Publication
A importância das comunidades virtuais de prática em ambiente educativo: sucesso e colaboração de uma comunidade de professores
dc.contributor.author | Rocha, Maria Antonieta | |
dc.contributor.author | Pereira, Alda | |
dc.date.accessioned | 2020-02-05T16:46:48Z | |
dc.date.available | 2020-02-05T16:46:48Z | |
dc.date.issued | 2014-11 | |
dc.description.abstract | Face à atual ecologia da Web 2.0 e o poder da Rede global, o presente artigo ancora-se na análise da importância e enriquecimento que uma comunidade virtual de prática educacional potencia bem como na análise das suas características e boas práticas. As opções metodológicas recaíram na adoção de uma abordagem qualitativa com estudo de caso. Quanto à recolha de dados optámos inicialmente pela observação à dinâmica da comunidade a que se seguiram entrevistas semi-diretivas ao administrador e membros e um questionário online aos membros. Concluímos que para a formação e proliferação de uma comunidade virtual de prática em âmbito educacional é determinante a vontade expressa de um conjunto de indivíduos que se identifiquem entre si, e um domínio reconhecido como relevante num espaço sem hierarquia explícita, não tutelar nem tutelado, sem demasiada estruturação. A resposta à dúvida colocada como a partilha de experiência assume-se fundamental para esta comunidade. | pt_PT |
dc.description.abstract | In view of the current Web 2.0 ecology and the power of the global Network, the present article seeks to analyse the importance and enrichment that a virtual community of educational practice fosters as well as an overview of its characteristics and good practices. Methodologically speaking, it was decided to adopt a qualitative approach with a case study. As regards data collection we initially opted for observing the community dynamics followed by semi-structured interviews of the administrator and members and an online questionnaire for members. We concluded that the formation and proliferation of a virtual community of practice in the educational field is dependent on the express will of a set of individuals who identify with each other and a domain recognised as relevant in a space without explicit hierarchy, neither protected nor protective, without too much structuring. The answer to the query raised as the sharing of experience has become vital to this community. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Rocha, Maria Antonieta; Pereira, Alda - A importância das comunidades virtuais de prática em ambiente educativo: sucesso e colaboração de uma comunidade de professores. In ticEDUCA2014. Encontro Internacional TIC e Educação, 3, Lisboa, 2014 - "Aprendizagem online” [Em linha]. Organizado por G. Lobato Miranda; M. Elvira Monteiro; P. Brás. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2014. ISBN 978-989-8753-08-3. p. 602-610 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8753-08-3 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/9188 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto da Educação da Universidade de Lisboa | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://ticeduca2014.ie.ul.pt/index.php/pt/atas-digitais | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem em rede | pt_PT |
dc.subject | Comunidades virtuais de prática | pt_PT |
dc.subject | Interação | pt_PT |
dc.subject | Partilha | pt_PT |
dc.subject | Network learning | pt_PT |
dc.subject | Virtual communities of practice | pt_PT |
dc.subject | Interaction | pt_PT |
dc.subject | Sharing | pt_PT |
dc.title | A importância das comunidades virtuais de prática em ambiente educativo: sucesso e colaboração de uma comunidade de professores | pt_PT |
dc.title.alternative | The importance of virtual communities of practice in an educational environment: success and collaboration of a teachers’ community | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 610 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 602 | pt_PT |
oaire.citation.title | ticEduca2014. Atas do III Congresso Internacional das TIC na Educação. Aprendizagem Online | pt_PT |
person.familyName | Rocha | |
person.familyName | Pereira | |
person.givenName | Maria Antonieta | |
person.givenName | Alda | |
person.identifier.ciencia-id | A518-4D8B-1847 | |
person.identifier.ciencia-id | F513-9682-5BD4 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1189-9261 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-9192-0835 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55980553700 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | a7812075-b40c-49ee-be3d-0ce21e6b683e | |
relation.isAuthorOfPublication | 60a3e8c8-2909-47ca-87f7-a0860fad8a29 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 60a3e8c8-2909-47ca-87f7-a0860fad8a29 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- A Importância das Comunidades Virtuais de Prática em Ambiente Educativo – Sucesso e colaboração de uma comunidade de professores.pdf
- Size:
- 261.97 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.97 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: