Estudos Americanos | American Studies
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Browsing Estudos Americanos | American Studies by advisor "Pires, Maria Laura Bettencourt"
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- Autovisões e alterovisões da universidade : o romance académico como documento culturalPublication . Reis, Maria Filipa; Pires, Maria Laura BettencourtTendo fundamentado, com recurso a vários autores, a existência do romance académico como subgénero literário, e tendo justificado brevemente a importância que julgamos que à Literatura deve ser atribuída em estudos de Cultura, colocámos a hipótese de poder o romance académico demarcar-se como documento privilegiado para análise cultural. As razões que nos levaram a sugerir tal hipótese prendem-se, por um lado, com o facto de o romance académico provir de uma instituição que é central à dinâmica social, e que mais promove mobilidade social positiva, pois desde a Segunda Guerra Mundial que, com a crescente democratização do acesso ao ensino superior, para a Universidade americana e inglesa, e para e para as Universidades da generalidade dos países do Ocidente, tem convergido um número cada vez maior de indivíduos provenientes dos mais diversos grupos populacionais; por outro lado, prendem-se também com o facto de vários autores, ao longo das últimas décadas, terem detectado no romance académico uma qualidade de microcosmo que reflecte o macrocosmo social. Norteando-nos pelo objectivo de demonstrar o valor do romance académico como documento privilegiado para análise de Cultura, começámos por enquadrar este subgénero literário no contexto em que surgiu e se desenvolveu e, neste âmbito, pusemos a descoberto a tensão constante que no romance académico e na Universidade se observa entre a opção pelas atitudes idealistas e a opção pelas atitudes pragmáticas, tensão que tende a desembocar no relativismo e na dificuldade em legitimar juízos de valor, e que, por sua vez, reflecte a crise de valores que permeia a própria sociedade do século XX. O universo de relatividade radical que, de modo consistente, transpareceu no romance académico abriu a possibilidade de neste subgénero encontrarmos um equacionamento, levado a cabo de uma óptica mais descentralizada do que é comum, de condições de diferença social fundamentais na evolução da cultura americana, da cultura inglesa, e, em geral, das culturas do Ocidente. Assim, partimos das visões que, no romance académico, a Universidade revela ter de si mesma, à descoberta da forma como, sobretudo ao longo do último meio século, esta instituição tem encarado a alteridade, as realidades sociais que ainda não acabou de integrar em si. Neste enquadramento, foram estudados os modos como, no romance académico e na Universidade, têm sido tratadas as diferenças entre culturas (americana e inglesa), as diferenças de classe socioeconómica e as diferenças étnicas/de raça. No que respeita ao tratamento destas diferenças, registámos que as problemáticas que afectam a sociedade se reflectem na Universidade e no romance académico, e por sua vez, depois do processo de interiorização e de intelectualização a que aí são sujeitas, transbordam de novo para a sociedade potenciadas com uma capacidade superior de consciencialização e de persuasão. O círculo repete-se e a Universidade funciona, assim, como locus privilegiado de apuramento e de potenciação de tendências e de movimentos, por vezes antagónicos, entre forças sociais. No presente estudo, o processo de demonstrar a qualidade do romance académico enquanto documento cultural teve como produto a explicitação dos modos como a Universidade se ‘autovê’, no enquadramento da geografia de interesses contraditórios que a envolve, e dos modos como, ao longo do último meio século, tem encarado, e progressivamente integrado em si, a alteridade.
- Espiritualidade e androginia : um estudo sobre a figura do Berdache nas culturas índias norte-americanasPublication . Machado, Ana Paula; Pires, Maria Laura BettencourtTendo por tema a figura índia do berdache, foi nosso intento investigar em que medida ela se encontrava ligada ao mito transcultural do ser andrógino e salientar a sua essência fundamentalmente espiritual, em consonância com a mundividência das culturas nativas americanas. Tivemos por base as críticas à obra de Walter Williams The Spirit and the Flesh, tentando aferir até que ponto estavam correctas e eram relevantes ou, pelo contrário, eram indicativas de um outro tipo de preconceitos, tentando simultaneamente averiguar acerca da existência da figura com as características que lhe eram imputadas por aquele autor. Por havermos tido a oportunidade de alargar os nossos conhecimentos sobre a mundivisão dos Índios norte-americanos, aquando da elaboração da nossa dissertação de Mestrado, inclinámo-nos a ver a figura como fazendo parte de um todo maior e a integrá-la nesse pano de fundo constantemente, tendo explorado a sua relação com o mundo do Mito no Capítulo I, aprofundado o conceito de espaço-tempo mítico no Capítulo II; estabelecido a ligação com o mito do ser andrógino no Capítulo III, apresentado as principais características da mundividência índia no Capítulo IV; salientado a conexão do berdache com outras figuras índias que unem ou invertem as polaridades, no Capítulo V; tentado dar um relato abrangente dos registos – históricos, antropológicos e míticos – da figura, assim como delinear as tensões e conflitos em torno do seu estudo e dos próprios indivíduos, actualmente, no Capítulo VI. Nesse processo, recorremos amplamente à obra de autores creditados, pois necessitávamos de fundamentar devidamente as nossas propostas mais arriscadas. Concluímos que o berdache se encontra de facto na mesma linha dos seres míticos andróginos índios e que se torna impossível abordá-lo de qualquer ângulo único, sem arriscarmos dele transmitir uma imagem parcial e incompleta. Durante o curso da nossa pesquisa, tendemos a deixar gradualmente para trás as questões iniciais – confirmando, muito embora, a autenticidade das afirmações de Williams – prosseguindo com a nossa própria investigação até a um campo que nos levou a reconhecer a possibilidade de existência de várias formas de cognição e de uma Epistemologia índia própria.
- Is there a dream for today? O progresso dos africano-americanos desde o assassinato de Martin Luther King, Jr. : realidade ou utopia?Publication . Domingues, Natalina Graça Grilo de Bastos Silva; Pires, Maria Laura Bettencourt; Avelar, MárioNesta tese de doutoramento, pretende-se avaliar o modo como tem evoluído a situação dos Africano-Americanos desde 1968 até à actualidade. O que é que mudou na América desde a morte de King? Houve progresso? Será que superaram a discriminação ou estarão ainda longe de o conseguir? Numa primeira fase, são analisados os conceitos de cultura e de raça - considerando-se esta como uma ilusão socialmente construída – bem como o de racismo, o qual, tendo marcado os E.U de forma indelével, decorre de formas institucionais como a escravatura, o colonialismo e o imperialismo. Num segundo momento, examina-se a questão racial na América de hoje. Procura-se verificar se “The Veil of Race” continua ainda a constituir “An American Dilemma”. A última parte do trabalho aborda a problemática da dessegregação, cabendo a interrogação sobre se a mesma se verifica ou se tal não passa de ficção. No final, conclui-se que “They’ve made progress but they have not yet arrived”. A presente afirmação advém de dois grandes problemas com que os Africano-Americanos se debatem ainda no século XXI: o primeiro está relacionado com o facto de esse progresso ter atingido, entre eles, apenas 17%, ou seja, os descendentes privilegiados dos “Talented Tenth”, deixando para trás os da “underclass”; o segundo tem a ver com o racismo dissimulado que persiste na sociedade americana, diferente do do passado, mas não menos malévolo, uma vez que a sua presença nem sempre é detectável.
- Manhattan capital do mundo : contributos para a compreensão de Nova Iorque no imaginário mundialPublication . Filipe, Raúl; Pires, Maria Laura BettencourtEsta tese é composta por quatro capítulos. No primeiro capítulo é apresentada uma perspectiva histórica de Manhattan e são focadas algumas semelhanças e contrastes com outros centros populacionais. São ainda abordadas as políticas governamentais e as suas consequências na cidade. No segundo capítulo são estudadas questões relacionadas com os povos e etnias que vão construindo Nova Iorque: Holandeses, Ingleses, Irlandeses, Italianos, Porto-riquenhos, judeus, negros e outros grupos étnicos. A imigração e a forma como a demografia contribuiu para o carácter da cidade são também objecto deste capítulo. Abordamos ainda as consequências económicas destes movimentos demográficos. O Turismo e as Atracções são os temas do terceiro capítulo onde damos informação sobre as atracções mais procuradas, sobre os fluxos turísticos que rumam à cidade e sobre as consequências do 11 de Setembro ao nível do turismo. Neste capítulo é ainda abordada a vida cultural na cidade: a música, o teatro e as artes. O quarto capítulo é dedicado a Central Park, o primeiro parque público americano onde foi aplicada a técnica do ajardinamento paisagístico e que constitui uma das atracções mais procuradas por turistas e residentes. Posteriormente, nas considerações finais, é apresentada uma síntese dos resultados alcançados e uma reflexão pessoal. Embora esta tese tenha como tema principal Manhattan, não podemos abstrair-nos do facto de a cidade de Nova Iorque ser constituída por cinco boroughs, todos eles intimamente ligados, o que por vezes não tornou possível um enfoque exclusivo em Manhattan e nos levou a utilizar os termos “Manhattan” e “cidade de Nova Iorque” quase como sinónimos.
- News that last : quatro momentos de jornalismo literário americano no século XXPublication . Trindade, Alice Maria Quelhas Lima Donat; Pires, Maria Laura Bettencourt; Avelar, MárioO objectivo da presente tese é, como o título refere, o estudo das ‘notícias que perduram’, veiculadas por artigos incluídos no designado jornalismo literário nos Estados Unidos da América ao longo do século XX. Assim, a tese compreenderá duas partes fundamentais: 1. A localização do ‘género’ jornalismo literário, face às duas formas de escrita que lhe dão origem: o jornalismo e a literatura; 2. A análise de quatro textos específicos com o objectivo de inquirir acerca dos processos narrativos diferenciados que exploram o tema da alteridade em quatro momentos do século XX americano. O jornalismo literário progrediu ao longo do século em estudo, partindo de uma tradição que remontava já à centúria anterior. A circunstância da sociedade americana ser muita diversa em termos humanos, sociais e mesmo geográficos, bem como algumas de índole económica e de mercado editorial, propiciam a existência deste tipo de escrita que interpreta, e não só reporta, sobre factos e indivíduos. A vastidão do acervo disponível exigiu critérios de selecção que permitissem uma linha em que fosse reduzido o número de variáveis para melhor ser apreciada a análise da alteridade. Assim, foram seleccionados textos publicados num espaço de cerca de cem anos (1898-1992), em Nova Iorque, sobre residentes nova-iorquinos que se destacavam dos seus concidadãos por características que os colocavam fora da norma da sua contemporaneidade. O foco principal do estudo incide sobre os critérios da selecção e combinação da informação dada e, em que medida tal reproduz o pensamento coevo sobre o fenómeno do ‘Outro’, sendo para o efeito seguida metodologia que avalia a interligação entre os elementos tidos em conta nesta análise; ambiente social, criador, receptor e objecto cultural. Conclui-se que este tipo de texto revela uma interacção criativa em constante evolução, demonstrada a cada momento de forma própria, com possibilidade de ser desenhado um traçado da evolução do conceito de “Outro" ao longo do século em apreço.