Educação a Distância e Elearning
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Browsing Educação a Distância e Elearning by advisor "Mendes, António Quintas"
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- An information systems' model of internal communication with and between teachers, as internal stakeholders, in portuguese public schoolsPublication . Luíso, Eugénia Maria Vicente; Mendes, António Quintas; Isaías, PedroA comunicação interna constitui um fator chave para o bom funcionamento das organizações e uma vantagem competitiva. O envolvimento dos stakeholders internos é uma questão fundamental para o futuro de qualquer organização. Igualmente importante é, também, definir uma política de comunicação interna crucial para a cooperação e motivar a relação entre os stakeholders. Esta pesquisa apresenta um estudo no âmbito da comunicação interna com os professores, enquanto stakeholders internos, nas Escolas Públicas Portuguesas nas seguintes dimensões: papel da comunicação interna, veículos de comunicação, níveis de satisfação, democratização e abertura do conselho escolar e plataforma Moodle como veículo de comunicação. As técnicas utilizadas para a recolha de dados foram as seguintes: análise documental, entrevistas estruturadas e questionário estruturado. No que diz respeito ao questionário, este foi aplicado nos meses de fevereiro, março e abril de 2017 aos professores de 53 Escolas Públicas Portuguesas. O número de respostas foi de 191. A análise fatorial foi a principal técnica utilizada para encontrar os fatores subjacentes às opiniões e comportamentos dos stakeholders. Este estudo permitiu verificar que as dimensões estudadas desempenham um papel determinante e que uma comunicação interna adequada é um instrumento que melhora a organização das Escolas Públicas Portuguesas na prossecução dos seus objetivos, tornando-se cada vez mais ativas no seu meio ambiente. Finalmente, com base em todo o trabalho desenvolvido, esta pesquisa propõe um novo modelo de Sistema de Informação bem-sucedida, baseado no modelo DeLone e McLean (2003), que permite conhecer a satisfação dos stakeholders internos nas Escolas Públicas Portuguesas, no contexto da comunicação interna, utilizando o Moodle como ferramenta de comunicação. Em suma, este estudo demonstra como a comunicação organizacional interna é um fator organizacional importante nas Escolas Públicas Portuguesas, que melhora o desempenho dos professores, enquanto stakeholders internos.
- Contextos e condicionantes para o uso e reutilização de recursos educacionais abertosPublication . Fernandes, Isabelle Anjos Martins; Mendes, António QuintasNa globalidade do mundo em que vivemos, fala-se de sociedade da informação, de redes sociais e de partilha generalizada. Nas universidades, as solicitações para uso e reutilização de Recursos Educacionais pertencem a um mundo onde se fala cada vez mais de abertura. A abertura deve ser entendida como mais hipóteses para todos acederem a mais oportunidades de aprender e partilhar. Para aproveitar esta potencialidade, precisamos de apreender o contexto e as condicionantes em que se inscrevem os Recursos Educacionais Abertos (REAs), em particular no Ensino Superior Português. A presente investigação procurou estudar as perceções de um grupo de estudantes do Ensino Superior Português sobre os Recursos Educacionais Abertos (REAs) e as suas condicionantes no momento de transformar produções escritas por outros em REAs. A investigação incidiu sobre um grupo de estudantes de uma unidade curricular de um mestrado completamente online mais especificamente na unidade curricular de Psicologia da Comunicação Online do Mestrado em Pedagogia do E-learning da Universidade Aberta de Portugal. A metodologia escolhida para desenvolver o trabalho foi a Design-Based Research (DBR) porque se adequa às fases de design, implementação e análise que integram um processo em construção. Foram consideradas iterações da unidade curricular de enquadramento, o processo de aplicação da DBR contemplou dois grupos de investigadores nos quais cada um desenvolveu a sua pesquisa, situação que representa um desafio aceite e apresentou os seus benefícios. O objeto do nosso estudo situa-se na iteração da unidade curricular onde foram aplicados dois questionários e uma grelha da análise que permitiram recolher dados sobre a perceção dos estudantes ao trabalhar no contexto dos REAs. Os 5 Rs de Wiley foram pautando o ritmo do estudo, ficando convicta a investigadora da necessidade de mais aplicações e de mais estudos que permitam consolidar o objetivo de mais REAs para a educação aberta.
