Repository logo
 
Publication

Experiências formativas com o pensamento computacional no Brasil

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorSimone, Lucena
dc.contributor.authorSantos Júnior, Gilson Pereira dos
dc.date.accessioned2022-10-21T09:34:34Z
dc.date.available2022-10-21T09:34:34Z
dc.date.issued2022-05
dc.description.abstractNa sociedade contemporânea, conectada em rede, em que todos podem ser emissores e receptores de informações, e que os dispositivos do cotidiano são programáveis, inteligentes e se comunicam entre si, faz-se essencial estimular, nas crianças e jovens, a criticidade, a criatividade e o raciocínio algorítmico para formulação e resolução de problemas, para que eles sejam capazes de explorar as potencialidades da rede e dos objetos conectados nela, compreendendo o seu funcionamento e permitindo também a sua programação. O pensamento computacional surge assim como uma possibilidade para formular e resolver problemas, permitindo que os cidadãos interajam com as máquinas, programando-as, para realizarem tarefas. O presente artigo tem como objetivo apresentar algumas experiências formativas com o pensamento computacional desenvolvidas por pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Educação e Culturas Digitais (ECult/UFS/CNPq) da Universidade Federal de Sergipe no Brasil, com alunos do ensino médio e professores da educação básica.pt_PT
dc.description.abstractIn contemporary society, connected in a network, where everyone can be transmitters and receivers of information, and where everyday devices are programmable, intelligent, and communicate with each other, it is essential to stimulate criticality in children and young people, creativity, and algorithmic reasoning for formulating and solving problems, so that they can explore the potential of the network and the objects connected to it, understanding its operation and also allowing its programming. Computational thinking thus emerges as a possibility to formulate and solve problems, allowing citizens to interact with machines, programming them, to perform tasks. This article aims to present the experiences of ECult/UFS/CNPq in training processes with high school students and basic education teachers for the development of computational thinking through plugged-in activities. These experiences reflect the research group's perspective of thinking and doing training processes with teachers in initial and continuous training for the development of computational thinking with plugged and/or unplugged activities in Brazil.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationLucena, Simone; Santos Júnior, Gilson Pereira dos - Experiências formativas com o pensamento computacional no Brasil. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 5, nº 1 (maio 2022)pt_PT
dc.identifier.doi10.34627/redvol5iss1e202203pt_PT
dc.identifier.issn2182-4967
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/12383
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)pt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/27106pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPensamento computacionalpt_PT
dc.subjectProcessos formativospt_PT
dc.subjectEducação básicapt_PT
dc.subjectComputational thinkingpt_PT
dc.subjectTraining processespt_PT
dc.subjectBasic educationpt_PT
dc.titleExperiências formativas com o pensamento computacional no Brasilpt_PT
dc.title.alternativeFormative experiences with computational thinking in Brazilpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.titleRE@D - Revista de Educação a Distância e Elearningpt_PT
person.familyNamePereira dos Santos Júnior
person.givenNameGilson
person.identifier.orcid0000-0002-7545-714X
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication1add028c-8d8f-4473-abf1-94b5b9a12e0c
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery1add028c-8d8f-4473-abf1-94b5b9a12e0c

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
READ_V5 N1_e202203.pdf
Size:
902.53 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
5 B
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: