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Abstract(s)
O tema da liderança educacional e da autonomia das escolas tem vindo a ser alvo de
acesas discussões na esfera educativa portuguesa. Progressivamente, o Estado português
tem vindo a apresentar um conjunto de medidas de caráter legislativo que visam a atribuição
da autonomia aos estabelecimentos de ensino públicos. Porém, todo este processo é muito
lento, quer pela falta de consciencialização política, espírito democrático, conhecimento da
problemática educacional portuguesa e regional, quer pelo desconhecimento dos problemas
locais onde se insere a escola.
Neste artigo apresentamos uma investigação direcionada para a identificação dos estilos
de liderança dos diretores de duas escolas (escola de sede e outra de menor dimensão)
do 1.º ciclo do ensino básico do concelho de Machico, da Região Autónoma da Madeira e
procurámos saber se os projetos por eles liderados promovem a autonomia em construção.
Tivemos como eixo estruturante desta investigação as políticas educativas no âmbito da
liderança e da autonomia da escola que resultaram das várias reformas que têm vindo a
ser implementadas, após um período marcante para a história da democracia em Portugal,
o 25 de abril de 1974. A nossa motivação foi compreender as razões que estão na origem
de alguns constrangimentos que revestem a prática da liderança e contribuir, se possível,
para a realização de desígnios realistas que permitam uma transformação significativa da
atuação do líder e dos seus colaboradores na celebração dos contratos de autonomia que
subscreveram.
A natureza complexa do fenómeno da liderança educacional e o facto de termos analisado
com profundidade a realidade de duas escolas do 1.º ciclo do concelho de Machico, fez-
-nos optar, do ponto de vista metodológico, pela abordagem ao estudo de caso múltiplo, de
natureza qualitativa, tendo sido adotados a entrevista e o questionário como técnicas de
recolha de dados. Os resultados evidenciam que o estilo que mais se destaca na liderança dessas diretoras é o transformacional e que estas desempenham um papel central na
orientação, moderação e decisão em matéria de prática de autonomia educativa.
Description
Keywords
Estilos de liderança Liderança Políticas educativas Projetos de autonomia
Pedagogical Context
Citation
Santos, Carla; Neves, Cláudia - As lideranças na implementação de projetos de autonomia nas escolas: das perceções normativas às práticas dos diretores. In Grave-Resendes, Lídia; Bastos, Glória; Oliveira, Oliveira, org. - "Lideranças e inovação em contextos educativos" [Em linha]. Lisboa: Universidade Aberta, 2018. ISBN 978-972-674-819-9. p. 60-84
Publisher
Universidade Aberta