Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/6531
Título: Educação: cenários orientadores da aprendizagem do futuro
Autor: Pereira, Hélder
Palavras-chave: Recursos educacionais abertos
Sociedade em rede
Aprendizagem do futuro
Gamificação
Aprendizagem móvel
Ambientes colaborativos
Educação online
REA
Open educational resources
Network society
Future of learning
Gamification
Mobile learning
Collaborative environments
Online education
Data: Abr-2017
Editora: Universidade Aberta
Citação: Pereira, Hélder - Educação: cenários orientadores da aprendizagem do futuro. "REAeduca [Em linha]: revista de educação para o século XXI". ISSN 2183-7988. Nº 3 (2017), 20 p.
Resumo: O presente artigo centra-se na caracterização do futuro da aprendizagem, enquadrando-a no contexto social e educativo no qual se desenvolve. A linha metodológica foi a revisão de literatura, com o propósito de se alcançarem os objetivos do artigo, triangulando a informação recolhida. Os resultados demonstram que o futuro da aprendizagem tem uma estreita ligação com o avanço tecnológico da sociedade em rede em que vivemos. Na sua essência deve, desta forma, conjugar características específicas de vários cenários de aprendizagem, tais como: gamificação; aprendizagem móvel; ambientes colaborativos e recursos educacionais abertos. Neste sentido, incluindo-se estes cenários, os ambientes de aprendizagem deixam progressivamente de estar confinados a um espaço físico limitado, ganhando aqui especial destaque a Educação Online. Assim, é apresentado um esquema ilustrativo do futuro da aprendizagem, descrevendo os vários cenários para a promoção de uma aprendizagem de futuro efetiva e de sucesso.
This article focus on the characterization of the future of learning, framing it in the social and educational context in which develops. The methodological guideline was content analysis, with the purpose of achieving the article's objectives, triangulating the gathered information. The results demonstrated that the future of learning shows a close link with the technological advancement of the network society which we live in. The future of learning must merge specific characteristics of various learning scenarios such as gamification, mobile learning, collaborative environments and open educational resources. Therefore, including these learning scenarios, learning environments progressively no longer be restricted to a limited physical space, earning potential here the Online Education. In this sense, we present a schematic illustration of the future of learning, describing the multiple scenarios for the promotion of an effective and successful future of learning.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/6531
ISSN: 2183-7988
Aparece nas colecções:REAeduca. Revista de Educação para o Século XXI
REAeduca. Revista de Educação para o Século XXI

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
51b840_042052eaa8ef49b483d14609aeb5173e.pdf529,11 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.