Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.2/6670
Title: Modelos e práticas de ensino no Ensino Secundário Geral do 2º ciclo da Escola Santa Teresinha do Menino Jesus
Author: André, Ussene Eusébio
Advisor: Oliveira, Isolina
Keywords: Qualidade da educação
Formação de professores
Modelos educativos
Processos de aprendizagem
Professores
Ensino
Aprendizagem
Avaliação
2º ciclo
Moçambique
Evaluation of learning
Teaching and learning
Teaching models
Teaching methods and techniques
Assessment practices
Defense Date: 24-Mar-2017
Citation: André, Ussene Eusébio - Modelos e práticas de ensino no Ensino Secundário Geral do 2º ciclo da Escola Santa Teresinha do Menino Jesus [Em linha]. [S.l.]: [s.n.], 2016.195 p.
Abstract: Em Moçambique é recorrente a situação da qualidade de ensino, em quase todos níveis, estando a soar negativamente todo sistema nacional, desde o ensino primário ao ensino secundário. Várias palestras, análises e estudos são realizados de modo a encontrar as causas, sendo focadas várias, a mais recorrente tem sido a qualidade de formação dos professores, que desagua nas suas práticas de ensino. Consequentemente, o presente estudo visou averiguar os modelos e as práticas de ensino aplicados por professores do ESG2 da Escola Santa Teresinha do Menino Jesus – Zivava, durante as suas atividades letivas com os seus alunos. Neste contexto, ensinar pode definir-se como “um conjunto de ações, em resultado de escolhas entre objetivos e significados contraditórios que são feitos de acordo com os dados da situação em que o ensino tem lugar” (Gaspar, Pereira, Oliveira & Teixeira, 2015, P.47). Este estudo centrou-se na identificação das conceções dos professores sobre o processo de ensino - aprendizagem, na caracterização dos modelos de ensino e na análise das práticas de ensino, desenvolvidas pelos professores do Ensino Secundário Geral do 2º Ciclo da referida Escola, no total de dezassete professores, o diretor e o diretor adjunto pedagógico, perfazendo o universo de dezanove. O estudo assumiu uma abordagem de natureza mista assente numa diversidade de técnicas de recolha e tratamento de dados. Os dados foram recolhidos através de entrevistas, questionários, registos de observação de aulas, análise dos documentos orientadores da escola e registos fotográficos. Os resultados obtidos revelam a combinação de diversas conceções dos professores do ESG2 da Escola Santa Teresinha do Menino Jesus – Zivava com relação ao processo de ensino e aprendizagem, há uma tendência no sentido do construtivismo, sobretudo a nível do discurso, mas ainda é ténue a nível de prática, apegando-se fundamentalmente em métodos tradicionais, assentes num ensino conteudista. Em relação à avaliação, há valorização dos testes escritos embora transpareça o uso de outros instrumentos, não há uma explicitação dos critérios de avaliação e o uso da avaliação diagnóstica e da formativa é muito ténue, porém há indícios de mudança.
In Mozambique, the quality of education is recurrent, in almost all levels, with the sound negatively entire national system, from primary school to secondary school. Several lectures, analyzes and studies are conducted to find the causes, several being focused, the most recurrent has been the quality of teacher training, which flows in their teaching practices. Therefore, this study aimed to investigate the models and teaching practices applied by ESG2 teachers of Escola Santa Teresinha do Menino Jesus – Zivava during their teaching activities with their students. In this context, teaching can be defined as "a set of actions as a result of choices among goals and contradictory meanings that are made according to the data of the situation in which education takes place" (Gaspar, Pereira, Oliveira & Teixeira, 2015: 47). This study focused on identifying the conceptions of teachers on the teaching - learning process, the characterization of teaching models and analysis of teaching practices developed by the General Secondary School teachers of the 2nd of that school cycle, totaling seventeen teachers, the principal and the teaching assistant director, making the universe of nineteen. The study took a mixed nature approach based on a variety of techniques for collecting and processing data. Data were collected through interviews, questionnaires, classroom observation records, analysis of school policy documents and photographic records. The results show the combination of different conceptions of ESG2 teachers of Escola Santa Teresinha do Menino Jesus – Zivava regarding the process of teaching and learning, there is a tendency towards constructivism, especially the level of discourse, but it is still fine to level of practice, clinging mainly on traditional methods, based on contents teaching. Regarding the assessment, there is appreciation of the written tests but show through the use of other instruments, there is an explanation of the evaluation criteria and the use of diagnostic evaluation and training is very weak, but there is evidence of change.
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/6670
Designation: Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta
Appears in Collections:Mestrado em Supervisão Pedagógica / Master's Degree in Pedagogical Supervision - TMSP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TMSP_UsseneAndre.pdf1,96 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.