Mestrado em Tecnologias e Sistemas Informáticos Web | Master’s Degree in Web Technologies and Systems - TMTSIW
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Associação Universidade Aberta | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
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Browsing Mestrado em Tecnologias e Sistemas Informáticos Web | Master’s Degree in Web Technologies and Systems - TMTSIW by advisor "Baptista, Ricardo José Vieira"
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- Avaliação das Progressive Web Apps como solução digital para a monitorização das plantações de cajueiros: caso de Norte de MoçambiquePublication . Evariste, Musekwa; Baptista, Ricardo José Vieira; Santos, Filipe Neves dosO objetivo desta dissertação foi avaliar a adequação das Progressive Web Apps (PWAs) como uma solução digital para a monitorização das plantações de cajueiros no norte de Moçambique. A metodologia utilizada consistiu num estudo de caso que envolveu três fases principais, nomeadamente, a fase de análise das necessidades em volta da informatização dos processos da monitorização das plantações de cajueiros, a de desenvolvimento duma aplicação PWA que simula o processo de monitorização e a de inquérito sobre a satisfação dos utilizadores da aplicação desenvolvida. Os resultados mostraram, por um lado, que as PWAs são uma abordagem viável para informatização dos processos de monitorização das plantações de cajueiros em Moçambque e, por outro, que o grau de aceitabilidade desta aplicação dependeria essencialmente da capacidade desta de funcionar em ambos os modos offline e online. Este estudo foi um contributo valioso tanto para a área de tecnologia Web quanto para a de agricultura de precisão, pois ele propôs uma metodologia simplificada de desenvolvimento de uma aplicação que introduz a precisão na cultura de caju em Moçambique. O presente estudo despertou a pertinência de um outro estudo futuramente, que consistiria em avaliar a viabilidade em usar a rede LoRA para permitir a conexão de dispositivos da Internet das Coisas para monitorizar as variações do clima e solo e o impacto que estas variações teriam na cultura de caju.
- Proposta de análise de implementação da gamification como fator de engagement em contexto de ensino superior : estudo de caso Instituto Superior Dom Bosco 2024Publication . Leonel, Valério Ribeiro Jorge; Baptista, Ricardo José Vieira; Sousa, NunoA presente pesquisa parte da decisão estratégica de implementar a gamification como ferramenta essencial para aumentar o engajamento dos alunos no ensino à distância, com foco no Instituto Superior Dom Bosco (ISDB). Para maximizar os benefícios, a gamification deve ser aplicada logo no primeiro ano do curso, permitindo que os estudantes se familiarizem com os elementos gamificados e integrem essa abordagem ao seu processo de aprendizagem. O estudo procura responder a quais estratégias gamificadas podem ser eficazes no ensino superior e qual o seu impacto na motivação dos estudantes. Foi conduzida uma revisão sistemática da literatura, baseada no protocolo de Kitchenham (2004), e uma implementação prática com o plugin Level Up! no Moodle, integrando pontos, rankings, narrativas e desafios. A amostra foi composta por 48 estudantes das disciplinas de Administração de Redes de Computadores e Arquitetura de Computadores, com idades entre 17 e 30 anos, que participaram em atividades gamificadas durante 16 semanas. Os resultados estatísticos, obtidos por meio de análises ANOVA e regressão logística, revelaram que 80% dos participantes demonstraram aumento na motivação e perceção positiva sobre a gamification, sobretudo em relação aos pontos, níveis e rankings. Verificou-se correlação positiva entre familiaridade com elementos gamificados e nível de engajamento, sem diferenças significativas por género ou idade. Conclui-se que a gamification contribui para tornar o ambiente educacional mais dinâmico e interativo, embora apresente desafios como a capacitação docente e a adaptação dos conteúdos aos diferentes perfis de alunos. O estudo reforça a importância de um design pedagógico estruturado e sugere investigações futuras sobre os efeitos da gamification na retenção do conhecimento.
