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As lideranças na implementação de projetos de autonomia nas escolas: das perceções normativas às práticas dos diretores

dc.contributor.authorSantos, Carla
dc.date.accessioned2019-12-03T15:24:20Z
dc.date.available2019-12-03T15:24:20Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractO tema da liderança educacional e da autonomia das escolas tem vindo a ser alvo de acesas discussões na esfera educativa portuguesa. Progressivamente, o Estado português tem vindo a apresentar um conjunto de medidas de caráter legislativo que visam a atribuição da autonomia aos estabelecimentos de ensino públicos. Porém, todo este processo é muito lento, quer pela falta de consciencialização política, espírito democrático, conhecimento da problemática educacional portuguesa e regional, quer pelo desconhecimento dos problemas locais onde se insere a escola. Neste artigo apresentamos uma investigação direcionada para a identificação dos estilos de liderança dos diretores de duas escolas (escola de sede e outra de menor dimensão) do 1.º ciclo do ensino básico do concelho de Machico, da Região Autónoma da Madeira e procurámos saber se os projetos por eles liderados promovem a autonomia em construção. Tivemos como eixo estruturante desta investigação as políticas educativas no âmbito da liderança e da autonomia da escola que resultaram das várias reformas que têm vindo a ser implementadas, após um período marcante para a história da democracia em Portugal, o 25 de abril de 1974. A nossa motivação foi compreender as razões que estão na origem de alguns constrangimentos que revestem a prática da liderança e contribuir, se possível, para a realização de desígnios realistas que permitam uma transformação significativa da atuação do líder e dos seus colaboradores na celebração dos contratos de autonomia que subscreveram. A natureza complexa do fenómeno da liderança educacional e o facto de termos analisado com profundidade a realidade de duas escolas do 1.º ciclo do concelho de Machico, fez- -nos optar, do ponto de vista metodológico, pela abordagem ao estudo de caso múltiplo, de natureza qualitativa, tendo sido adotados a entrevista e o questionário como técnicas de recolha de dados. Os resultados evidenciam que o estilo que mais se destaca na liderança dessas diretoras é o transformacional e que estas desempenham um papel central na orientação, moderação e decisão em matéria de prática de autonomia educativa.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSantos, Carla; Neves, Cláudia - As lideranças na implementação de projetos de autonomia nas escolas: das perceções normativas às práticas dos diretores. In Grave-Resendes, Lídia; Bastos, Glória; Oliveira, Oliveira, org. - "Lideranças e inovação em contextos educativos" [Em linha]. Lisboa: Universidade Aberta, 2018. ISBN 978-972-674-819-9. p. 60-84pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-674-819-9
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/8847
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Abertapt_PT
dc.relation.isversionofhttp://hdl.handle.net/10400.2/7396
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectEstilos de liderançapt_PT
dc.subjectLiderançapt_PT
dc.subjectPolíticas educativaspt_PT
dc.subjectProjetos de autonomiapt_PT
dc.titleAs lideranças na implementação de projetos de autonomia nas escolas: das perceções normativas às práticas dos diretorespt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage84pt_PT
oaire.citation.startPage60pt_PT
oaire.citation.titleLideranças e Inovação em Contextos Educativospt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT

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