Repository logo
 
Publication

Avaliação da qualidade com base na aplicação da ferramenta Servqual: um estudo de caso numa instituição de educação a distância em Moçambique

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorChimuzu, António
dc.contributor.authorTeixeira, António
dc.date.accessioned2021-01-13T12:43:47Z
dc.date.available2021-01-13T12:43:47Z
dc.date.issued2020-11
dc.description.abstractEste artigo apresenta uma versão modificada do modelo SERVQUAL para medir a satisfação dos estudantes do Instituto Superior de Ciências e Educação a Distância em Moçambique. O modelo SERVQUAL consiste na utilização de aspectos relacionados aos serviços aos estudantes a distância que são questionados usando o questionário SERVQUAL em duas fases para apurar a diferença entre as expetativas e perceções dos mesmos. Foi feita uma análise dos dados de 348 estudantes cujos resultados mostram a utilidade desta ferramenta para obter a perceção dos estudantes de forma sintética e em formato reduzido que pode ser usado pela administração para tomar decisões informadas. A dimensão Empatia foi a que mais se aproximou das expetativas dos estudantes, enquanto que a dimensão Capacidade de Resposta teve a pior apreciação. Por outro lado, o modelo SERVQUAL pode ser um complemento útil às ferramentas standard de avaliação de qualidade de uma instituição de educação a distância. A metodologia usada nesta pesquisa nunca foi usada em Moçambique.pt_PT
dc.description.abstractThis article presents a modified version of the SERVQUAL model to measure student satisfaction at the Higher Institute of Sciences and Distance Education in Mozambique. The SERVQUAL model consists of the use of questions related to services to distance education students. These questions were organized using the SERVQUAL questionnaire in two phases to determine the difference between their expectations and perceptions. Results obtained from 348 students' responses show the usefulness of this tool to obtain the students' perception synthetically and reduced format that can be used by the members of the administration to make decisions. The Empathy dimension came closest to the students' expectations, while the Response Capacity dimension had the worst assessment. On the other hand, the SERVQUAL model can be a useful complement to the standard quality assessment tools for distance education institutions. The methodology used in this research has never been used in Mozambique.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationChimuzu, António; Teixeira, António - Avaliação da qualidade com base na aplicação da ferramenta Servqual: um estudo de caso numa instituição de educação a distância em Moçambique. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 3, nº 2 (novembro 2020), p. 26-38pt_PT
dc.identifier.doi10.34627/re@d_le@d.v3i2.249pt_PT
dc.identifier.issn2182-4967
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/10390
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)pt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.rcaap.pt/index.php/lead_read/article/view/21879pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectERVQUALpt_PT
dc.subjectEducação a distânciapt_PT
dc.subjectPerceção dos estudantespt_PT
dc.subjectExpetativas dos estudantespt_PT
dc.subjectQualidade de serviçopt_PT
dc.subjectPrioridades de melhoriapt_PT
dc.subjectDistance learningpt_PT
dc.subjectStudent's perceptionpt_PT
dc.subjectStudent's expectationspt_PT
dc.subjectQuality of servicept_PT
dc.subjectPriorities for improvementpt_PT
dc.titleAvaliação da qualidade com base na aplicação da ferramenta Servqual: um estudo de caso numa instituição de educação a distância em Moçambiquept_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage38pt_PT
oaire.citation.startPage26pt_PT
oaire.citation.titleRE@D - Revista de Educação a Distância e Elearningpt_PT
person.familyNameChimuzu
person.familyNameTeixeira
person.givenNameAntónio
person.givenNameAntónio
person.identifier.ciencia-id9713-BFC4-BAFB
person.identifier.ciencia-id7810-ACD0-18B2
person.identifier.orcid0000-0002-6885-2037
person.identifier.orcid0000-0002-1339-6548
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication4bedd573-4838-4eac-8ca2-7f161e81b532
relation.isAuthorOfPublicatione6474cc5-0c39-4eb5-ba27-a3f19964333f
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery4bedd573-4838-4eac-8ca2-7f161e81b532

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
READ_V3_N2_p. 26-38.pdf
Size:
429.96 KB
Format:
Adobe Portable Document Format