- A descrição parametrizada da imagem para um eLearning acessível e inclusivoPublication . Francisco, Maria Manuela Amado da Silva; Mendes, António QuintasConsiderando que os conteúdos educativos digitais e os ambientes virtuais recorrem frequentemente a imagens que assumem diversas funções, é necessário descrever estes elementos para que possam ser percecionados por quem não tem acesso visual aos mesmos. Apesar das Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG) explicarem as questões técnicas relativas aos alternativos textuais e darem sugestões de como descrever, a maioria das imagens não é descrita ou apresenta texto alternativo inútil. Assim, colocam-se 2 problemas: o que descrever e que descrição é mais eficaz para quem não tem contacto visual com a imagem. Face a esta problemática, este estudo apresenta uma matriz para descrever uma imagem digital em contexto de eLearning. Para validar esta matriz foram escolhidas 2 imagens, uma da categoria “Pessoas” e outra da categoria “Arquitetura”. Foi solicitada a descrição destas imagens a 2 grupos de “descritores”, 32 descreveram as imagens com base nos parâmetros encontrados (a matriz) e 34 sujeitos descreveram as imagens de forma livre. Das descrições obtidas com base na matriz elaborou-se uma descrição parametrizada com base na frequência de palavras, para a qual se desenvolveram testes de “memória”, “preferência” e “correspondência”, procurando verificar a sua eficácia. Para verificar esta eficácia de forma comparativa foram desenhados os mesmos testes com uma das descrições livres. Estes testes teriam de ser realizados por 2 grupos: um grupo que não utiliza a função visual e um grupo que utiliza a função visual. Elaborou-se um questionário de perfil para identificar os sujeitos que seriam incluídos nestes 2 grupos criados na plataforma Moodle. Foram envolvidos 23 sujeitos que não utilizam a função visual (com cegueira congénita e cegueira adquirida) e que realizaram os testes de memória auditiva e de preferência; e 97 sujeitos que utilizam a função visual (sem deficiência visual, com deficiência visual moderada e severa), sendo que metade realizou os mesmos testes que o grupo que não utiliza a função visual e a outra metade realizou os testes de correspondência e memória visual. Dos resultados obtidos podemos concluir que a descrição segundo os parâmetros apresentados é mais eficaz que a descrição “livre” e vai ao encontro da preferência dos indivíduos que não utilizam a função visual ou não têm contacto visual com a imagem.
- Estilos de aprendizagem, abordagens ao estudo e a participação na aprendizagem online : a Rede Nacional de Educação a Distância SenacPublication . Giebelen, Jacobus B. M. Edwin; Mendes, António QuintasEmbora as origens de pesquisas na área de estilos e estratégias de aprendizagem datem de longa data, diversos autores têm criticado uma certa indefinição conceitual, definições contrariadas, mensuração deficiente e falta de validade dos resultados obtidos. Além de compreender essas características individuais, um dos principais desafios da aprendizagem online é incentivar a participação dos alunos envolvidos e nesse sentido, o objetivo principal deste estudo foi compreender as relações entre estilos de aprendizagem, as abordagens ao estudo e a participação online de alunos de educação profissional e tecnológica. Para isso, o Questionário Honey-Alonso de Estilos de Aprendizagem (CHAEA) e o Approaches and Study Skills Inventory for Students (ASSIST, versão portuguesa) foram aplicados a alunos da Rede Nacional de Educação a Distância Senac e realizou-se a análise de conteúdo para discussões assíncronas online, na perspectiva de Gerbic & Stacey. Embora esses inventários pareçam fornecer resultados válidos para alguns contextos, seu uso na orientação de alunos é bem mais questionável e carece de uma complementação dos resultados, por meio de entrevistas individuais, antes de propor quaisquer alterações na abordagem pedagógica escolhida pelo curso. Quanto à participação online de alunos, concluímos que não basta que a análise de conteúdo se centralize apenas em indicadores quantitativos, como o número de logs efetuados, pois deve ser complementada por uma análise de conteúdo qualitativa, cuja importância reside na descrição da natureza e abrangência dos fóruns de discussão em pauta. A análise de interações online mostrou que a comunicação mediada por computadores tem o potencial de se tornar uma metodologia pedagógica enriquecedora, mas, para que isso ocorra, recomendamos que os designers educacionais responsáveis pelos cursos de e-Learning forneçam uma variedade de estratégias pedagógicas em fóruns online e explorem suas limitações e possibilidades.
