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- Papel das lideranças no sucesso da organização escolar : caso da Escola Secundária de LaulanePublication . Minzo, Arlindo Bernardo Daniel; Oliveira, IsolinaVivemos hoje numa sociedade caracterizada por mudanças radicais nas estruturas organizacionais. Esta realidade, na qual o mundo está submerso, estende-se às organizações escolares e exige, de forma imediata e urgente, das suas lideranças e dos seus colaboradores a compreensão do seu papel, enquanto agentes transformadores dos contextos escolares. Por conseguinte, colocam-se desafios às lideranças de encontrarem novas soluções organizacionais e maior flexibilidade e eficácia às solicitações das comunidades locais. Este panorama exige do líder muitas competências, considerando que ele tem de envolver diferentes actores e motivá-los para o alcance dos resultados preconizados. É neste contexto que o presente trabalho de tese, intitulado “Papel das lideranças no sucesso da organização escolar: Caso da Escola Secundária de Laulane”, objectivou estudar e compreender como o estilo e as práticas de liderança afectam o sucesso escolar. O estudo foi desenvolvido com recurso a uma abordagem metodológica mista, com o design de estudo de caso, combinando a revisão da literatura, a administração de entrevistas aos participantes que assumem cargos de direcção e/ou coordenação e a aplicação de questionários aos professores da referida escola. Os resultados do estudo evidenciam a necessidade de os líderes educacionais priorizarem a qualidade do processo de ensino-aprendizagem, através da mobilização dos actores envolvidos em prol do sucesso escolar e de qualidade para todos. Embora os resultados não permitam apontar para uma relação de causalidade, atendendo à natureza do estudo, os mesmos revelam algumas formas de actuação da liderança que contribuem para a melhoria dos processos e resultados educativos. Sumariamente, o estudo conclui existir uma forte liderança e partilha de responsabilidade entre os diversos actores escolares. A opinião generalizada é de que o clima escolar prevalecente é favorável à aprendizagem, viabilizando o sucesso no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, apesar do impacto negativo de algumas carências de natureza financeira e da insuficiência de material didáctico.