Repository logo
 
Publication

Communities of inquiry em blended learning: o 3.º elemento do processo de ensino-aprendizagem

dc.contributor.authorMoreira, J. António
dc.contributor.authorFerreira, António G.
dc.contributor.authorAlmeida, Ana Cristina
dc.date.accessioned2014-01-13T15:20:27Z
dc.date.available2014-01-13T15:20:27Z
dc.date.issued2012-10
dc.description.abstractNeste estudo pretende-se salientar a importância de grupos de estudantes participarem no processo de aprendizagem interactivamente, de modo sistemático e continuado em ambiente virtual. Além desse objetivo, procurou-se estudar o modo como diferentes grupos de estudantes do Ensino Superior, universitário e politécnico, se percecionam em presença pessoal-cognitiva, social e do professor ou orientação pedagógica com base na estrutura da Comunidade de Investigação (CoI) (Garrison, Anderson & Archer, 1991; 2000). O estudo envolveu 510 estudantes matriculados em cursos em modalidade de blended learning durante um semestre, através da plataforma Moodle. Abrangeu estudantes de diferentes escolas do ensino superior, públicas e privadas, em três áreas curriculares: Saúde, Educação e Psicologia. Moreira e Almeida (2011) sugerem que a estrutura da CoI é uma medida válida e fiável nas suas dimensões para a população portuguesa. Nesse sentido, assume-se o inventário CoI como uma ferramenta de avaliação útil sobre a eficácia dos cursos online na construção de comunidades de aprendizagem. Comparámos os diferentes grupos pedagógicos e constatámos que qualquer um deles se constitui como comunidade. Porém, apesar de partilharem entre si da perceção de forte presença social quando orientado o processo de aprendizagem por mediação web, o estudo evidenciou que os grupos analisados se distinguem na perceção dos efeitos cognitivos e da presença de ensino. Em particular, observamos que os estudantes de Escolas Superiores que frequentam cursos de Saúde e de Educação, no contexto atual, surgem diferenciados positivamente quando comparados com os estudantes da Universidade, do curso de Psicologia, que aparece como uma comunidade de investigação e de aprendizagem online menos robusta (ainda), eventualmente pelas escassas experiências de aprendizagem nesta modalidade.por
dc.identifier.isbn978-989-8557-05-6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/2792
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherDeFacto Editorespor
dc.relation.publisherversionhttp://defactoeditores.pt/por
dc.subjectComunidades de aprendizagempor
dc.subjectAmbientes virtuaispor
dc.subjectEducação onlinepor
dc.titleCommunities of inquiry em blended learning: o 3.º elemento do processo de ensino-aprendizagempor
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSanto Tirso, Portugalpor
oaire.citation.endPage132por
oaire.citation.startPage97por
oaire.citation.titleBlended learning em contexto educativo: perspetivas teóricas e práticas de investigaçãopor
person.familyNameMarques Moreira
person.givenNameJosé António
person.identifier.ciencia-id2B14-ACE3-6C96
person.identifier.orcid0000-0003-0147-0592
rcaap.rightsrestrictedAccesspor
rcaap.typebookPartpor
relation.isAuthorOfPublicationda2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryda2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Blended Learning.pdf
Size:
318.91 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: