Repository logo
 
Publication

Reflexões sobre os efeitos da pandemia na aprendizagem digital

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorNobre, Ana
dc.contributor.authorMouraz, Ana
dc.date.accessioned2021-01-06T15:53:11Z
dc.date.available2021-01-06T15:53:11Z
dc.date.issued2020-12
dc.description.abstractNo início da terceira década do século XXI, mudanças significativas estão a ocorrer nas Instituições de Ensino Superior (IES). Se a necessidade de oferecer educação superior a mais estudantes, e mais diversificados, vinha constituindo um desafio, imposto pela globalização e pela economia do conhecimento, a pandemia obrigou as IES a reequacionar a sua oferta digital. Embora o Ensino Superior use extensivamente o e-learning, o ensino on-line, o ensino a distância, ou alguma outra forma de educação tecnológica, importa refletir sobre os efeitos que tal uso trará à reconfiguração da aprendizagem digital, mesmo num período pós pandemia. É esse propósito que estrutura este texto. Parte-se da literatura recente sobre a aprendizagem digital e seus contornos para refletir sobre as possibilidades e dificuldades que a pandemia lhe trouxe.pt_PT
dc.description.abstractIn the first beginning of the third decade of 21 century, a huge change is occurring in Higher Education. The need to offer higher education to more students, and more diversified, had been a challenge to Higher Education Institutions (HEIs), imposed by globalization and the knowledge economy. However, the pandemic forced HEIs to rebalance their digital offer. Although e-learning, online education, distance learning, or some other form of technological education have been used extensively in HE, it is important to reflect on the effects that such use will bring to the reconfiguration of digital learning, even in a postpandemic period. Such is the purpose that frame this text. It starts from the recent literature on digital learning and its features to reflect on the possibilities and difficulties that the pandemic has brought to the concept and its practices.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationNobre, Ana & Mouraz, Ana (2020). Reflexões sobre os efeitos da pandemia na aprendizagem digital. Dialogia, 36, pp367-381.pt_PT
dc.identifier.doi10.5585/dialogia.n36.18722pt_PT
dc.identifier.eissn1983-9294
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/10344
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/18722pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectAprendizagem digitalpt_PT
dc.subjectPandemia COVID-19pt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectGlobalizaçãopt_PT
dc.subjectTecnologia digitalpt_PT
dc.subjectDigital learningpt_PT
dc.subjectCOVID-19 pandemicpt_PT
dc.subjectHigher educationpt_PT
dc.subjectGlobalizationpt_PT
dc.subjectDigital technologypt_PT
dc.titleReflexões sobre os efeitos da pandemia na aprendizagem digitalpt_PT
dc.title.alternativeReflection on the effects of the pandemic in the digital learningpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage381pt_PT
oaire.citation.startPage367pt_PT
oaire.citation.titleDialogiapt_PT
person.familyNameNobre
person.familyNameMouraz Lopes
person.givenNameAna
person.givenNameAna Maria
person.identifierK-5236-2014
person.identifier.ciencia-id451A-5847-2060
person.identifier.orcid0000-0002-9902-1850
person.identifier.orcid0000-0001-7960-5923
person.identifier.scopus-author-idID 55213861200
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationb32570c5-368f-4257-a73b-c49acf289869
relation.isAuthorOfPublication7d4ef2e7-55d8-453a-8d57-b0ae7ed9a750
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7d4ef2e7-55d8-453a-8d57-b0ae7ed9a750

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
18722-81590-1-PB dialogia 2020.pdf
Size:
306.89 KB
Format:
Adobe Portable Document Format