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As lideranças na implementação de projetos de autonomia nas escolas: das perceções normativas às práticas dos diretores
dc.contributor.author | Santos, Carla | |
dc.date.accessioned | 2019-12-03T15:24:20Z | |
dc.date.available | 2019-12-03T15:24:20Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | O tema da liderança educacional e da autonomia das escolas tem vindo a ser alvo de acesas discussões na esfera educativa portuguesa. Progressivamente, o Estado português tem vindo a apresentar um conjunto de medidas de caráter legislativo que visam a atribuição da autonomia aos estabelecimentos de ensino públicos. Porém, todo este processo é muito lento, quer pela falta de consciencialização política, espírito democrático, conhecimento da problemática educacional portuguesa e regional, quer pelo desconhecimento dos problemas locais onde se insere a escola. Neste artigo apresentamos uma investigação direcionada para a identificação dos estilos de liderança dos diretores de duas escolas (escola de sede e outra de menor dimensão) do 1.º ciclo do ensino básico do concelho de Machico, da Região Autónoma da Madeira e procurámos saber se os projetos por eles liderados promovem a autonomia em construção. Tivemos como eixo estruturante desta investigação as políticas educativas no âmbito da liderança e da autonomia da escola que resultaram das várias reformas que têm vindo a ser implementadas, após um período marcante para a história da democracia em Portugal, o 25 de abril de 1974. A nossa motivação foi compreender as razões que estão na origem de alguns constrangimentos que revestem a prática da liderança e contribuir, se possível, para a realização de desígnios realistas que permitam uma transformação significativa da atuação do líder e dos seus colaboradores na celebração dos contratos de autonomia que subscreveram. A natureza complexa do fenómeno da liderança educacional e o facto de termos analisado com profundidade a realidade de duas escolas do 1.º ciclo do concelho de Machico, fez- -nos optar, do ponto de vista metodológico, pela abordagem ao estudo de caso múltiplo, de natureza qualitativa, tendo sido adotados a entrevista e o questionário como técnicas de recolha de dados. Os resultados evidenciam que o estilo que mais se destaca na liderança dessas diretoras é o transformacional e que estas desempenham um papel central na orientação, moderação e decisão em matéria de prática de autonomia educativa. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Santos, Carla; Neves, Cláudia - As lideranças na implementação de projetos de autonomia nas escolas: das perceções normativas às práticas dos diretores. In Grave-Resendes, Lídia; Bastos, Glória; Oliveira, Oliveira, org. - "Lideranças e inovação em contextos educativos" [Em linha]. Lisboa: Universidade Aberta, 2018. ISBN 978-972-674-819-9. p. 60-84 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-972-674-819-9 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/8847 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Universidade Aberta | pt_PT |
dc.relation.isversionof | http://hdl.handle.net/10400.2/7396 | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Estilos de liderança | pt_PT |
dc.subject | Liderança | pt_PT |
dc.subject | Políticas educativas | pt_PT |
dc.subject | Projetos de autonomia | pt_PT |
dc.title | As lideranças na implementação de projetos de autonomia nas escolas: das perceções normativas às práticas dos diretores | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 84 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 60 | pt_PT |
oaire.citation.title | Lideranças e Inovação em Contextos Educativos | pt_PT |
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