Repository logo
 
Publication

A investigação-ação como forma de gerar reflexão crítica: estudo desenvolvido num doutoramento em Liderança Educacional

dc.contributor.authorOliveira, Isolina
dc.contributor.authorHenriques, Susana
dc.date.accessioned2016-01-21T14:44:23Z
dc.date.available2016-01-21T14:44:23Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractNeste artigo as autoras descrevem e discutem o desenvolvimento de uma comunidade de inquiry em ambiente online, no âmbito de um programa doutoral em liderança educacional. O programa centra-se na investigação avançada e no desenvolvimento de processos reflexivos necessários à análise, reflexão e tomada de decisão em contextos profissionais complexos. Neste cenário, torna-se necessário desenvolver a capacidade de reflexão crítica sobre as práticas e o sentido de auto-eficácia visando criar soluções para problemas. Este estudo tem em conta, por um lado, resultados de investigações que se situam na perspetiva de Marcus Foth sobre a investigação-ação em rede em que se procura compreender como ocorre a mudança social e a interação numa dada comunidade e, por outro, considera os estudos desenvolvidos por Christopher Day no âmbito de ações de liderança e dos padrões de ação que sustentam a eficácia nas escolas. Nesta linha, as autoras argumentam sobre a pertinência de uma abordagem assente no envolvimento dos profissionais num processo colectivo de inquiry e reflexão deliberada. O ponto de partida foi o desenvolvimento de uma unidade curricular que conciliou diversas atividades: discussão em fórum; construção colaborativa de documentos utilizando a wiki; elaboração de um blogue centrado na temática da investigação-ação e liderança educacional. As interacções nos fóruns, o blogue e as produções escritas dos profissionais constituem o suporte empírico para o estudo e foram analisados com recurso a diferentes métodos de análise qualitativa, como a análise de conteúdo ou a análise crítica do discurso. A investigação-ação constituiu-se assim, simultaneamente, como temática central do trabalho desta comunidade de inquiry e como background teórico para a análise que aqui apresentamos e discutimos. Centramos o debate em torno de questões como: as tendências de pensamento sobre investigação-ação (tendências e diferentes concetualizações); a legitimação da investigação-ação (posição do investigador, validade e generalização, dilemas éticos); o papel da investigação-ação na sustentabilidade das práticas educativas (perspetivando os processos de eficiência nas escolas e o contributo da investigação-ação no desenvolvimento de boas práticas neste domínio). Este debate pretende constituir-se como um contributo no domínio da investigação-ação, simultaneamente, enquanto temática central do trabalho da comunidade de inquiry analisada e enquanto background teórico da análise.pt_PT
dc.identifier.citationOliveira, Isolina; Henriques, Susana - A investigação-ação como forma de gerar reflexão crítica: estudo desenvolvido num doutoramento em Liderança Educacional. In Leite, Carlinda; Zabalza, Miguel, coord. - Ensino superior [Em linha]: inovação e qualidade na docência. Porto: CIIE, 2012. ISBN 978-989-8471-05-5. p. 8099-8116pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8471-05-5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/4851
dc.identifier.urihttp://www.iacervo.com/uab/book_ileio/922652
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCentro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE)pt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.fpce.up.pt/ciie/cidu/publicacoes/livro_de_textos.pdfpt_PT
dc.subjectComunidade de inquirypt_PT
dc.subjectInvestigação ação em redept_PT
dc.subjectReflexão críticapt_PT
dc.titleA investigação-ação como forma de gerar reflexão crítica: estudo desenvolvido num doutoramento em Liderança Educacionalpt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortopt_PT
oaire.citation.endPage8116pt_PT
oaire.citation.startPage8099pt_PT
oaire.citation.titleEnsino superior: inovação e qualidade na docênciapt_PT
person.familyNameOliveira
person.familyNameHenriques
person.givenNameIsolina
person.givenNameSusana
person.identifier1730761
person.identifier.ciencia-id8D1A-DA51-38BA
person.identifier.ciencia-id6411-F538-EA4A
person.identifier.orcid0000-0002-7214-3655
person.identifier.orcid0000-0002-7506-1401
person.identifier.scopus-author-id8296254000
person.identifier.scopus-author-id54420026300
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationa7b4bd56-c6a6-4232-bb28-5f7255b4941c
relation.isAuthorOfPublication7cf0fcf3-cd6d-426c-be00-3579c1499dd9
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverya7b4bd56-c6a6-4232-bb28-5f7255b4941c

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2012_A investigação-ação como forma de gerar reflexão crítica.pdf
Size:
2.04 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: