Repository logo
 

REAeduca. Revista de Educação para o Século XXI

Permanent URI for this collection

A REAeduca assume um compromisso que não se restringe à apresentação de REAs, mas analisar o seu potencial para uma aprendizagem de futuro, efetiva e de sucesso. É, portanto, uma revista de educação do século XXI. Ajustada às exigências de uma sociedade em rede, preconiza um paradigma de clarificação do conceito REA e da sua missão, rumo ao acesso aberto, à informação e à democratização do conhecimento. Promover o aluno/estudante/participante/aprendente online e as suas aprendizagens, averiguar a importância dos recursos digitais para os docentes do século XXI, apresentar reflexões e práticas que se enquadram nas visões académica, organizacional e nos caminhos didático-pedagógicos (práticas educacionais abertas) é o propósito da REAeduca. É a-revista de ... e para todos

Browse

Recent Submissions

Now showing 1 - 10 of 27
  • Educação: cenários orientadores da aprendizagem do futuro
    Publication . Pereira, Hélder
    O presente artigo centra-se na caracterização do futuro da aprendizagem, enquadrando-a no contexto social e educativo no qual se desenvolve. A linha metodológica foi a revisão de literatura, com o propósito de se alcançarem os objetivos do artigo, triangulando a informação recolhida. Os resultados demonstram que o futuro da aprendizagem tem uma estreita ligação com o avanço tecnológico da sociedade em rede em que vivemos. Na sua essência deve, desta forma, conjugar características específicas de vários cenários de aprendizagem, tais como: gamificação; aprendizagem móvel; ambientes colaborativos e recursos educacionais abertos. Neste sentido, incluindo-se estes cenários, os ambientes de aprendizagem deixam progressivamente de estar confinados a um espaço físico limitado, ganhando aqui especial destaque a Educação Online. Assim, é apresentado um esquema ilustrativo do futuro da aprendizagem, descrevendo os vários cenários para a promoção de uma aprendizagem de futuro efetiva e de sucesso.
  • Sociedade em rede: uso das comunidades virtuais na formação continuada dos professores
    Publication . Ciolfi, Eliane Gonçalves
    Numa sociedade em constantes transformações, principalmente tecnológica, o aperfeiçoamento da prática docente passa a ser fator importante para uma educação de excelência. Este artigo aborda a temática do uso das comunidades virtuais na formação continuada dos professores. Trata-se de uma reflexão sobre a aprendizagem colaborativa como eixo principal desse processo de formação, em que as comunidades virtuais podem proporcionar ambiente favorável ao compartilhamento de informações e ideias para a construção de novos conhecimentos. Revela aspectos positivos das comunidades virtuais nesse contexto e conclui que o trabalho colaborativo é a chave para grandes mudanças no meio educacional.
  • Os REA e o software livre
    Publication . Henriques, João
    Este artigo destaca o papel da abertura técnica dos REA. Além da abertura legal, condição fundamental para que os materiais consigam cumprir o propósito para que foram construídos, impõem-se que os REA sejam elaborados com abertura técnica, condição que lhes deixa livres de constrangimentos impostos pela utilização de software proprietário. Trata-se de um alerta para o facto de professores e alunos, condicionados culturalmente, utilizarem software proprietário na realização da maioria das tarefas digitais. Esta circunstância pode limitar a futura reutilização dos materiais construídos sob risco da sua livre reutilização estar sempre condicionada pelo formato de ficheiro em que os mesmos foram construídos.
  • Recursos educacionais abertos no Brasil: conceito, potencialidades e desafios
    Publication . Farias, Leideana Galvão Bacurau de
    Este artigo tem o objetivo de conhecer como a literatura conceitua Recursos Educacionais Abertos - REA, sua origem, características e como este termo vem sendo utilizado no Brasil. Para isso, foi feita uma contextualização sobre a sociedade em rede, a qual modificou as formas de comunicação, produção e socialização do conhecimento, bem como a maneira como as pessoas pesquisam, ensinam, aprendem e compartilham. Foram resgatados os conceitos de sociedade em rede e a discussão de como a educação se desenvolve neste ciberespaço. A regulamentação de REA no cenário nacional brasileiro, as políticas públicas, as iniciativas de REA, suas potencialidades e desafios também foram abordados.
  • Um curso de PLE em e-learning para captar e preparar estudantes estrangeiros para cursos universitários em Portugal
    Publication . Silva, Mário Filipe da
    Das potencialidades do ensino em regime de e-learning e da relevância das ferramentas interativas como forma de potenciar os cursos línguas estrangeiras, neste caso a língua portuguesa, como forma de atrair estudantes estrangeiros para universidades portuguesas, e desta forma, contribuir não só para a internacionalização das universidades portuguesas, mas igualmente da transmissão da ciência em língua portuguesa, promovendo-a como língua de ciência e conhecimento no quadro da globalização.
  • Matemática: GeoGebra
    Publication . Rosa, Rui
    Software de matemática dinâmica para todos os níveis de ensino que reúne geometria, álgebra, folhas de cálculo, gráficos, estatística e cálculo numa aplicação. ​
  • Sistemas de ensino: Portugal, Cabo Verde, Angola, Moçambique e Brasil
    Publication . Nobre, Ana; Pereira, Hélder; Rosário, Ademiro do; Vieira, Teresa; Chimuzu, António
    É objetivo desta publicação evidenciar diferentes sistemas de ensino de língua oficial portuguesa, podendo-se, numa segunda fase, fazer uma análise comparativa com outros países e respetivos sistemas de ensino. Desta forma, apresentam-se as estruturas da organização de ensino dos países em análise.
Conteúdos publicados ao abrigo de uma licença Creative Commons - Atribuição (BY) que concede o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam dados os créditos devidos ao(s) autor(es) ou licenciador, na maneira especificada por estes.