Publication
A investigação-ação como forma de gerar reflexão crítica: estudo desenvolvido num doutoramento em Liderança Educacional
dc.contributor.author | Oliveira, Isolina | |
dc.contributor.author | Henriques, Susana | |
dc.date.accessioned | 2016-01-21T14:44:23Z | |
dc.date.available | 2016-01-21T14:44:23Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description.abstract | Neste artigo as autoras descrevem e discutem o desenvolvimento de uma comunidade de inquiry em ambiente online, no âmbito de um programa doutoral em liderança educacional. O programa centra-se na investigação avançada e no desenvolvimento de processos reflexivos necessários à análise, reflexão e tomada de decisão em contextos profissionais complexos. Neste cenário, torna-se necessário desenvolver a capacidade de reflexão crítica sobre as práticas e o sentido de auto-eficácia visando criar soluções para problemas. Este estudo tem em conta, por um lado, resultados de investigações que se situam na perspetiva de Marcus Foth sobre a investigação-ação em rede em que se procura compreender como ocorre a mudança social e a interação numa dada comunidade e, por outro, considera os estudos desenvolvidos por Christopher Day no âmbito de ações de liderança e dos padrões de ação que sustentam a eficácia nas escolas. Nesta linha, as autoras argumentam sobre a pertinência de uma abordagem assente no envolvimento dos profissionais num processo colectivo de inquiry e reflexão deliberada. O ponto de partida foi o desenvolvimento de uma unidade curricular que conciliou diversas atividades: discussão em fórum; construção colaborativa de documentos utilizando a wiki; elaboração de um blogue centrado na temática da investigação-ação e liderança educacional. As interacções nos fóruns, o blogue e as produções escritas dos profissionais constituem o suporte empírico para o estudo e foram analisados com recurso a diferentes métodos de análise qualitativa, como a análise de conteúdo ou a análise crítica do discurso. A investigação-ação constituiu-se assim, simultaneamente, como temática central do trabalho desta comunidade de inquiry e como background teórico para a análise que aqui apresentamos e discutimos. Centramos o debate em torno de questões como: as tendências de pensamento sobre investigação-ação (tendências e diferentes concetualizações); a legitimação da investigação-ação (posição do investigador, validade e generalização, dilemas éticos); o papel da investigação-ação na sustentabilidade das práticas educativas (perspetivando os processos de eficiência nas escolas e o contributo da investigação-ação no desenvolvimento de boas práticas neste domínio). Este debate pretende constituir-se como um contributo no domínio da investigação-ação, simultaneamente, enquanto temática central do trabalho da comunidade de inquiry analisada e enquanto background teórico da análise. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Oliveira, Isolina; Henriques, Susana - A investigação-ação como forma de gerar reflexão crítica: estudo desenvolvido num doutoramento em Liderança Educacional. In Leite, Carlinda; Zabalza, Miguel, coord. - Ensino superior [Em linha]: inovação e qualidade na docência. Porto: CIIE, 2012. ISBN 978-989-8471-05-5. p. 8099-8116 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8471-05-5 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/4851 | |
dc.identifier.uri | http://www.iacervo.com/uab/book_ileio/922652 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://www.fpce.up.pt/ciie/cidu/publicacoes/livro_de_textos.pdf | pt_PT |
dc.subject | Comunidade de inquiry | pt_PT |
dc.subject | Investigação ação em rede | pt_PT |
dc.subject | Reflexão crítica | pt_PT |
dc.title | A investigação-ação como forma de gerar reflexão crítica: estudo desenvolvido num doutoramento em Liderança Educacional | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Porto | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 8116 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 8099 | pt_PT |
oaire.citation.title | Ensino superior: inovação e qualidade na docência | pt_PT |
person.familyName | Oliveira | |
person.familyName | Henriques | |
person.givenName | Isolina | |
person.givenName | Susana | |
person.identifier | 1730761 | |
person.identifier.ciencia-id | 8D1A-DA51-38BA | |
person.identifier.ciencia-id | 6411-F538-EA4A | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-7214-3655 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-7506-1401 | |
person.identifier.scopus-author-id | 8296254000 | |
person.identifier.scopus-author-id | 54420026300 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | a7b4bd56-c6a6-4232-bb28-5f7255b4941c | |
relation.isAuthorOfPublication | 7cf0fcf3-cd6d-426c-be00-3579c1499dd9 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | a7b4bd56-c6a6-4232-bb28-5f7255b4941c |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- 2012_A investigação-ação como forma de gerar reflexão crítica.pdf
- Size:
- 2.04 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.97 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: