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Bibliotecas escolares: entre o físico e o digital

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg09:Indústria, Inovação e Infraestruturaspt_PT
dc.contributor.advisorNovo, Ana
dc.contributor.authorLindo, Filipe Tavares Mendes Azevedo da Costa
dc.date.accessioned2021-05-12T11:32:14Z
dc.date.available2021-05-12T11:32:14Z
dc.date.issued2021-01-13
dc.date.submitted2021-05-12
dc.description.abstractA biblioteca escolar questiona a sua essência física e a sua atualidade, quando confrontada com a globalização da tendência digital e quase imaterial da informação computadorizada. O próprio conceito de “informação” exige agora uma revisão mais frequente. A aparente liberdade de acesso e produção de informação de alcance universal põe em evidência dilemas éticos ainda mais significativos do que os que já existiram até hoje. A desmaterialização das nossas vidas, afinal, não as purifica, transporta consigo todas as nossas fragilidades humanas. A discussão acerca do papel das bibliotecas escolares na vida digital dos alunos e nas suas literacias produz uma vasta variedade de argumentos e inflama muitas opiniões. Esta discussão engloba conceitos em constante adaptação como; “moderação” ou “censura”; “verdadeiro” ou “falso”; ou “crença” e “ciência”. Para além de qualquer tendência, a biblioteca deve preparar os seus leitores para serem críticos. Também os conceitos tracionais de leitura precisam agora ser revistos, face ao crescimento das leituras em formato multimédia e da adaptação às exigências das novas gerações. A biblioteca deve adotar uma postura aprendente e de permanente atenção ao estudo etnográfico e sociológico das novas gerações, de forma poder oferecer a resposta adequada a novos requisitos. Finalmente, partindo dos inquéritos da Rede de Bibliotecas Escolares aplicados às bibliotecas escolares do distrito de Setúbal, nos anos de 2015 e 2017, encontramos as tendências de opinião dos alunos relativamente ao papel desempenhado pela biblioteca escolar na promoção de conteúdos digitais e na formação para a utilização da Internet ou dos recursos digitais e concluímos que os alunos reconhecem as valências tradicionais da biblioteca e o seu processo delicado de integração no mundo digital.pt_PT
dc.description.abstractSchool libraries questions their physical essence and their relevance when confronted with the globalization of the digital and almost immaterial trend of computerized information. The very concept of "information" now requires a more frequent review. Apparent freedom of access to and production of information, universally available, highlights even more significantly ethical dilemmas than those that have existed to date. The dematerialization of our live, after all, does not purify it. It carries within all our human frailties. Discussions about the role of school libraries in students' digital lives and their literacies produces a wide variety of arguments and ignites many opinions. These discussions encompass concepts in constant adaptation such as; "moderation" or "censorship"; "true" or "false"; or "belief" and "science". Beyond any trend, the library should prepare its readers to be critical. Even tractional reading concepts need now to be revised, in view of the multimedia readings growth and the adaptation to the new generations demands. The library should adopt a learning and constant attention to the ethnographic and sociological new generations study, to offer the appropriate response to new requirements. Lastly, based on the Rede de Bibliotecas Escolares (Portuguese School Library Network) surveys applied to the district of Setúbal school libraries, in 2015 and 2017, we find students' opinions trends on the role played by the school library in promoting digital content and training in the Internet or digital resources use. We conclude that students recognise the traditional skills of library and its delicate process of integration into the digital world.pt_PT
dc.identifier.citationLindo, Filipe Tavares Mendes Azevedo da Costa - Bibliotecas escolares [Em linha]: entre o físico e o digital. [S.l.]: [s.n.], 2020. 89 p.
dc.identifier.tid202726240
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/10720
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectBibliotecas escolarespt_PT
dc.subjectDigitalpt_PT
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_PT
dc.subjectInformaçãopt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectInternetpt_PT
dc.subjectRede de Bibliotecas Escolarespt_PT
dc.subjectSetúbalpt_PT
dc.subjectSchool librariespt_PT
dc.subjectRBEpt_PT
dc.subjectInformationpt_PT
dc.subjectCommunicationpt_PT
dc.titleBibliotecas escolares: entre o físico e o digitalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares apresentada à Universidade Abertapt_PT

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