Publication
Evitando o plágio: uso de fontes e referenciação bibliográfica segundo as normas MLA (9th Edition)
dc.contributor.author | Oliveira, Susana | |
dc.date.accessioned | 2023-05-22T11:11:30Z | |
dc.date.available | 2023-05-22T11:11:30Z | |
dc.date.issued | 2023-05-19 | |
dc.description | Sessão no âmbito do ciclo de encontros online dos estudantes da UAb|CLA Norte | pt_PT |
dc.description.abstract | A Universidade Aberta possui, há vários anos, instrumentos antiplágio como forma de desincentivar uma prática infelizmente comum e disseminada no círculo académico. A nível legal, o plágio, ou a apropriação da autoria do trabalho intelectual de outrem, constitui-se como crime, punível por lei. A nível institucional, a prática de plágio fragiliza o vínculo de confiança Professor—Estudante, além de impedir o progresso e a consolidação das competências de exposição, argumentação e pensamento crítico. Contudo, a prática de plágio resulta, por vezes, inintencional. Ou seja, por falta de conhecimento sobre como abordar as fontes consultadas no trabalho a avaliar pelos Professores, o Estudante pode incorrer de modo involuntário em alguma forma de plágio. Assim, para evitar qualquer situação de plágio que penalize a classificação de trabalhos, fragilize o elo de confiança com os Professores e comprometa a aquisição e a consolidação de competências académicas, importa respeitar um critério rigoroso de apresentação das fontes consultadas. Existem vários critérios que podem ser seguidos na citação e referenciação de fontes, cujas normas se encontram disponíveis online. Esta sessão incidirá sobre os critérios MLA [Modern Language Association] não só por razões de rigor e de clareza de exposição, mas também por serem aqueles usualmente seguidos na área das Humanidades. Com este recurso, pretende-se que os estudantes se sintam familiarizados em relação aos critérios MLA e esclarecidos sobre as competências associadas à citação e referenciação de fontes, reforçando o desenvolvimento da motivação intrínseca, no contexto de uma aprendizagem moralmente responsável, ética e construtiva. | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/13803 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Plágio | pt_PT |
dc.subject | MLA | pt_PT |
dc.subject | Guias de estilo | pt_PT |
dc.subject | Citações | pt_PT |
dc.subject | Referências bibliográficas | pt_PT |
dc.title | Evitando o plágio: uso de fontes e referenciação bibliográfica segundo as normas MLA (9th Edition) | pt_PT |
dc.type | learning object | |
dcterms.educationLevel | https://guiadoscursos.uab.pt/ | pt_PT |
dcterms.instructionalMethod | Elaboração de trabalhos académicos. Familiarização com o guia de estilo MLA; prevenção da prática de plágio | pt_PT |
dspace.entity.type | Publication | |
person.familyName | Oliveira | |
person.givenName | Susana M. | |
person.identifier.ciencia-id | E914-7A35-F9A5 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-0253-4204 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | pedagogicalPublication | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | d2ccdf05-5275-4119-972a-328e5a484609 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | d2ccdf05-5275-4119-972a-328e5a484609 |