Mestrado em Administração e Gestão Educacional | Master's Degree in Administration and Educational Management - MAGE
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Administração e Gestão Educacional | Master's Degree in Administration and Educational Management - MAGE by advisor "Álvares, Maria Eugénia Cotta Patrício"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação da implementação do programa das academias de líderes Ubuntu em escolas TEIP da Área Metropolitana de LisboaPublication . Ribeiro, António Manuel Mateus Castel-Branco; Álvares, Maria Eugénia Cotta Patrício; Henriques, SusanaDesde o final do século XX que tem crescido o interesse pelo desenvolvimento das competências socioemocionais nas crianças e nos jovens, levando ao aparecimento de diversos programas tendentes à sua promoção. A Academia de Líderes Ubuntu (ALU) é um desses programas, tendo a Direção-Geral de Educação (DGE), em 2019, colocado à disposição das escolas integradas nos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) a adesão ao mesmo, com o objetivo de contribuir para o sucesso dos alunos, através do desenvolvimento de competências sociais. Dois anos passados, o programa foi alargado a todas as escolas que manifestassem interesse no programa. Atendendo ao sucesso do programa da ALU, e à ausência de qualquer avaliação formal do programa, que se constituiria como um importante apoio para os decisores, quer de políticas educativas, quer os líderes escolares, entendemos avaliar este programa, verificando se os seus objetivos foram cumpridos e auscultando a perceção dos intervenientes, dois/ três anos após a frequência. Pretendemos, assim, explorar os resultados do projeto das Academias de Liderança Ubuntu no desenvolvimento das competências dos alunos que as frequentaram. Para isso, socorremo-nos dos resultados dos questionários que os participantes na ALU preencheram no final da mesma, efetuámos uma entrevista exploratória ao Diretor-Geral da Educação, aplicámos um questionário aos animadores e ouvimos os pais e os alunos em focus group. Os resultados obtidos, analisados de acordo com a matriz de avaliação definida, parecem indicar que os objetivos foram atingidos, sendo referidas mudanças verificadas na generalidade dos alunos e a expetativa de continuidade da ALU.