Publication
Communities of inquiry em blended learning: o 3.ยบ elemento do processo de ensino-aprendizagem
dc.contributor.author | Moreira, J. Antรณnio | |
dc.contributor.author | Ferreira, Antรณnio G. | |
dc.contributor.author | Almeida, Ana Cristina | |
dc.date.accessioned | 2014-01-13T15:20:27Z | |
dc.date.available | 2014-01-13T15:20:27Z | |
dc.date.issued | 2012-10 | |
dc.description.abstract | Neste estudo pretende-se salientar a importรขncia de grupos de estudantes participarem no processo de aprendizagem interactivamente, de modo sistemรกtico e continuado em ambiente virtual. Alรฉm desse objetivo, procurou-se estudar o modo como diferentes grupos de estudantes do Ensino Superior, universitรกrio e politรฉcnico, se percecionam em presenรงa pessoal-cognitiva, social e do professor ou orientaรงรฃo pedagรณgica com base na estrutura da Comunidade de Investigaรงรฃo (CoI) (Garrison, Anderson & Archer, 1991; 2000). O estudo envolveu 510 estudantes matriculados em cursos em modalidade de blended learning durante um semestre, atravรฉs da plataforma Moodle. Abrangeu estudantes de diferentes escolas do ensino superior, pรบblicas e privadas, em trรชs รกreas curriculares: Saรบde, Educaรงรฃo e Psicologia. Moreira e Almeida (2011) sugerem que a estrutura da CoI รฉ uma medida vรกlida e fiรกvel nas suas dimensรตes para a populaรงรฃo portuguesa. Nesse sentido, assume-se o inventรกrio CoI como uma ferramenta de avaliaรงรฃo รบtil sobre a eficรกcia dos cursos online na construรงรฃo de comunidades de aprendizagem. Comparรกmos os diferentes grupos pedagรณgicos e constatรกmos que qualquer um deles se constitui como comunidade. Porรฉm, apesar de partilharem entre si da perceรงรฃo de forte presenรงa social quando orientado o processo de aprendizagem por mediaรงรฃo web, o estudo evidenciou que os grupos analisados se distinguem na perceรงรฃo dos efeitos cognitivos e da presenรงa de ensino. Em particular, observamos que os estudantes de Escolas Superiores que frequentam cursos de Saรบde e de Educaรงรฃo, no contexto atual, surgem diferenciados positivamente quando comparados com os estudantes da Universidade, do curso de Psicologia, que aparece como uma comunidade de investigaรงรฃo e de aprendizagem online menos robusta (ainda), eventualmente pelas escassas experiรชncias de aprendizagem nesta modalidade. | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-8557-05-6 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/2792 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | DeFacto Editores | por |
dc.relation.publisherversion | http://defactoeditores.pt/ | por |
dc.subject | Comunidades de aprendizagem | por |
dc.subject | Ambientes virtuais | por |
dc.subject | Educaรงรฃo online | por |
dc.title | Communities of inquiry em blended learning: o 3.ยบ elemento do processo de ensino-aprendizagem | por |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Santo Tirso, Portugal | por |
oaire.citation.endPage | 132 | por |
oaire.citation.startPage | 97 | por |
oaire.citation.title | Blended learning em contexto educativo: perspetivas teรณricas e prรกticas de investigaรงรฃo | por |
person.familyName | Moreira | |
person.givenName | J. Antรณnio | |
person.identifier.ciencia-id | 2B14-ACE3-6C96 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-0147-0592 | |
rcaap.rights | restrictedAccess | por |
rcaap.type | bookPart | por |
relation.isAuthorOfPublication | da2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | da2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85 |