Publication
Communities of inquiry em blended learning: o 3.º elemento do processo de ensino-aprendizagem
dc.contributor.author | Moreira, J. António | |
dc.contributor.author | Ferreira, António G. | |
dc.contributor.author | Almeida, Ana Cristina | |
dc.date.accessioned | 2014-01-13T15:20:27Z | |
dc.date.available | 2014-01-13T15:20:27Z | |
dc.date.issued | 2012-10 | |
dc.description.abstract | Neste estudo pretende-se salientar a importância de grupos de estudantes participarem no processo de aprendizagem interactivamente, de modo sistemático e continuado em ambiente virtual. Além desse objetivo, procurou-se estudar o modo como diferentes grupos de estudantes do Ensino Superior, universitário e politécnico, se percecionam em presença pessoal-cognitiva, social e do professor ou orientação pedagógica com base na estrutura da Comunidade de Investigação (CoI) (Garrison, Anderson & Archer, 1991; 2000). O estudo envolveu 510 estudantes matriculados em cursos em modalidade de blended learning durante um semestre, através da plataforma Moodle. Abrangeu estudantes de diferentes escolas do ensino superior, públicas e privadas, em três áreas curriculares: Saúde, Educação e Psicologia. Moreira e Almeida (2011) sugerem que a estrutura da CoI é uma medida válida e fiável nas suas dimensões para a população portuguesa. Nesse sentido, assume-se o inventário CoI como uma ferramenta de avaliação útil sobre a eficácia dos cursos online na construção de comunidades de aprendizagem. Comparámos os diferentes grupos pedagógicos e constatámos que qualquer um deles se constitui como comunidade. Porém, apesar de partilharem entre si da perceção de forte presença social quando orientado o processo de aprendizagem por mediação web, o estudo evidenciou que os grupos analisados se distinguem na perceção dos efeitos cognitivos e da presença de ensino. Em particular, observamos que os estudantes de Escolas Superiores que frequentam cursos de Saúde e de Educação, no contexto atual, surgem diferenciados positivamente quando comparados com os estudantes da Universidade, do curso de Psicologia, que aparece como uma comunidade de investigação e de aprendizagem online menos robusta (ainda), eventualmente pelas escassas experiências de aprendizagem nesta modalidade. | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-8557-05-6 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/2792 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | DeFacto Editores | por |
dc.relation.publisherversion | http://defactoeditores.pt/ | por |
dc.subject | Comunidades de aprendizagem | por |
dc.subject | Ambientes virtuais | por |
dc.subject | Educação online | por |
dc.title | Communities of inquiry em blended learning: o 3.º elemento do processo de ensino-aprendizagem | por |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Santo Tirso, Portugal | por |
oaire.citation.endPage | 132 | por |
oaire.citation.startPage | 97 | por |
oaire.citation.title | Blended learning em contexto educativo: perspetivas teóricas e práticas de investigação | por |
person.familyName | Marques Moreira | |
person.givenName | José António | |
person.identifier.ciencia-id | 2B14-ACE3-6C96 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-0147-0592 | |
rcaap.rights | restrictedAccess | por |
rcaap.type | bookPart | por |
relation.isAuthorOfPublication | da2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | da2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85 |