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Título: A tutoria nos modelos de ensino a distância em Moçambique : estudo de caso sobre o Instituto Superior Monitor
Autor: Mungoi, Amélia Rabeca
Orientador: Morgado, Lina
Palavras-chave: Ensino a distância
Elearning
Tutoring
Estudantes
Modelos de tutoria
Práticas de tutoria
Aprendizagem
Estudo de casos
Moçambique
Distance learning
Tutor
Tutoring models
Tutoring practices
Data de Defesa: 30-Mai-2018
Citação: Mungoi, Amélia Rabeca - A tutoria nos modelos de ensino a distância em Moçambique [Em linha]: estudo de caso sobre o Instituto Superior Monitor. [S.l.]: [s.n.], 2017. 141 p.
Resumo: No ensino a distância, o tutor e o estudante constituem as peças principais do processo de aprendizagem. Diferentemente do ensino presencial em que o contacto entre as duas partes, isto é, estudante e o professor tem sido directo e as interações são directas e regulares, no ensino a distância, acontece o diferente, encontra-se implícita uma responsabilidade a dobrar relativamente ao ensino presencial. Com o presente estudo foi possível analisar o processo de tutorias vigente no Departamento de Educação e Psicologia do Instituto Superior Monitor, tendo em conta as práticas subjacentes ao modelo em uso pela instituição onde o departamento em estudo se encontra inserido no sentido de encontrar o ponto de situação em relação as suas contribuições para o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes. Sendo o Instituto Superior Monitor uma instituição localizada num país emergente em relação ao contexto das práticas em ensino a distância, foi possível com o presente estudo notar que as práticas vigentes no modelo do ensino a distância no ISM e no Departamento de Educação e Psicologia são comuns ao nível das instituições do mesmo regime do ensino dentro do país. O processo de tutoria no ensino a distância é caracterizado pelo uso de um sistema de comunicação baseado em multiuso de ferramentas ou meios tecnológicos de comunicação, com maior domínio do telemóvel. Trata -se de um modelo que se pode equiparar com o fordismo, na medida que o ensino é centrado ao estudante. A pesar dessa centralização ao estudante, não se dispensa o papel motivador do tutor para com o estudante. Com efeito, o tutor precisa ser aquele individuo preparado, com competências necessárias para uma actuação desejável que resumem em ter conhecimentos suficientes, habilidades e ter um compromisso com o seu trabalho. Os resultados do presente estudo, revelaram algumas fragilidades com relação a estas três competências, indicam para a necessidade de potenciação do corpo dos tutores do departamento em estudo ao nível de algumas competências como é o caso das habilidades necessárias para uma actuação adequada no processo de tutorias, uma vez que estes se revelaram bastante inexperientes na actividade de tutor.
In distance learning, the tutor and the student constitute the main parts of the learning process. Unlike the face-to-face teaching in which the contact between the two parties, that is, the student and the teacher has been direct and the interactions are direct and regular, in the distance teaching, the different happens; implicit is a double responsibility for the classroom teaching. With the present study, it was possible to analyze the tutoring process in force in the Department of Education and Psychology of Instituto Superior Monitor, taking into account the practices underlying the model in use by the institution where the department under study is inserted in order to find the point of their contributions to the development of student learning. Being an Instituto Superior Monitor an institution located in an emerging country in relation to the context of practices in distance education, it was possible with the present study to note that the current practices in the model of distance learning in ISM and in the Department of Education and Psychology are common to level of institutions of the same system of teaching within the country. The process of tutoring in distance learning is characterized by the use of a communication system based on multi-use tools or technological means of communication, with greater mastery of the mobile phone. It is a model that can be equated with Fordism, as teaching is student-centered. Despite this centralization of the student, the motivating role of the tutor towards the student is not dispensed with. Indeed, the tutor needs to be that prepared individual, with the necessary skills for a desirable performance that sum up in having sufficient knowledge, skills and a commitment to his work. The results of the present study revealed some weaknesses in relation to these three competences, indicate to the need of empowerment of the body of the tutors of the department under study at the level of some competences as is the case of the skills necessary for an adequate action in the tutoring process, since they proved to be quite inexperienced in tutoring.
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/7522
Designação: Dissertação de Mestrado em Pedagogia do Elearning apresentada à Universidade Aberta
Aparece nas colecções:Mestrado em Pedagogia do E-Learning / Master's Degree in Elearning Pedagogy - TMPEL

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