Repository logo
 
Publication

O ensino de português num politécnico espanhol: os contos como veículo de aprendizagem

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.advisorMarques, Maria do Céu
dc.contributor.authorAlvarez Corral, José Ignácio
dc.date.accessioned2019-07-23T09:32:40Z
dc.date.available2019-07-23T09:32:40Z
dc.date.issued2019-01-25
dc.date.submitted2019-07-23
dc.description.abstractA vida é uma fonte continua de aprendizagem e de adquisição de valores, de usos e costumes. Um língua é uma fonte de vida e que tem essa capacidade inata de atrair para si própria todas as características da vida. Num tempo e num lugar, pelo menos em Espanha, onde as línguas são utilizadas como meios de distinção entre as diferentes realidades e como instrumento de separação e de exclusão social, e com fins políticos, resulta urgente recuperar o sentido do verdadeiro valor da palavra língua, como elemento integrador e construtivo. A palavra ensinar é sempre uma palavra desafiante, onde têm entrada muitas sensibilidades. Ensinar uma língua é, portanto, um processo desafiador e delicado, em que os limiares entre as diferentes realidades do público alvo e a própria realidade da língua de ensino, deveriam ser subtilmente tratados. Neste Trabalho de Projeto propõe-se a utilização de um recurso literário e vital, como são os contos e as histórias. Com uma componente integradora, universal e abrangente, este trabalho de investigação procura refletir e questionar sobre o próprio conceito de língua e o seu papel no crescimento e evolução das sociedades, assim como a sua capacidade para ultrapassar limiares estabelecidos e fechados, tangíveis e intangíveis, e analisar as possibilidades de atingir objetivos de realização pessoal, social e humana. A língua e a sua aprendizagem deve ser um caminho de liberdade e conhecimento.pt_PT
dc.description.abstractLife is an experience of learning and skills, customs and habits acquisition. A language is an experience in itself, and therefore, it has got a special capacity to involve the characteristics of life as a whole. In a time a in a place in history, at least in Spain, where languages are used as a means of distinction among the different realities, and as an instrument of social exclusion and separation, very often under political intention, it is crucial to recover the real sense of the word “Language”, as an integrator and constructive element. The verb “To Teach” is a very challenging word where many sensitivities may join. Teaching a language, therefore, becomes a defiant and delicate process, where boundaries among the different realities of the public prospect and the own learning language reality, must be treated with a deep concern. In this work the use of Tales and Stories, as a vital and literary resource, is proposed. From an integrating, inclusive and universal component, this investigation work will try to reflect and to wonder about the concept of language and its role in the evolution and development of societies. It will also pretend to study the capacity of our societies to overcome the boundaries established, tangible or not, and it will take into consideration the different possibilities to reach personal, human and social realization goals. A language and its process of learning can be used as a way of knowledge and freedom.pt_PT
dc.identifier.citationAlvarez Corral, José Ignácio - O ensino de português num politécnico espanhol [Em linha]: os contos como veículo de aprendizagem. [S.l.]: [s.n.], 2019. 87 p.
dc.identifier.tid202266621
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/8428
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsinarpt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectLínguapt_PT
dc.subjectLíngua portuguesapt_PT
dc.subjectTradição oralpt_PT
dc.subjectMestrado em Português Língua Não Maternapt_PT
dc.subjectEnsino politécnicopt_PT
dc.subjectContopt_PT
dc.subjectEspanhapt_PT
dc.titleO ensino de português num politécnico espanhol: os contos como veículo de aprendizagempt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameTrabalho de Projeto de Mestrado em Arte e Educação apresentada à Universidade Abertapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
CORRIGIDO_ MAE Aluno 1002978 - Janeiro 2019 -vf.pdf
Size:
3.2 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.95 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: