Estratégia
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Browsing Estratégia by advisor "Felício, José Augusto de Jesus"
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- O efeito da alostasia nas organizações e no desempenhoPublication . Arraya, Marco; Felício, José Augusto de Jesus; Porfírio, JoséComo alcançar um desempenho superior tem sido uma preocupação de muitos pesquisadores de gestão estratégica. Na maioria dos casos, os estudiosos investigam a influência dos recursos, do conhecimento e das capacidades dinâmicas per se na vantagem competitiva. Esta tese argumenta que existe um construto mediador – a alostasia – que congrega os diferentes construtos mencionados, mais o treino, permitindo à organização “mudar através da estabilidade” em direcção a um desempenho superior. Na sequência de trabalhos sobre recursos, conhecimento, capacidades dinâmicas, e da literatura específica sobre fisiologia, treino desportivo e desempenho, esta tese avalia um modelo baseado na alostasia e no desempenho. O modelo postula o efeito da alostasia do qual salienta-se a aprendizagem e treino na renovação dos recursos, capacidades dinâmicas com consequências no desempenho da organização. O desenvolvimento do modelo de pesquisa incluiu as definições teóricas e operacionais dos constructos, um método apropriado de identificação e recolha de dados, o design da amostra, e todas as fases inerentes a um estudo confirmatório. Para testar o modelo, os dados foram recolhidos a partir de uma amostra cross-sectional de 477 inquiridos ligados à gestão das organizações desportivas. As ferramentas descritivas e analíticas – modelagem de equações estruturais / SEM – foram utilizadas para testar a medição e o modelo estrutural. Os resultados da investigação revelam: i) a relação entre recursos e capacidades dinâmicas; ii) a relação entre recursos e conhecimento e treino; iii) a relação entre conhecimento e treino e capacidades dinâmicas; iv) a influência do conhecimento e treino sobre a alostasia; v) a influência das capacidades dinâmicas sobre a alostasia; vi) a influência da alostasia no desempenho. A principal contribuição desta investigação consiste em avaliar ”a mudança através da estabilidade” ou alostasia constituído por diferentes factores interligados e a sua eficácia para o desempenho superior. Os gestores podem beneficiar dos resultados deste trabalho para a tomada de decisão acerca de como mudar e preparar a organização em mercados turbulentos e voláteis, assim como compreender melhor o efeito da utilização sistemática da aprendizagem e treino na cadeia de valor da organização.
- A influência dos factores estratégicos nas estruturas de distribuição e no desempenho : o caso das empresas seguradorasPublication . Freire, Carlos Manuel Robalo; Felício, José Augusto de Jesus; Gonçalves, AmílcarEste trabalho pretende avaliar em que medida as estruturas de distribuição são afectadas pelos factores estratégicos e influenciam o desempenho das empresas seguradoras. O focus reside em verificar a influência das estruturas de distribuição no desempenho das seguradoras. Considerando que este tipo de empresas distribui produtos do tipo vida e não vida, que os produtos são desenhados considerando as motivações dos clientes e que as seguradoras são sujeitas a factores de impacto internos e externos admitiu-se o seu efeito nos factores estratégicos, dos quais decorrem a escolha da estrutura de canais, com vista ao máximo do desempenho, medido este em rendibilidade das vendas, rendibilidade dos capitais próprios, crescimento das vendas e produtividade. A amostra foi constituída por 252 seguradoras a operar no mercado Português e Espanhol, referente ao período de 2005 a 2007. O questionário foi enviado a 431 empresas, correspondentes ao universo. Suportou-se o trabalho na teoria dos canais de distribuição e na teoria dos recursos. Utilizaram-se como técnicas estatísticas, o alpha de Cronbach, teste t de Student, teste de Mann-Whitney, teste Kolmogorov-Smirnov com correcção de Lilliefors e o modelo de equações estruturais. Recorreu-se aos softwares SPSS e AMOS. Concluiu-se, no essencial, que os factores estratégicos das companhias de seguros influenciam as estruturas de distribuição, que existe influência das estruturas de distribuição na rendibilidade, crescimento e produtividade das companhias de seguros e que as motivações de clientes e os factores de impacto (internos e externos) afectam os factores estratégicos, identificados por canais utilizados, recursos financeiros, recursos humanos, risco de subscrição de produtos e inovação de produtos e serviços. Não se comprovou, que o tipo de produtos afectem os factores estratégicos identificados.