Publication
Literacia ambiental no ensino secundário
dc.contributor.author | Cordeiro, Felicidade | |
dc.contributor.author | Pedro, Ana | |
dc.contributor.author | Moura, Ana Pinto de | |
dc.contributor.author | Santos, Paulo | |
dc.contributor.author | Azeiteiro, Ulisses | |
dc.date.accessioned | 2014-01-22T20:21:39Z | |
dc.date.available | 2014-01-22T20:21:39Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description.abstract | O principal objetivo deste estudo foi aferir a Literacia Ambiental nos alunos à saída do Ensino Secundário. Pretendeu-se, com a aplicação de um questionário, determinar até que ponto a aposta em Educação Ambiental na Escola Secundária de Santa Maria (Sintra), se tem traduzido tanto em novos conhecimentos quanto em novas atitudes, que uma vez adquiridos se integram e interrelacionam com o conhecimento prévio que o aluno possui. Os resultados obtidos permitiram verificar que ações ambientais promovidas durante a Educação Não Formal e Informal se refletem tanto em melhores desempenhos no Conhecimento Escolástico quanto nas Atitudes (apesar destas apresentarem piores resultados). O Conhecimento Informal apresentou desempenhos inferiores ao Conhecimento Escolástico e às Atitudes, refletindo a natureza da Comunidade onde os alunos estavam inseridos e a importância que esta atribui ao Ambiente. Mas, foram os alunos oriundos de agregados familiares com uma escolarização igual ou inferior ao nono ano que exibiram melhores Atitudes Ambientais e maiores desempenhos em Conhecimento Informal e Atitudes em contraste com os alunos provenientes de agregados familiares com formação de nível superior (Mestrado e Doutoramento). No Ensino Secundário, quanto mais jovens são os alunos melhores desempenhos evidenciam em Conhecimentos Escolásticos, e, são os mais velhos que mostram melhores Atitudes, o que corresponde a uma maior integração na sociedade como pré-adultos. | por |
dc.identifier.citation | Azeiteiro, Ulisses - Literacia ambiental no ensino secundário. "Captar" [Em linha]. ISSN 1647-323X. Vol. 4, nº 1( 2013), p. 27-56 | por |
dc.identifier.issn | 1647-323X | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/2855 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Universidade de Aveiro | por |
dc.relation.publisherversion | http://captar.web.ua.pt/index.aspx?op=verResumo&ID=391 | por |
dc.subject | Ambiente | por |
dc.subject | Atitudes | por |
dc.subject | Conhecimento escolástico e informal | por |
dc.subject | Literacia ambiental | por |
dc.title | Literacia ambiental no ensino secundário | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 56 | por |
oaire.citation.startPage | 27 | por |
oaire.citation.title | Captar | por |
person.familyName | Moura | |
person.familyName | Azeiteiro | |
person.givenName | Ana Pinto de | |
person.givenName | Ulisses | |
person.identifier | R-000-0Z4 | |
person.identifier | 90893 | |
person.identifier.ciencia-id | EE1F-27E6-C356 | |
person.identifier.ciencia-id | 1C13-105A-FF3A | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-9197-8183 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-5252-1700 | |
person.identifier.rid | D-6395-2013 | |
person.identifier.rid | C-5933-2008 | |
person.identifier.scopus-author-id | 51161546800 | |
person.identifier.scopus-author-id | 6603109821 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |
relation.isAuthorOfPublication | b1210435-fc7f-46ac-a4e7-d12dec22a394 | |
relation.isAuthorOfPublication | dd4a3fac-560c-490a-ab12-223bc59d1531 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | b1210435-fc7f-46ac-a4e7-d12dec22a394 |