Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação | Master's Degree in Environmental Citizenship and Participation - TMCAP
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Browsing Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação | Master's Degree in Environmental Citizenship and Participation - TMCAP by advisor "Caetano, Fernando J. P."
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- Integra a IPSS no seu projecto : a componente de cidadania ambiental : um estudo de casoPublication . Ramalho, Jorge Ramiro da Cruz; Caetano, Fernando J. P.; Amador, FilomenaO desenvolvimento deste estudo, de natureza qualitativa, tem como principal objectivo tentar perceber e responder à questão “Integra a IPSS, no (s) seu (s) Projecto (s), a componente de cidadania ambiental?” de modo a compreender melhor as suas limitações e a vislumbrar as suas potencialidades. A instituição a que se refere este estudo é o Centro Social e Comunitário de Santo André, uma das mais destacadas Instituições Particulares de Solidariedade Social no concelho do Barreiro, especializada na prestação de acção social, com competências em matérias sociais e educativas e entidade de acolhimento em Lar de Infância e Juventude (LIJ), jovens do sexo masculino em regime de internato e jovens externos em regime aberto ou de semi-internato, que desempenha um papel muito relevante ao responder às dificuldades por que passam as famílias barreirenses, bem como a ajuda que presta à Segurança Social ou ao Estado, nos casos a que estes não conseguem, muitas vezes, chegar. A instituição é composta por várias unidades ou valências e, nas suas respostas sociais aos utentes, oferece serviços diversificados, sendo que cada valência dispõe de competências técnicas próprias, com equipas multidisciplinares que colaboram em termos de actividades laborais. Como exemplo de competências diversificadas, a IPSS ainda engloba valências como a creche, jardim-de-infância, actividades de tempos livres (ATL), centro de dia e apoio domiciliário. O centro comunitário conta ainda com um gabinete de Psicologia e com instalações apetrechadas para administrar formação profissional. Efectuou-se a caracterização da instituição e destacou-se a colaboração das parcerias locais e regionais, nomeadamente com escolas do ensino regular, centros de saúde e hospital do Barreiro, casas comerciais, etc., só para enumerar algumas. Para a concretização dos objectivos, procurou-se definir os principais conceitos associados a temas como IPSS, cidadania ambiental, educação para a cidadania e educação ambiental. O estudo baseou-se em dados recolhidos através de observação não participante e de entrevistas semi-estruturadas, realizadas a três técnicos e dois jovens, um deles interno e outro semi-interno. Seguiu-se, portanto, uma linha metodológica que adoptou, como estratégia geral, o estudo de caso. A iniciativa de realização deste estudo deve-se à constatação de que este tema social é ainda pouco conhecido e debatido, o que lhe atribui uma pertinência cada vez maior na sociedade actual. Em termos gerais, e como principal conclusão deste trabalho, salienta-se que a cidadania ambiental está sempre presente nos discursos cívicos efetuados nas manifestações culturais e no quotidiano das pessoas da instituição, e que a sua prática se vem consolidando como uma das principais medidas de socialização interna e de defesa do ambiente. Contudo, ainda há muita coisa a melhorar.
- O ozono troposférico (O3) e partículas finas (PM10) : admissão hospitalar dos residentes nos Concelhos de Amadora e SintraPublication . Almeida, Maria Neves; Caetano, Fernando J. P.; Fernandes, Ana Paula
- Planos de adaptação às alterações climáticas nos países situados na bacia do MediterrâneoPublication . Pedreiro, José Jerónimo; Azeiteiro, Ulisses; Caetano, Fernando J. P.Este trabalho insere-se na “Temática das Alterações Climáticas”, na sua dimensão da “Adaptação às Alterações Climáticas”, nos países situados a norte do Mediterrâneo (Portugal, Espanha, Itália, Grécia, Malta, Chipre), é pertinente e engloba toda uma geografia com afinidades climáticas, socio-ambientais e socio-políticas que partilham o mar Mediterrâneo (oceanográficas e meteorológicas, assim como eco-climáticas). No presente trabalho são identificados os Planos Nacionais de Adaptação às Alterações Climáticas, sendo analisadas as estratégias de adaptação que são comuns aos países da União Europeia da bacia do mediterrâneo. Pretende-se analisar a forma como cada país estabeleceu os seus Planos em função da sua geografia, da agroecologia, do ambiente e dos desafios e questões sectoriais (biodiversidade, saúde, energia e sustentabilidade), entre outros, na procura e análise de padrões de adaptação e resposta.
- Sensibilização e adaptação às alterações climáticasPublication . Castro, Bernardo; Azeiteiro, Ulisses; Caetano, Fernando J. P.As alterações climáticas impuseram modificações significativas na estrutura e dinâmica natural dos ecossistemas costeiros comprometendo as suas capacidades de resiliência cujos limites têm sido ultrapassados. A falta de políticas integradas de gestão territorial e adaptação às alterações climáticas intensificaram os riscos e vulnerabilidades sócio- ambientais em muitos espaços costeiros. Este trabalho foi realizado no município de Luanda onde a erosão, as inundações e os movimentos de massa são uma realidade cada vez mais preocupante. A metodologia de investigação para este trabalho contou com as consultas aos decisores políticos, população e ONGs presididas por inquéritos por questionário e entrevistas semi-estruturadas com primado para os aspectos qualitativos. As principais fontes de consulta foram as institucionais e os repositórios científicos de diversas universidades assim como a recolha bibliográfica. Os resultados obtidos apontam claramente para a falta de participação activa dos munícipes em processos de formação e tomada de iniciativas em sede de políticas ambientais, a gestão insustentável da zona costeira, o baixo grau de percepção ambiental e a falta de articulação integrada das instituições quanto ao ambiente.
- Sensibilização e educação ambiental na escola em várias temáticas ambientaisPublication . Bonifácio, Bento Mateus; Martinho, Ana Paula; Caetano, Fernando J. P.O principal objetivo deste trabalho consiste na elaboração e aplicação de um projeto de sensibilização e educação ambiental desenvolvido em três temáticas ambientais; gestão da água, gestão de resíduos e conservação da natureza, onde se aplicou a parte prática do projeto na Escola das Irmãs Teresianas Santo Henrique de Ossó Nº 135 - Canhe, localizada na província do Huambo, onde se leciona aulas do Ensino Básico. No âmbito deste trabalho foram utilizadas várias fontes de informações adicionais assim como a aplicação e validação de algumas actividades, aos alunos da Escola Teresiana população-teste com utilização da técnica de observação participante, inquérito por questionário, aulas explicativas sobre os temas de gestão de água, gestão de resíduos e conservação da natureza, que foram culminadas com visitas de campo nomeadamente: visita ao centro de captação, tratamento e distribuição de água do Huambo; visita ao aterro sanitário da província do Huambo; e por último a realização da horta do aluno. Do estudo desenvolvido resultou, além da concepção, aplicação e avaliação das atividades do projecto, que poderão ser utilizados pelos professores do Ensino de Base da Escola Teresiana do Canhe no Huambo, visando o reforço de conhecimentos na área de estudo identificada e o desenvolvimento de competências junto dos referidos professores e alunos, com o objectivo deste projecto poder ser aplicado posteriormente a todas as escolas base do Huambo. O presente Projecto de Tese permitiu à comunidade escolar melhorar as suas práticas de educação ambiental, com a aquisição de conhecimentos básicos por parte dos alunos sobre; a gestão de água, gestão de resíduos, horta do aluno e conservação da natureza, os alunos mudaram atitudes e comportamentos em relação a estas temáticas e foram os veículos de difusão dos conhecimentos e da mudança de comportamentos aos amigos, colegas e familiares. As avaliações realizadas após as actividades confirmam o sucesso do projecto e garantem a necessidade da implementação deste tipo de projectos na comunidade escolar do Huambo.