Mestrado em Supervisão Pedagógica | Master's Degree in Pedagogical Supervision - TMSP
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Browsing Mestrado em Supervisão Pedagógica | Master's Degree in Pedagogical Supervision - TMSP by advisor "Figueiredo, Maria"
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- Ode à pedagogia no ensino superior: a indagação da pedagogia ao serviço do desenvolvimento profissional docentePublication . Franco, Amanda Helena Rodrigues; Huet, Isabel; Figueiredo, MariaEm contexto educativo, a supervisão presume a construção e manutenção de cenários de formação e desenvolvimento profissional docente que acolham e alentem a miríade de dimensões relativas à identidade profissional e à profissionalidade docente. Sucede que, no Ensino Superior português, não é requerida formação didático-pedagógica de base ou a participação em ações de formação continuada por parte das/dos docentes – nem para a sua contratação, nem para o exercício da docência, nem para a avaliação do desempenho e promoção interna ou progressão na carreira. Fruindo do impulso da atual conjuntura favorável, na qual é incontestável que a melhoria da qualidade dos processos de ensino e aprendizagem e a promoção da inovação pedagógica e da aprendizagem ativa se encontram, ditosamente, na agenda das Instituições de Ensino Superior, importa acompanhar docentes em processos de (auto)reflexão, formação e transformação, em benefício do seu desenvolvimento profissional e das aprendizagens das/dos estudantes. Uma das práticas favoráveis ao desenvolvimento profissional docente, não largamente disseminada, é a Indagação da Pedagogia. O presente estudo pretende explorar que incentivos são relevantes para que docentes do Ensino Superior pratiquem a Indagação da Pedagogia. Neste estudo fenomenológico, ancorado no paradigma interpretativo e de natureza qualitativa, entrevistaram-se três docentes que participaram em processos de Indagação da Pedagogia, para auscultá-las acerca de experiências e vivências, procedendo-se à análise temática dos dados. Apesar das inconveniências associadas, conclui-se que os benefícios da Indagação da Pedagogia são mais expressivos; porém, é necessário construir, facilitar e reconhecer o espaço da Indagação da Pedagogia enquanto área de supervisão pedagógica galvanizadora da formação e do desenvolvimento profissional, a partir de incentivos como a possibilidade de aliar investigação e docência, e a existência de estruturas institucionais apoiantes. Ambiciona-se que o estudo contribua para a valorização da (Indagação da) Pedagogia no Ensino Superior, em Portugal.