Relações Interculturais | Intercultural Relations
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Browsing Relações Interculturais | Intercultural Relations by advisor "Joaquim, Teresa"
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- A cooperação civil e militar: contributos e desafios da comunicação interculturalPublication . Rocha, Francisco Luís Pereira da; Fontes, José; Joaquim, TeresaO pós Guerra Fria provocou uma mudança qualitativa no panorama político e geoestratégico internacional, bem como nos paradigmas organizacionais e de empenhamento das Forças Armadas. É neste contexto de contingência política - imprevisível e multifacetado, que a Comunidade Internacional se mobilizou para mitigar o sofrimento humano, dando origem a uma alteração na natureza, dimensão e frequência da utilização da componente militar em diferentes tipos de emergências complexas. Os modernos Teatros tornam-se, assim mais abstrusos, envolvendo uma multiplicidade de novos protagonistas e o estreitamento dos contactos entre organismos plurais e distintos, com práxis e contextos culturais dissemelhantes. Este cenário multicultural e interagências - pós-modernidade, para onde as Forças Armadas foram projetadas, para além da tradicional responsabilidade da defesa dos interesses do Estado, acrescem, agora, também, outras incumbências de natureza humanitária, de prevenção de conflitos e do restabelecimento da paz, integrando estas, atualmente, o elenco das principais missões das Forças Armadas. O âmbito desta interação, nem sempre pacífica, impõe renovadas abordagens de compreensão, formação e treino militar, para lidar, de forma adequada, entre outros, com a diversidade cultural. Considerar pois as questões interculturais no estudo da Cooperação Civil e Militar (CIMIC), tentando perceber a heterogeneidade do mundo contemporâneo e das suas dinâmicas socioculturais, representa um contributo imprescindível para a integração das relações entre militares e civis, constituindo-se, por isso, numa verdadeira "ferramenta" de trabalho na elaboração do desenho operacional, e um vetor a explorar para o bom termo das operações militares contemporâneas. É, por conseguinte, inegável a profusão de padrões divergentes e conflituantes evidenciados nestes novos enquadramentos multinacionais - complexos e sensíveis e os dilemas, perspetivas e desafios que eles aportam para o processo comunicacional, pelo que se procurou ressaltar as idiossincrasias da Cultura Militar e as vantagens em promover o desenvolvimento de Competências Comunicativas Interculturais nas FAP.
- Do sensível nasce a obra do humano: um estudo sobre resistência e superação das epistemologias hegemónicas para outros significados plurais na formação humanaPublication . Lourenço, Sónia Filipa da Silva Santos; Tavares, Manuel; Joaquim, TeresaNo cenário do mundo atual, temos vindo a assistir a crescentes tensões locais, nacionais e globais que acentuam a degradação das relações humanas, fragilizam as democracias e expõem o olhar dual e maniqueísta com que temos sido conduzidos na delineação de estratégias políticas e sociais, que reforçaram/reforçam lógicas de hierarquização e subordinação. Este estudo pretende contribuir com uma proposta decolonial para a formação do ser humano, enfatiza a urgência de um projeto de interculturalidade crítica que reúna novas formas de solidariedade, que aluda ao descentramento do pensar e sentir para aspirar a uma educação de liberdade e esperança. A análise revê fundamentos ontológicos e epistemológicos que justificam a escolha de uma abordagem hermenêutica, conduzida à luz de um referencial decolonial no encontro com a dimensão da arte através da música e a relação desta com o indivíduo que resulte na projeção de uma constelação decolonial, a configuração de muitos centros de ação, em interdependência e equidade, que trará um novo significado ao que se entende essencial no processo de aprendizagem do ser humano. Acreditamos que este novo significado possa revelar-se por meio da linguagem do sensível, via da desconstrução de um pensamento construído pelos filtros da razão fria e hegemónica, no acesso a um conhecimento-outro. A arte, como experiência privilegiada da esfera do sensível, indica-nos que contém em si o potencial de liberdade, da exploração do individual profundo que se integrará e manifestará no coletivo vibrante, contribuindo, assim, para o desafio de uma possível conversão dos atuais paradigmas ontológicos e epistemológicos.
- Imigrantes acadêmicas, suas carreiras interrompidas e construção de identidades e saúde mental: tudo em nome de um amorPublication . Queiroz, Gláucia Maria de; Joaquim, TeresaEste estudo visou investigar a saúde mental e bem-estar de imigrantes acadêmicas latinas que se mudaram para a Alemanha devido a uma relação de conjugalidade com uma pessoa de nacionalidade alemã que aí reside. São centrais as questões relacionadas à vida profissional dessas mulheres, sua construção de identidade – com destaque para a identidade bicultural e a profissional – assim como a importância da maternidade nesse contexto. A literatura é rica em estudos que têm como foco os imigrantes mais vulneráveis, ou seja, refugiados e imigrantes indocumentados. O presente estudo, entretanto, focaliza mulheres latinas com formação acadêmica, as barreiras que elas encontram para inserir-se no novo mercado laboral, o papel da maternidade e o impacto da (in)satisfação vivenciadas no campo laboral sobre seu bem-estar e sua saúde mental. Ao todo, 215 mulheres responderam o inquérito online e a informação foi analisada estatisticamente. Dez dessas mulheres foram entrevistadas e a informação obtida foi analisada usando o método análise de conteúdo. Posteriormente usou-se a o método de triangulação para aprofundar a análise combinando os resultados quantitativos com os qualitativos. Os resultados apontam uma correlação entre a importância da vida laboral para a identidade e a saúde mental das imigrantes.