfação e fidelização dos utentesPublication . Silva, Paulo dos Santos Saavedra da; Almeida, Maria do RosárioA envolvente atual das farmácias comunitárias caracteriza-se por ser altamente competitiva e estar em constante mudança, alvo da recente crise instaurada em Portugal. Os atuais gestores das farmácias comunitárias estão continuamente à procura de vantagens que lhes proporcionem um avanço competitivo em relação aos seus concorrentes de mercado de forma a não perderem recursos e fontes de rendibilidade, nem sempre da forma mais correta e eficaz. A opinião do consumidor, por vezes esquecida, é motivo para uma mudança organizacional, para a planificação de estratégias adequadas às dificuldades do meio envolvente e para a completa satisfação das suas necessidades mais elementares. Neste sentido, tornou-se pertinente entender a relação causa-efeito entre a gestão aplicada nas farmácias comunitárias portuguesas e a satisfação e consequente fidelização dos utentes. Assim, realizou-se um estudo através da recolha de dados e posterior tratamento estatístico de forma a apresentar propostas de solução à questão do problema. Foram desenvolvidos dois inquéritos: o primeiro abordou uma amostra de 8 gestores de farmácias comunitárias portuguesas. O segundo inquérito, com uma amostra de 80 utentes, avaliou o impacto da gestão aplicada pelas farmácias comunitárias portuguesas, em termos da satisfação e fidelização. Espera-se, com os resultados obtidos, contribuir para o desenvolvimento de estratégias mais eficazes, permitindo uma adaptação mais rápida ao meio envolvente.