Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa | Master's Degree in Studies on Portuguese Language - TMELP
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa | Master's Degree in Studies on Portuguese Language - TMELP by advisor "Fumo, Paulino Paulo"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Estratégias argumentativas no discurso político parlamentar moçambicano: a retórica da oposiçãoPublication . Pedro, Ilídio; Seara, Isabel; Fumo, Paulino PauloNeste trabalho, analisámos as estratégias retórico-argumentativas usadas nos discursos políticos parlamentares produzidos por deputados da oposição na legislatura de 2015-2019 em Moçambique. Neste conspecto, examinámos a intenção do orador ao aplicar cada uma das estratégias aí identificadas e avaliámos igualmente os possíveis efeitos no auditório. Sob o ponto de vista de abordagem, recorremos ao Método Indutivo para sistematizar o conhecimento atinente aos nossos dados. Em termos de procedimento, usámos a Análise documental, a Análise do Discurso e os métodos Hermenêutico e Comparativo. Através destes métodos analisámos seis (6) discursos parlamentares e tirámos as ilações abaixo. Sumariamente, concluímos que, nos discursos parlamentares dos deputados moçambicanos da oposição a respeito do informe anual da PGR, o objeto da discussão é bifurcado: num nível superficial o discurso parece ter como alvo o informe, mas num plano profundo, percebe-se que o discurso é dirigido ao governo, criticando-se a conduta moral, social e profissional dos seus membros. O informe é tratado como um ponto de partida, uma oportunidade fecunda para a exploração das fragilidades e infrações constatadas na atuação do governo. Os deputados empreendem uma retórica de acusação, desvalorização e desqualificação do trabalho do governo, aplicando um conjunto de estratégias retórico-argumentativas para causar danos ao caráter moral do adversário político; construir um ethos favorável para si e para o seu partido. Para esse efeito, entre várias estratégias, o humor, a ironia, a metáfora, a cortesia, o ataque ad hominem e as perguntas retóricas são as mais recorrentes.
- Onomástica moçambicana: atribuição de antropónimos e sua representação social na cidade de TetePublication . Andrigo, Etelvina Bacacheza; Braz, Ana; Fumo, Paulino PauloA presente pesquisa tem como objetivo analisar os antropónimos moçambicanos na cidade de Tete, a partir dos critérios da sua atribuição e da sua representação social na localidade citada, apresentando como objecto de estudo a onomástica moçambicana, com foco nos critérios de atribuição de antropónimos, à luz do código de registo civil em uso em Moçambique e inspirada na visão de Cumbe (2012). Procurámos, portanto, no presente trabalho conhecer as motivações e os critérios usados para a atribuição de antropónimos, assim como a dimensão social dos mesmos na comunidade em questão. Com recurso a questionários a professores e alunos e entrevista aos possuidores de nomes, familiares, nomencladores e funcionários do registo e notariado da cidade de Tete, assim como através de uma análise documental ao código de registo civil moçambicano, concluímos que a maior parte dos nomencladores e pessoas que já receberam nomes percebem que dar nome significa batizar ou apelidar alguém, que este é um elemento que, em si, veicula poder e mensagem e é um direito de personalidade ou algo íntimo, como também é revelador de memória de experiências e vivências do quotidiano, sem esquecer que mais do que memórias, os nomes são identidades que ligam a pessoa aos seus ancestrais. Diante destas constatações, sugerimos que a escola promova investigação na área e procure validar e estudar os nomes dados no contexto tradicional africano para a valorização da cultura moçambicana.
