Repository logo
 
Publication

As tecnologias de informação e comunicação como recurso pedagógico nas escolas municipais do ensino regular de Taquara: recursos disponíveis e dificuldades identificadas

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorCosta, Suzy de Abreu
dc.contributor.authorSeabra, Filipa
dc.date.accessioned2021-01-06T15:06:13Z
dc.date.available2021-01-06T15:06:13Z
dc.date.issued2020-12
dc.description.abstractCom o intuito de auxiliar com uma educação inclusiva, realizou-se um trabalho de investigação orientado à obtenção do doutorado que teve como objetivo geral, caracterizar o uso de tecnologias com vistas à inclusão, considerando a socialização, a aprendizagem, bem como, o respeito pelos direitos dos alunos com deficiências nas Escolas Municipais de Ensino Regular do Município de Taquara. A metodologia utilizada foi de cunho quanti-qualitativo, com o objetivo de obter-se uma maior compreensão dos fenômenos a serem investigados, tendo como técnicas de recolha de dados, inquérito por questionário e entrevista semiestruturada, instrumentos dirigidos, primeiramente à diretora da Secretaria de Educação Especial e, posteriormente, aos professores titulares e os de apoio. Nas análises dos resultados e durante o processo conclusivo, fez-se uma correlação com os objetivos específicos desta investigação, sendo estes: caracterizar os recursos tecnológicos e humanos disponíveis nas escolas para o atendimento aos estudantes com deficiência; conhecer as percepções dos professores titulares e os de apoio relativamente ao seu nível de competência na utilização destes recursos tecnológicos; analisar as perspectivas dos vários intervenientes sobre os impactos da utilização das TIC durante o processo de ensino e aprendizagem nos alunos especiais incluindo ao nível pedagógico, curricular e extracurricular; e, por último, analisar as perspectivas dos vários intervenientes sobre as limitações dos recursos existentes e entraves à sua efetiva utilização. Em particular, no presente texto, propomo-nos responder preliminarmente ao primeiro e último desses objetivos específicos.pt_PT
dc.description.abstractIn order to assist with an inclusive education, a research work was carried out to obtaining a doctorate, whose general objective was to characterize the use of technologies with a view to inclusion, considering socialization, learning, as well as respect for the rights of students with disabilities in the Municipal Schools of Regular Education in the Municipality of Taquara. The methodology used was of a quanti-qualitative nature, with the objective of obtaining a greater understanding of the phenomenon to be investigated, having as techniques of data collection, inquiry by questionnaire and semi-structured interview. These techniques were directed, firstly to the director of the Secretariat of Special Education and, later, to classroom teachers and supporting teachers. In the analysis of the results and during the conclusive process, a correlation was made with the specific objectives of this investigation, which are: to characterize the technological and human resources available in schools to assist students with disabilities; to know the perceptions of teachers and support teachers regarding their level of competence in the use of these technological resources; to analyze the perspectives of the various stakeholders on the impacts of the use of ICT during the teaching and learning process on special students, including at the pedagogical, curricular and extracurricular level; and finally to analyze the perspectives of the various stakeholders on the limitations of existing resources and barriers to their effective use. In particular, this paper proposes to respond, preliminarily, to the first and last of these specific objectives.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCosta, S., & Seabra, F. (2020). As Tecnologias de Informação e Comunicação como recurso pedagógico nas escolas municipais do ensino regular de Taquara: recursos disponíveis e dificuldades identificadas. TICs & EaD em Foco, 6(2), 104-118. ISSN 2447-5726pt_PT
dc.identifier.issn2447-5726
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/10342
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherNúcleo de Tecnologias para a Educação da UEMA (UEMANET)pt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://ticsead.uemanet.uema.br/index.php/ticseadfoco/article/view/503pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectTecnologias de informação e comunicação (TICs)pt_PT
dc.subjectFormaçãopt_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.subjectInformation and Communication Technologies (ICT)pt_PT
dc.subjectTrainingpt_PT
dc.titleAs tecnologias de informação e comunicação como recurso pedagógico nas escolas municipais do ensino regular de Taquara: recursos disponíveis e dificuldades identificadaspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBrasilpt_PT
oaire.citation.endPage118pt_PT
oaire.citation.startPage104pt_PT
oaire.citation.titleTICs & EaD em Focopt_PT
person.familyNameSeabra
person.givenNameFilipa
person.identifierYawJROIAAAAJ&hl=pt-PT
person.identifier.ciencia-id991A-6004-246D
person.identifier.orcid0000-0003-1690-9502
person.identifier.scopus-author-id57210809988
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Texto publicaco tics ead em foco.pdf
Size:
356.94 KB
Format:
Adobe Portable Document Format