Liderança Educacional
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Browsing Liderança Educacional by advisor "Barros, Daniela Melaré Vieira"
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- Novas competências e habilidades na formação docente para o ensino técnico profissional : um estudo comparado entre Brasil e PortugalPublication . Belli, Jurema Iara Reis; Henriques, Susana; Barros, Daniela Melaré VieiraO presente estudo teve como objetivo principal investigar, numa perspectiva comparada, as políticas Brasileiras e Portuguesas de Formação de Docentes para o Ensino Técnico Profissionalizante, destacando as “Competências” e “Habilidades” necessárias para desenvolver uma Matriz de Referência Lusobrasileira de Formação Docente. Procurouse através de uma análise exaustiva, estabelecer as relações entre “Competências” e “Habilidades”. Utilizou-se a análise de conteúdo para realizar o tratamento dos dados qualitativos. O corpus documental para validação do estudo foi constituído por artigos, teses e documentos produzidos durante o período de 2000 a 2010. Os dados recolhidos pertenceram à esfera continental, onde os países Brasil e Portugal estavam envolvidos. Os resultados encontrados identificaram o papel fundamental do conceito de “Competência” na Formação Docente e o significado dado ao termo “Habilidade”. Foram identificados, através das diferentes matrizes, dezessete eixos determinando as diferentes dimensões e perspectivas de formação. No final apresenta-se uma Proposta de Matriz Lusobrasileira de “Competências e Habilidades” para a Formação Docente no Ensino Técnico Profissionalizante, apontando-se o cenário encontrado, as principais considerações, as limitações do estudo e as recomendações e projeções para trabalhos futuros.
- O papel das lideranças no atendimento a estudantes com altas habilidades/sobredotação em escolas da rede particular de Belo Horizonte/MG/BrasilPublication . Torres, Vicente Omar Diniz; Barros, Daniela Melaré VieiraEsta tese tem como objetivo analisar a atuação das lideranças educacionais em prol do atendimento a estudantes com altas habilidades / sobredotação, no Município de Belo Horizonte – MG – Brasil. Consideramos ser uma necessidade premente o suporte especializado a este público diante de sua quase inexistência e do desperdício de talentos e potenciais humanos que sua ausência traz à sociedade. Para tanto, ponderamos que uma postura de investigação – ação por parte dos gestores educacionais, com bases na personalização da aprendizagem, podem trazer melhorias consideráveis a este propósito. A metodologia foi caracterizada como explanatória sequencial com abordagem mista, desenvolvida por pesquisas bibliográficas acerca da sobredotação e da liderança educacional e por entrevistas semiestruturadas a diretores de escolas de ensino básico, da rede privada. A análise dos resultados teve em conta os dados quantitativos e qualitativos da pesquisa de campo e levou-nos a constatar a pouca familiaridade das lideranças educacionais com o tema da sobredotação.