- Interação em diferentes cenários pedagógicos no ensino superior onlinePublication . Cabral, Pedro Barbosa; Mendes, António QuintasA investigação agora apresentada surgiu de uma problematização dos níveis de interação em diferentes cenários pedagógicos no ensino superior online a partir do "Teorema da Equivalência da Interação" de Terry Anderson. Foram trabalhadas quatro questões de investigação, a saber: 1) será que é possível atingir níveis de aprendizagem significativa e profunda desde que uma das três formas típicas de interação (estudante-professor, estudante-estudante e estudante-conteúdo) se situe em níveis muito elevados e os outros dois tipos de interação sejam oferecidos em níveis mais baixos, ou mesmo suprimidos, sem que a experiência educacional se degrade?; 2) será que ao colocarmos níveis muito elevados de interação em mais do que uma das três tipologias de interação este aumento irá promover uma maior satisfação na experiência educacional, embora não necessariamente uma maior aprendizagem?; 3) será possível compreender que aspetos podem estar relacionados com cenários mais adaptados às características dos estudantes e, consequentemente, a um maior qualidade na aprendizagem?; 4) que instrumentos podem ser desenvolvidos de forma a permitir a tomada de decisões com vista à estruturação de unidades curriculares e cursos tendo como referência as interações: estudante-conteúdo; estudante-professor e estudante-estudante? A investigação realizada assentou numa abordagem metodológica mista, seguindo o paradigma pragmático de investigação de Creswell, onde foram recolhidos dados através de (i) questionários aplicados a estudantes em dois anos letivos distintos, (ii) análise da experiência educativa nos espaços online onde decorreram os processos de aprendizagem destes estudantes, (iii) do registo das atividades do corpo docente e (iv) da análise aos produtos realizados pelos estudantes par efeitos de avaliação. Os resultados foram posteriormente cruzados para desenvolver um design de cenário pedagógico flexível e que permitisse também identificar algumas especificidades desse design para dar resposta a diferentes características dos estudantes. Por fim procurou-se desenvolver um instrumento que permitisse a tomada de decisão com vista à estruturação de unidades curriculares e cursos tendo como referência as interações estudante-conteúdo, estudante-professor e estudante-estudante.
- Participação e partilha de conhecimentos na sociedade em rede : os contextos educacionais onlinePublication . Paiva, Ana Maria Videira; Mendes, António QuintasO desenvolvimento das tecnologias sociais características da Web e dos media sociais da atualidade tem promovido uma “cultura participatória” marcada por uma grande multiplicidade de processos e contextos. A facilidade de personalizar os espaços nos quais as pessoas comunicam e interagem entre si e com a informação, tem transformado profundamente o uso das tecnologias, o relacionamento interpessoal, e o relacionamento com a informação e com o conhecimento. Este estudo pretende analisar como um conjunto de indivíduos ligados ao meio académico, universitário e não universitário, com uma reconhecida presença na web social, utiliza estes media, quer no plano pessoal quer profissional. Simultaneamente, visa dar conta das conceções pessoais e princípios filosóficos subjacentes a estes processos de presença na rede, bem como sobre as práticas que deles decorrem, e das implicações que se projetam na própria cultura académica. Partimos de um quadro teórico alicerçado em diversos autores que abordam questões da cultura de participação na rede, designadamente Henry Jenkins, Clay Shirky, Howard Rheingold, que, entre outros, convocam a alteração do papel passivo dos sujeitos para um papel de envolvimento ativo na produção de conteúdos e disseminação de ideias e informações na web. A nível metodológico o estudo enquadra-se no paradigma qualitativo tendo recorrido à realização de entrevistas aprofundadas como instrumento de recolha de dados. Adotámos o método de Análise Temática de Braun e Clarke para o tratamento dos dados. Os resultados estruturam-se ao redor de 3 grandes temas, A- Educação e Tecnologia, B- Identidade Digital e C- Partilha da Informação e do Conhecimento. No tema A, os participantes