Repository logo
 
Publication

Desenvolvimento Positivo pela Tecnologia (PTD) checklist de envolvimento: crianças/criança e ambientes/facilitadores

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorPinto, Maribel
dc.contributor.authorAraújo, Catarina Liane
dc.contributor.authorMonteiro, Ana Francisca
dc.contributor.authorOsório, António
dc.date.accessioned2022-10-21T10:24:50Z
dc.date.available2022-10-21T10:24:50Z
dc.date.issued2022-05
dc.description.abstractEste artigo apresenta uma reflexão teórica sobre o contributo que a aplicação da Checklist de Envolvimento: Crianças/Criança e Ambientes/Facilitadores (Strawhacker & Bers, 2018) poderá ter para a promoção de experiências de aprendizagem com tecnologia que fomentem o desenvolvimento positivo da criança (Bers, 2018). Tendo por base um modelo de “desenvolvimento positivo pela tecnologia” (PTD) assente nos princípios de desenvolvimento da criança (Ramos, 2016), este instrumento1 foi desenvolvido e validado no âmbito dos trabalhos desenvolvidos por Marina Bers (2008, 2012, 2018). A tradução aqui disponibilizada foi realizada no âmbito do projeto KML II - Laboratório de Tecnologias e Aprendizagem de Programação para o Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal, observando-se os respetivos direitos de autor2.A partir de uma perspetiva construcionista dos processos de aprendizagem (Papert, 1999; Resnick, 2017; Bers, 2018), o presente trabalho explora como esta checklist poderá contribuir para uma maior compreensão de várias dimensões de análise de contextos de promoção do desenvolvimento positivo pela tecnologia. Pretende-se, desta forma, estimular a construção de ambientes de aprendizagem ricos em tecnologia e promotores do desenvolvimento positivo da criança, que atentem, nomeadamente, à centralidade das relações interpessoais e da qualidade dos ambientes onde estas atividades ocorrem. Ao longo do texto, serão apresentadas as caraterísticas desta checklist, designadamente os seis tipos de comportamentos positivos de utilização das tecnologias considerados e a sua distribuição por domínios e dimensões de análise. A reflexão sobre a análise da relação de dinâmicas entre crianças e contextos, bem como a compreensão de como a tecnologia pode ser concebida e utilizada para promover comportamentos positivos, poderá permitir aos profissionais da educação analisar os progressos no desenvolvimento de competências tecnológicas e na promoção do desenvolvimento cognitivo, social e moral de todas as crianças. Entendemos que a possibilidade de traduzir e utilizar este instrumento de análise trará um contributo importante para a análise das interações das crianças com tecnologias, nos seus contextos educativos. Esperamos, desta forma, possibilitar um melhor conhecimento da forma como as tecnologias digitais poderão promover o desenvolvimento positivo das crianças, designadamente no âmbito da investigação desenvolvida pelo projeto KML2, cujos resultados (Amante et al, 2019; Monteiro et al, 2021; Souza et al, 2020) poderão, assim, ser discutidos no contexto do atual quadro educativo mundial.pt_PT
dc.description.abstractThis article presents a theoretical reflection on the contribution that the application of the Engagement Checklist: Children/Child and Environments/Facilitators (Strawhacker & Bers, 2018) may have for the promotion of learning experiences with technology that promote positive child development (Bers, 2018). Based on a model of "positive development through technology" (PTD) grounded in the work developed by Marina Bers (2008, 2012, 2018). The translation provided here was carried out within the scope of the KML II project - Laboratory of Technologies and Learning Programming for Pre-school and Primary School in Portugal, with respect to the corresponding authoring rights. From a learning processes constructionist perspective (Papert, 1999; Resnick, 2017; Bers, 2018), this paper explores how this checklist can contribute to a greater understanding of several dimensions of analysis of contexts promoting positive development through technology. In this way, it aims to stimulate the construction of learning environments that are rich in technology and promote positive child development, paying particular attention to the centrality of interpersonal relationships and the quality of the environments where these activities occur. Throughout the text, the characteristics of this checklist will be presented, namely the six types of positive behaviours in the use of technologies considered and their distribution by domains and dimensions of analysis. The reflection on the analysis of the relationship of dynamics between children and contexts, as well as the understanding of how technology can be designed and used to promote positive behaviours, may allow education professionals to analyse the progress in the development of technological competences and the promotion of the cognitive, social and moral development of all children. We believe that the possibility to translate and use this analysis tool will bring an important contribution to the analysis of children's interactions with technologies, in their educational contexts. We hope, in this way, to enable a better knowledge of how digital technologies may promote children's positive development, namely within the scope of the research developed by the KML2 project, whose results (Amante et al, 2019; Monteiro et al, 2021; Souza et al, 2020) may, thus, be discussed in a worldwide educational framework.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPinto, Maribel Santos Miranda; et al. - Desenvolvimento Positivo pela Tecnologia (PTD) checklist de envolvimento: crianças/criança e ambientes/facilitadores. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 5, nº 1 (maio 2022)pt_PT
dc.identifier.doi10.34627/redvol5iss1e202204pt_PT
dc.identifier.issn2182-4967
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/12385
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)pt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/26761pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEnvolvimentopt_PT
dc.subjectTecnologiaspt_PT
dc.subjectAmbientes de aprendizagem positivospt_PT
dc.subjectInstrumentos de análisept_PT
dc.subjectConstrucionismopt_PT
dc.subjectEducação básicapt_PT
dc.subjectEngagementpt_PT
dc.subjectTechnologiespt_PT
dc.subjectPositive learning environmentspt_PT
dc.subjectAnalytical toolspt_PT
dc.subjectConstructionismpt_PT
dc.subjectBasic educationpt_PT
dc.titleDesenvolvimento Positivo pela Tecnologia (PTD) checklist de envolvimento: crianças/criança e ambientes/facilitadorespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.titleRE@D - Revista de Educação a Distância e Elearningpt_PT
person.familyNamePinto
person.familyNameTeixeira de Castro Araújo
person.familyNameCunha Monteiro
person.familyNameMeneses Osório
person.givenNameMaribel
person.givenNameCatarina Liane
person.givenNameAna Francisca
person.givenNameAntónio José
person.identifierN-9713-2015
person.identifierL-4239-2017
person.identifier.ciencia-id661D-AAF8-B26D
person.identifier.ciencia-id4B14-40F5-687C
person.identifier.ciencia-idA917-2146-FAC1
person.identifier.ciencia-id331D-35D1-293E
person.identifier.orcid0000-0003-0813-1497
person.identifier.orcid0000-0003-3930-7352
person.identifier.orcid0000-0001-6204-5456
person.identifier.ridJ-8828-2014
person.identifier.scopus-author-id57205359063
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication8b27fb82-55ae-47fb-bcf8-66fa2ce3ea0d
relation.isAuthorOfPublication07c81921-be12-44ec-b177-fa81d4506b94
relation.isAuthorOfPublicatione6e43c48-6213-4b4f-adc8-9d1314abf69b
relation.isAuthorOfPublication4326fd7a-8656-4ccf-af64-b5816a50d353
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery4326fd7a-8656-4ccf-af64-b5816a50d353

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
READ_V5 N1_e202204.pdf
Size:
1.93 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
5 B
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: