Média-Arte Digital | Digital Media Arts
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Média-Arte Digital | Digital Media Arts by advisor "Cardoso, Teresa Margarida Loureiro"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Educação, cinema e redes sociais: uma investigação sobre o Plano Nacional de CinemaPublication . Pinto, João; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Soares, Ana Isabel Candeias DiasA revolução tecnológica fez emergir uma sociedade em rede, nas quais as pessoas se podem ver como cidadãos ativos e não apenas consumidores passivos de uma cultura criada pelos outros. O cinema sempre assumiu um papel educacional, mas encontra agora possibilidades e caminhos novos para intervir. As novas formas de viver o cinema têm influência nas atividades desenvolvidas pelo Plano Nacional de Cinema (PNC) e reforçam os seus objetivos educacionais. Assim, pretendeu-se compreender como o PNC tem utilizado as redes sociais digitais, sistematizando a sua presença nestas plataformas online, e, ainda, contribuir para melhorar a sua aplicação no contexto da sociedade atual. Os fundamentos enquadradores reportam-se à tríade teórica Educação/Cinema/Redes Sociais, considerando, portanto, a relação do cinema com a educação no contexto das redes sociais, atendendo aos estilos de vida digitais do presente. Metodologicamente, a investigação assume-se como um estudo de caso, tendo sido recolhidos e analisados dados, aliando métodos quantitativos e qualitativos, possibilitando a respetiva triangulação. Conclui-se que, em termos globais, o PNC utiliza as redes sociais para distribuir conteúdos e ampliar a sua missão, gerindo uma comunidade online de pessoas com diferentes funções/perfis, mas assumindo o cinema e a educação como interesse comum. Evidenciouse, também, uma estratégia de fornecer novos inputs através da partilha de conteúdos vindos do exterior ao Plano. Finalmente, observamos que tem explorado as possibilidades e oportunidades das redes sociais, assumindo a sua presença online como complementar à presença física nas escolas.