Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia | Master's Degree in Multimedia Educational Communication - TMCEM
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia | Master's Degree in Multimedia Educational Communication - TMCEM by advisor "Aires, Luísa"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- As representações dos professores sobre os diferentes processos comunicacionais que suportam a direcção de turmaPublication . Rangel, Maria José; Aires, LuísaDe há uns anos a esta parte, tem vindo a disseminar-se entre os professores o acesso às novas tecnologias de informação e comunicação tendo como principal função a gestão dos processos de ensino e aprendizagem. Numerosos estudos têm sido desenvolvidos no âmbito das dinâmicas da sala de aula decorrentes da integração das TIC. No entanto, este domínio da investigação, embora ainda em franco desenvolvimento – mas nem sempre abarcando a enorme complexidade do que está em causa - não tem tido equivalente na descrição, análise e compreensão da importância que a comunicação virtual ocupa no desempenho da complexidade de funções que os professores têm de desempenhar na escola. São poucos os estudos centrados nos docentes e nas suas práticas de comunicação online. Procurámos, por isso, que o objectivo do nosso estudo incidisse sobre as opiniões que os professores têm sobre o recurso a processos de comunicação virtuais na execução de tarefas que lhes estão atribuídas, nomeadamente no âmbito da Direcção de Turma. Os participantes do estudo são uma amostra de professores do 2º, 3º ciclos e secundário, de diferentes áreas disciplinares, tendo realizado a nossa investigação, por questões de acessibilidade das escolas e dos inquiridos, nos distritos de Lisboa, Santarém e Setúbal. Este estudo está dividido em três partes. Numa primeira parte fazemos uma reflexão em torno dos temas base da nossa fundamentação teórica, a saber: Capítulo I – A comunicação virtual: novos processos de comunicação; Capítulo II – Os processos comunicacionais no âmbito da Direcção de Turma. Na segunda parte apresentamos a metodologia que utilizámos, os resultados e a análise que fizemos dos dados recolhidos através do questionário que realizámos junto dos professores Na terceira parte, apresentamos as conclusões finais da investigação realizada.