Repository logo
 
Publication

Ferramentas de IA generativa na educação: um estudo qualitativo com estudantes de doutoramento sobre práticas, ética e impacto académico

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
datacite.subject.sdg09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
dc.contributor.authorSilveira, Franciene
dc.contributor.authorLopes, Eliana
dc.contributor.authorCarrilho, Irene
dc.contributor.authorRamos, Teresa
dc.contributor.authorGuadelupe, Savio
dc.date.accessioned2025-11-11T11:27:39Z
dc.date.available2025-11-11T11:27:39Z
dc.date.issued2025
dc.description.abstractO presente artigo tem por objetivo explorar o uso de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) por estudantes do doutoramento, focando em como estas ferramentas são usadas, os seus benefícios e desafios. A investigação, de natureza qualitativa, adotou uma abordagem de estudo de caso, utilizando o grupo focal para a recolha de dados. Inicialmente, apresenta-se o enquadramento teórico que sustenta as questões de investigação: de que modo é que os estudantes do Ensino Superior utilizam as ferramentas de Inteligência Artificial generativa? E quais são as suas percepções acerca da sua utilização em contexto académico? Em seguida a metodologia, onde são apresentadas e justificadas as estratégias e técnicas selecionadas para investigar o problema, descrevendo a sua aplicação. Posteriormente, os resultados da aplicação das técnicas de recolha de dados são apresentados. Por fim, surgem as conclusões, que sistematizam as descobertas realizadas e apontam as limitações do estudo, destacando possíveis futuras investigações de interesse resultantes de lacunas existentes e detetadas. Os estudantes reconhecem que as ferramentas de IA aumentam a produtividade e otimizam o tempo de estudo, mas expressam preocupações éticas, como o plágio e a dependência. Há uma perceção generalizada da necessidade de maior regulamentação e literacia em IA, para garantir o uso ético e eficaz destas tecnologias no contexto académico. A formação em IA é vista como fundamental para maximizar os benefícios e mitigar os riscos associados ao uso destas ferramentas.por
dc.description.abstractThis article aims to explore the use of Artificial Intelligence (AI) tools by doctoral students, focusing on how these tools are used, their benefits and challenges. The qualitative research adopted a case study approach, using a focus group for data collection. Initially, the theoretical framework supporting the research questions is presented: how do higher education students use generative Artificial Intelligence tools? And what are their perceptions of their use in an academic context? Then the methodology, where the strategies and techniques selected to investigate the problem are presented and justified, describing their application. Subsequently, the results of the application of data collection techniques are presented. Finally, the conclusions emerge, which systematize the discoveries made and point out the limitations of the study, highlighting possible future investigations of interest resulting from existing and detected gaps. Students recognize that AI tools increase productivity and optimize study time, but express ethical concerns such as plagiarism and addiction. There is a widespread perception of the need for greater regulation and literacy in AI, to ensure the ethical and effective use of these technologies in the academic context. Training in AI is seen as fundamental to maximizing the benefits and mitigating the risks associated with the use of these tools.eng
dc.identifier.doi10.34627/redvol8iss2e202514
dc.identifier.issn2182-4967
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/20440
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherUniversidade Aberta. LE@D
dc.relation.hasversionhttps://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/40930
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
dc.subjectEnsino superior
dc.subjectInteligência Artificial (IA)
dc.subjectLiteracia em IA
dc.subjectÉtica na IA
dc.subjectHigher education
dc.subjectArtificial Intelligence (AI)
dc.subjectAI literacy
dc.subjectAI ethics
dc.titleFerramentas de IA generativa na educação: um estudo qualitativo com estudantes de doutoramento sobre práticas, ética e impacto académicopor
dc.title.alternativeGenerative AI tools in education: a qualitative study with PhD students on practices, ethics and academic impacteng
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.issue2
oaire.citation.titleRE@D - Revista de Educação a Distância e Elearning
oaire.citation.volume8
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNameSilveira
person.familyNameLopes
person.familyNameCarrilho
person.familyNameRamos
person.familyNameGuadelupe
person.givenNameFranciene
person.givenNameEliana
person.givenNameIrene
person.givenNameTeresa
person.givenNameSavio
person.identifier.orcid0009-0009-2234-7607
person.identifier.orcid0009-0006-7696-9864
person.identifier.orcid0009-0003-4601-0669
person.identifier.orcid0000-0002-8717-2547
person.identifier.orcid0000-0002-4854-2330
relation.isAuthorOfPublicationc1f32577-cc22-403c-a41c-4deb1652fba3
relation.isAuthorOfPublication405e970f-9d45-42f9-9103-20da0d0fb120
relation.isAuthorOfPublicationf43fe3ad-508f-4984-b5e0-e0797009298e
relation.isAuthorOfPublication5969d5d6-4e03-430b-8e74-2b754730f4d2
relation.isAuthorOfPublicatione4ea04b7-9e2a-41ae-b6db-ebe69e586529
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryc1f32577-cc22-403c-a41c-4deb1652fba3

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
READ_V8_N2_40930.pdf
Size:
783 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
8 B
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: