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- Propostas alternativas de educação no Concelho de Alenquer : PIEF e Curso VocacionalPublication . Almeida, Fernando Jorge Morais de; Lopes, Manuel MoutaA presente dissertação foi realizada no âmbito do 14.º Mestrado em Administração e Gestão Educacional, foi a consequência do trabalho de pesquisa realizado nos Agrupamentos de Escolas da Abrigada e do Carregado, do Concelho de Alenquer. A investigação centra-se em saber se os alunos que frequentam as ofertas educativas, Curso Vocacional e o Programa Integrado de Educação e Formação, valorizam a oportunidade dada para completarem o ensino básico. Procura-se indagar, as razões que os levaram a optar por estas ofertas educativas, as relações pedagógicas e interação com a comunidade escolar, o porquê do insucesso e abandono escolar. Para o efeito, este estudo empírico apresenta-se em formato de um estudo de caso e nas suas opções metodológicas, aplica-se o questionário por inquérito e entrevista. Os questionários por inquéritos foram elaborados e aplicados aos alunos e aos docentes dos conselhos de turma. Quanto às entrevistas foram destinadas aos Diretores dos Agrupamentos de Escolas, aos Diretores de Turma e à Técnica de Intervenção Local. Com esta metodologia tenta-se dar voz a todos os intervenientes no processo de ensino-aprendizagem. Na revisão da literatura, aborda-se a temática da massificação do ensino e a sua relação com o aumento do insucesso escolar e consequente abandono. Reflete-se sobre a escola inclusiva ou integradora, assim como a importância das qualificações escolares no mercado de emprego. O estudo tenta abarcar todas as visões que estão ligadas a estas ofertas, dá-se voz aos professores e alunos na tentativa de cumprir o objetivo proposto para a investigação. Com os resultados alcançados, esperamos ter um melhor conhecimento dos alunos e limar algumas arestas para podermos ter sucesso educativo e caminharmos para uma “escola inclusiva”.
- A farmácia comunitária portuguesa : o paradigma do marketing na satisfação e fidelização dos utentesPublication . Silva, Paulo dos Santos Saavedra da; Almeida, Maria do RosárioA envolvente atual das farmácias comunitárias caracteriza-se por ser altamente competitiva e estar em constante mudança, alvo da recente crise instaurada em Portugal. Os atuais gestores das farmácias comunitárias estão continuamente à procura de vantagens que lhes proporcionem um avanço competitivo em relação aos seus concorrentes de mercado de forma a não perderem recursos e fontes de rendibilidade, nem sempre da forma mais correta e eficaz. A opinião do consumidor, por vezes esquecida, é motivo para uma mudança organizacional, para a planificação de estratégias adequadas às dificuldades do meio envolvente e para a completa satisfação das suas necessidades mais elementares. Neste sentido, tornou-se pertinente entender a relação causa-efeito entre a gestão aplicada nas farmácias comunitárias portuguesas e a satisfação e consequente fidelização dos utentes. Assim, realizou-se um estudo através da recolha de dados e posterior tratamento estatístico de forma a apresentar propostas de solução à questão do problema. Foram desenvolvidos dois inquéritos: o primeiro abordou uma amostra de 8 gestores de farmácias comunitárias portuguesas. O segundo inquérito, com uma amostra de 80 utentes, avaliou o impacto da gestão aplicada pelas farmácias comunitárias portuguesas, em termos da satisfação e fidelização. Espera-se, com os resultados obtidos, contribuir para o desenvolvimento de estratégias mais eficazes, permitindo uma adaptação mais rápida ao meio envolvente.
- As vozes dos alunos de uma escola profissional sobre o ensino profissional : um estudoPublication . Santos, Marília Leonardo dos; Moreira, DarlindaO ensino profissional, que surgiu em 1989 em escolas profissionais, era frequentado por cerca de 30 mil estudantes no início do milénio e assume, presentemente, um papel cada vez mais preponderante na formação e escolarização dos jovens que, à chegada ao 10º ano, escolhem esta via de ensino. O crescimento desta formação tem sido constante e acentuouse desde 2005, quando a oferta de cursos profissionais foi alargada às escolas secundárias públicas, registando-se atualmente cerca de 118 mil jovens a frequentar o ensino profissional, ou seja, um número quatro vezes superior ao do início do século. Apesar do crescimento e do reconhecimento em termos escolares, esta modalidade de formação é ainda socialmente estigmatizada e associada a percursos de insucesso escolar. Deste modo, damos voz e ouvimos a opinião dos alunos sobre o curso que frequentam nesta modalidade de ensino profissional para confirmar ou contestar esta imagem associada aos cursos profissionais. Em termos metodológicos, optámos por um estudo de caso numa escola profissional, localizada no distrito de Lisboa. Depois obter as devidas autorizações, submetemos um inquérito por questionário a alunos finalistas de quatro cursos profissionais, que já frequentaram o curso durante praticamente três anos, já realizaram diversos estágios e estão a perspetivar o seu futuro profissional. Posteriormente, efetuámos uma análise descritiva com base nos dados recolhidos. Neste estudo, concluímos que o perfil socioeducativo dos alunos confirma os resultados de investigações similares. A maioria já conheceu o insucesso escolar e optou pelo ensino profissional porque crê que esta formação os qualifica adequadamente para entrar no mercado de trabalho. Em relação ao curso, os alunos valorizam todos os aspetos relativos às componentes práticas e, quando concluírem o curso, pretendem encontrar um trabalho dentro da sua área de formação. Contudo, indiciando uma reconciliação com a escola, um terço dos jovens equaciona prosseguir estudos superiores.
- Olhares dos professores sobre a liderança dos coordenadores de departamento : a perceção de um grupo de professoresPublication . Graça, Maria José Ribeiro Marto da; Neves, CláudiaA presente dissertação resulta de um estudo sobre a temática das lideranças intermédias da escola e tem como fim perceber se os coordenadores de departamento (CDC) são percecionados pelos pares como adotando um efetivo papel de liderança. Para enquadrar o sentido da investigação iniciámos a nossa abordagem científica através da criação de um enquadramento teórico com o qual pretendemos clarificar o conceito de liderança e de gestão, apresentar algumas teorias sobre a temática, identificar modalidades que pode assumir enfatizando-se a liderança transformacional e o modelo de liderança proposto por Kouses e Posner (2009) e analisámos o quadro normativo das estruturas intermédias de liderança por referência às principais mudanças no regime de administração e gestão das escolas. Ainda para enquadrar o sentido da investigação debruçámo-nos sobre alguns significados representativos da liderança do CDC e sobre as competências que lhe são, hoje, imputadas. Considerando que nos propusemos compreender em que medida e em que modos os CDC assumem a qualidade de líderes das estruturas intermédias de gestão e quais as competências que mobilizam nesse sentido, entendemos que essa perceção poderia ser explorada se tivéssemos em conta o modo como os docentes coordenados vêm o perfil, as competências e os comportamentos de liderança dos seus CDC, pelo que adotámos, como procedimento metodológico, a investigação qualitativa sob a forma de estudo de caso e como instrumentos de recolha de dados a análise a partir do corpus documental e o inquérito por questionário. Os resultados do estudo indiciam que os CDC centram a sua atividade na coordenação administrativa do departamento, que a competência que estes mais desempenham é serem um veículo de informações e que dedicam mais tempo a tarefas administrativas do que às restantes tarefas inerentes ao cargo que desempenham. A par do exercício de competências de índole mais gestionária, os pares conferem aos CDC a capacidade de manterem um bom relacionamento com os colegas e o desempenho de uma liderança que assenta em relações de colaboração e num ambiente de confiança, evidenciando, no âmbito das cinco práticas de liderança de Kouses e Posner, a prática Permitir que os outros ajam.