Publication
Experiências de organização do trabalho docente no ensino superior em regime de e-learning
dc.contributor.author | Seabra, Filipa | |
dc.contributor.author | Henriques, Susana | |
dc.date.accessioned | 2014-01-21T17:16:12Z | |
dc.date.available | 2014-01-21T17:16:12Z | |
dc.date.issued | 2013-09 | |
dc.description | XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, realizado na Universidade do Minho, em Braga de 11 a 13 de setembro de 2013 | por |
dc.description.abstract | O debate e a prática do ensino superior têm sido transversalmente marcados por questões como o enfoque no e-learning, a aplicação de novas metodologias de ensino e aprendizagem, designadamente a aprendizagem a distância. Este tipo de questões, associam-se a um novo paradigma centrado no estudante e na dimensão social do ensino superior. Neste contexto, o ensino a distância em modalidade e-learning tem vindo a ganhar expressão no panorama Português, onde se destaca a Universidade Aberta. A especificidade da modalidade de ensino e do público-alvo determinaram a elaboração de um modelo pedagógico virtual próprio, informado por quatro eixos fundamentais: a aprendizagem centrada no estudante; o primado da flexibilidade; o primado da interação; e o primado da inclusão digital. Estas características, de entre as quais destacamos a flexibilidade inerente ao processo de ensino-aprendizagem levantam questões relacionadas com a gestão do tempo dos professores. É em torno de um conjunto de experiências de organização do trabalho docente e de gestão do tempo que propomos a discussão apresentada nesta comunicação, que se fundamenta numa metodologia qualitativa, com recurso à entrevista semiestruturada como método de recolha de dados, e à análise de conteúdo como técnica de análise de dados. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/2835 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject | Ensino superior | por |
dc.subject | Elearning | por |
dc.title | Experiências de organização do trabalho docente no ensino superior em regime de e-learning | por |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Braga, Universidade do Minho | por |
oaire.citation.title | XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia | por |
person.familyName | Seabra | |
person.familyName | Henriques | |
person.givenName | Filipa | |
person.givenName | Susana | |
person.identifier | YawJROIAAAAJ&hl=pt-PT | |
person.identifier | 1730761 | |
person.identifier.ciencia-id | 991A-6004-246D | |
person.identifier.ciencia-id | 6411-F538-EA4A | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1690-9502 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-7506-1401 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57210809988 | |
person.identifier.scopus-author-id | 54420026300 | |
rcaap.rights | restrictedAccess | por |
rcaap.type | conferenceObject | por |
relation.isAuthorOfPublication | 03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec | |
relation.isAuthorOfPublication | 7cf0fcf3-cd6d-426c-be00-3579c1499dd9 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 7cf0fcf3-cd6d-426c-be00-3579c1499dd9 |