Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/7737
Título: Papel das lideranças no sucesso da organização escolar : caso da Escola Secundária de Laulane
Autor: Minzo, Arlindo Bernardo Daniel
Orientador: Oliveira, Isolina
Palavras-chave: Organização escolar
Liderança
Práticas de liderança
Estilos de liderança
Sucesso escolar
Cultura de escola
Estudo de casos
Moçambique
Leadership
Leadership style
School culture
School success
Data de Defesa: 18-Set-2018
Citação: Minzo, Arlindo Bernardo Daniel - Papel das lideranças no sucesso da organização escolar [Em linha]: caso da Escola Secundária de Laulane. [S.l.]: [s.n.], 2018. 323 p.
Resumo: Vivemos hoje numa sociedade caracterizada por mudanças radicais nas estruturas organizacionais. Esta realidade, na qual o mundo está submerso, estende-se às organizações escolares e exige, de forma imediata e urgente, das suas lideranças e dos seus colaboradores a compreensão do seu papel, enquanto agentes transformadores dos contextos escolares. Por conseguinte, colocam-se desafios às lideranças de encontrarem novas soluções organizacionais e maior flexibilidade e eficácia às solicitações das comunidades locais. Este panorama exige do líder muitas competências, considerando que ele tem de envolver diferentes actores e motivá-los para o alcance dos resultados preconizados. É neste contexto que o presente trabalho de tese, intitulado “Papel das lideranças no sucesso da organização escolar: Caso da Escola Secundária de Laulane”, objectivou estudar e compreender como o estilo e as práticas de liderança afectam o sucesso escolar. O estudo foi desenvolvido com recurso a uma abordagem metodológica mista, com o design de estudo de caso, combinando a revisão da literatura, a administração de entrevistas aos participantes que assumem cargos de direcção e/ou coordenação e a aplicação de questionários aos professores da referida escola. Os resultados do estudo evidenciam a necessidade de os líderes educacionais priorizarem a qualidade do processo de ensino-aprendizagem, através da mobilização dos actores envolvidos em prol do sucesso escolar e de qualidade para todos. Embora os resultados não permitam apontar para uma relação de causalidade, atendendo à natureza do estudo, os mesmos revelam algumas formas de actuação da liderança que contribuem para a melhoria dos processos e resultados educativos. Sumariamente, o estudo conclui existir uma forte liderança e partilha de responsabilidade entre os diversos actores escolares. A opinião generalizada é de que o clima escolar prevalecente é favorável à aprendizagem, viabilizando o sucesso no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, apesar do impacto negativo de algumas carências de natureza financeira e da insuficiência de material didáctico.
We live today in a society characterized by radical changes in organizational structures. This reality, in which the world is submerged, extends to school organizations and demands, immediately and urgently, from their leaders and collaborators an understanding of their role as transforming agents of school contexts. Challenges for leaders to find new organizational solutions and greater flexibility and effectiveness for local communities' demands are therefore posed. This scenario demands from the leader many competences, considering that he has to involve different actors and motivate them to reach the desired goals. It is in this context that this thesis, entitled "Role of Leadership in the Success of School Organization: Laulane High School Case", aims to study and understand how style and leadership practices affect school success. The study was developed using a mixed methodological approach, with the case study design, combining the literature review, the administration of interviews to the participants that assume management and / or coordination positions and the application of questionnaires to the teachers of the mentioned school. The results of the study show the need for educational leaders to prioritize the quality of the teaching-learning process through the mobilization of the actors involved in school success and quality for all. Although the results do not allow for a causal relationship, given the nature of the study, they reveal some forms of leadership action that contribute to the improvement of educational processes and outcomes. Summarizing, the study concludes that there is strong leadership and responsibility sharing among the various school actors. The general view is that the prevailing school climate is conducive to learning, enabling success in the teaching-learning process of students, despite the negative impact of some financial deficiencies and insufficient teaching material.
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/7737
Designação: Tese de Doutoramento em Educação na especialidade de Liderança Educacional apresentada à Universidade Aberta
Aparece nas colecções:Liderança Educacional / Educational Leadership

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TD_ArlindoMinzo.pdf2,29 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.