Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/7290
Título: A liderança na formação de Oficiais e Sargentos das Forças Armadas de Defesa de Moçambique : os casos da Academia Militar e da Escola de Sargentos
Autor: Timana, Sebastião Eduardo
Orientador: Bastos, Glória
Fontes, José
Palavras-chave: Liderança
Práticas de liderança
Formação
Pessoal militar
Forças armadas
Cidadania
Moçambique
Leadership
Citizenship
Military training
Mozambique
Military forces
Data de Defesa: 22-Jan-2018
Citação: Timana, Sebastião Eduardo - A liderança na formação de Oficiais e Sargentos das Forças Armadas de Defesa de Moçambique [Em linha]: os casos da Academia Militar e da Escola de Sargentos. Lisboa: [s.n.], 2018. 315 f.
Resumo: Esta investigação teve como propósitos analisar a perceção que os professores militares da Academia Militar e da Escola de Sargentos das Forças Armadas (das Forças Armadas de Defesa de Moçambique) têm das suas práticas de liderança e examinar ainda as suas perceções sobre a formação ministrada nessas instituições nas áreas da liderança e da cidadania. Na primeira parte do presente trabalho apresenta-se um percurso breve pelas principais teorias que marcaram o século XX na área da liderança. Reflete-se igualmente sobre o papel que as lideranças assumem nas organizações e como fator de mudança, em geral, para posteriormente focalizar-se o caso concreto do contexto militar. Para a componente empírica da investigação optou-se por um estudo de carácter quantitativo no qual foram inquiridos 138 professores militares, sendo 76 na AM e 62 para ESFA. Foi construído um inquérito que procurava captar a percepção sobre a formação que é ministrada nas instituições em análise, nomeadamente nas áreas de cidadania e liderança para os cursos de formação de Oficiais e Sargentos. O inquérito inclui ainda o inventário das práticas de liderança de James M. Kouzes & Barry Z. Posner, manifestadas por cinco domínios nomeadamente: “mostrar caminho”; “inspirar uma visão comum”; “desafiar o processo”; “habilitar os outros a agir”; “encorajar vontade”. Da análise dos resultados conclui-se que apesar de formarem militares com perfis diferentes, não há diferenças estatisticamente significativas entre as práticas de liderança tanto dos professores da AM assim como da ESFA. Em ambos os grupos sobressai a dimensão “encorajar a vontade”. Em relação às áreas de formação na área da cidadania e da liderança, os professores da ESFA manifestaram índices mais elevados de satisfação.
This research had as main objectives to analyse the perception of the military teachers of the Military Academy (AM) and Sergeant’s Military School (ESFA) (of the Mozambique Military Forces) concerning its practices of leadership, and to examine the perceptions of these teachers about the formation that is ministered in the areas of leadership and citizenship in both institutions. In the first part of the study we present a brief overview of the main theories that marked the 20th century in the area of leadership. We also reflect on the role that leaderships plays in organizations and as a change factor, in general, to later focus on the concrete case of the military context. The empirical part of the study follows a quantitative methodology. A survey was conducted to find out the perceptions about the training that is given in the institutions under analysis, particularly in the areas of citizenship and leadership for training courses for Officers and Sergeants. For this purpose a questionnaire was applied to a sample of 138 teachers, being 76 teachers from AM and 62 teachers from ESFA. The survey also included the inventory of leadership practices by James M. Kouzes & Barry Z. Posner manifested by five domains: "show path", "Inspire a common vision", "Challenge the process". "Enable others to act" and "Encourage will". The results show that despite the different profiles of trainees, there is no statistically significant difference between the leadership practices of both AM teachers as well as ESFA. Both groups had better scores for the dimension “Encourage will”. Concerning leadership and citizenship training areas, military teachers from ESFA seemed more satisfied than AM teachers.
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/7290
Designação: Tese de Doutoramento em Educação na especialidade de Liderança Educacional apresentada à Universidade Aberta
Aparece nas colecções:Liderança Educacional / Educational Leadership

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TD_SebastiaoTimana.pdf3,04 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.