evidenciaram uma perceção da tecnologia e do seu uso sempre ligada à forma como percecionam a cultura e o papel social da educação em geral. Verificam-se também diferentes posicionamentos face às filosofias subjacentes ao modo como se posicionam em relação às tecnologias variando num contínuo entre uma visão mais instrumental e uma visão mais ecossistémica/transformadora. No Tema B, ressalta a consciência da necessidade de construir uma presença na rede que cada vez mais é feita na confluência entre os mundos off e online. A dimensão profissional e pessoal da identidade digital emergiu de forma diferenciada. Alguns sujeitos separam claramente estas dimensões enquanto para outros, essa separação é muito mais fluída. Frente ao Tema C, verifica-se que a partilha, circulação do conhecimento e da informação na sociedade em rede constitui um aspeto a que todos os investigadores/professores deram substantiva importância, destacando-se dentro deste tema questões como: o valor que a partilha acrescenta, a relevância da partilha de conteúdos de natureza informal, participantes consumidores versus difusores, motivações para a partilha e rede de contactos. Este estudo veio contribuir, entre outros aspetos, com exemplos de configurações interessantes de práticas de participação e de partilha por parte de um conjunto de sujeitos que, agregando a sua pertença ao mundo académico com uma elevada integração no mundo da web social, nos podem iluminar face a novos e ainda pouco explorados caminhos da sociedade em rede e da cibercultura.
- A Wikilivros como recursos educacionais abertos : criação de um livro sobre comunicação online e aprendizagemPublication . Seco, Carlos; Mendes, António QuintasO presente trabalho pretende contribuir para a criação de um Livro Aberto (sobre Comunicação Online e Aprendizagem) e enquadra-se dentro da constelação de iniciativas que têm pontuado os desenvolvimentos mais recentes do movimento da “Educação Aberta”, dos quais se destaca o movimento dos Recursos Educacionais Abertos (REAs). Apesar da sua vitalidade no momento atual, subsistem, no entanto, várias críticas em relação aos REAs, uma vez que parece supor-se que a simples disponibilização de recursos educacionais em repositórios garantiria um acesso mais justo e equitativo à educação. Surge nesse contexto a noção de “Práticas Educacionais Abertas” (PEA) de que o presente trabalho é um reflexo, uma vez que constitui uma tentativa de situar os REAs não apenas a partir da utilização de repositórios estáticos, mas inserindo-os numa prática pedagógica concreta onde os estudantes assumem a produção, edição, reedição e reutilização de conteúdos, dentro da dinâmica de funcionamento da sala de aula virtual, e tendo como objetivo central a produção de um Livro Aberto na Plataforma Wikilivros. Previamente à produção deste livro foram exploradas e analisadas duas plataformas, a OpenStax CNX e a Wikilivros, sendo esta última a escolhida para servir de suporte à criação de um REA em forma de um livro aberto e online. Não foi objetivo neste estudo a construção de uma plataforma informática nova, mas sim fazer uso de uma já existente e disponível online, que fosse adaptável de tal forma que se pudesse orientar às necessidades do projeto. Utilizámos, numa primeira fase, uma metodologia exploratória que permitiu selecionar a plataforma utilizada neste estudo e, numa segunda fase, uma abordagem metodológica de Design-Based Research, que permitiu fazer o acompanhamento das produções dos sujeitos ao longo de várias iterações. A experiência foi desenvolvida e analisada nas suas diversas dimensões através da utilização de questionários que avaliaram as atitudes e perceções dos estudantes face a questões como: a autoria e a coautoria, plágio, utilização e reutilização de REAs, e disponibilidade para tornar públicos os seus trabalhos, no quadro dos processos de produção e reutilização de REAs. Constatámos que, não sendo ainda a publicação de conteúdos com licenciamento aberto uma prática habitual e generalizada entre os participantes deste estudo, revelou-se que é uma prática para a qual os estudantes estão abertos e recetivos, dando origem à produção de conteúdos instanciados em artefactos digitais como o WikiLivros, sendo estes geradores de motivação, satisfação e interesse entre os estudantes.