Repository logo
 
Publication

As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no contexto da educação infantil: um panorama do estado do conhecimento

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
datacite.subject.sdg09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
dc.contributor.authorMuniz, Edemilson da Silva
dc.contributor.authorFerreira, Ediene do Amaral
dc.date.accessioned2025-06-02T14:01:23Z
dc.date.available2025-06-02T14:01:23Z
dc.date.issued2025
dc.description.abstractEste artigo é recorte do estado do conhecimento de uma dissertação que visa articular o trabalho pedagógico com docentes que atendem crianças de Jardim I e II (pré-escola) e o papel das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação nessa primeira etapa da Educação Básica. Para tal, foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura, através do levantamento de teses e dissertações no Catálogo de\ Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, do Brasil, com o objetivo de compreender quais são as concepções, limitações e perspectivas dos docentes da Educação Infantil relacionadas às TDIC na organização das suas práticas pedagógicas. Com essa investigação, foi possível identificar que são poucos os trabalhos nessa temática, mais especificamente nessa etapa de ensino, o que denota a urgência de aprofundamento de pesquisas nessa linha e embasa a pesquisa de mestrado em andamento.por
dc.description.abstractThis article is an excerpt from the state of knowledge of a dissertation that aims to articulate the pedagogical work of teachers working with children in “Jardim” I and II (preschool) and the role of Digital Information and Communication Technologies (DICT) in this initial stage of Basic Education. To this end, a Systematic Literature Review was conducted by surveying theses and dissertations in the Theses and Dissertations Catalog of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) and the Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), from Brazil. The objective was to understand the conceptions, limitations, and perspectives of Early Childhood Education teachers regarding DICT in the organization of their pedagogical practices. This investigation revealed that there are few studies on this topic, particularly at this educational stage, highlighting the urgency of further research in this field and providing a foundation for the ongoing master's research.eng
dc.identifier.doi10.34627/redvol8iss1e202506
dc.identifier.issn2182-4967
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/19910
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherUniversidade Aberta. LE@D
dc.relation.hasversionhttps://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/39942
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
dc.subjectTDIC
dc.subjectEducação infantil
dc.subjectPráticas pedagógicas
dc.subjectFormação de professores
dc.subjectDICT
dc.subjectEarly childhood education
dc.subjectPedagogical practices
dc.subjectTeacher training
dc.titleAs Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no contexto da educação infantil: um panorama do estado do conhecimentopor
dc.title.alternativeDigital Information and Communication Technologies (DICT) in the context of early childhood education: an overview of the state of knowledgeeng
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.issue1
oaire.citation.titleRE@D. Revista de Educação a Distância e eLearning
oaire.citation.volume8
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNameMuniz
person.familyNameFerreira
person.givenNameEdemilson da Silva
person.givenNameEdiene do Amaral
person.identifier.orcid0009-0003-7420-5172
person.identifier.orcid0000-0003-4330-3493
relation.isAuthorOfPublicationca8383c5-7ea3-4d74-8c2f-7f0d32478f33
relation.isAuthorOfPublication3c9496b8-9280-4da0-a8e0-82a81090d047
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery3c9496b8-9280-4da0-a8e0-82a81090d047

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
39942-Texto do Trabalho-191549-1-10-20250527.pdf
Size:
704.87 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
8 B
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: