datacite.subject.sdg | 03:Saúde de Qualidade | pt_PT |
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | pt_PT |
datacite.subject.sdg | 10:Reduzir as Desigualdades | pt_PT |
dc.contributor.author | Henriques, Susana | |
dc.contributor.author | Rabelo, Rachel | |
dc.date.accessioned | 2023-09-29T12:32:50Z | |
dc.date.available | 2023-09-29T12:32:50Z | |
dc.date.issued | 2023-09 | |
dc.description.abstract | No âmbito do projeto de investigação Frontline Politeia - Take prevention science training to the substance use and crime prevention frontline, cofinanciado pela Comissão Europeia , o CTCYS foi aplicado paralelamente nos países que já tinham essa prática e nos países onde foram diagnosticadas carências de dados sistematizados de suporte à decisão e à intervenção preventiva. Portugal integra-se neste segundo grupo de países onde o questionário foi aplicado com o objetivo de auxiliar no diagnóstico e apoiar a atuação nas comunidades selecionadas. O CTCYS foi originalmente concebido para ser aplicado a adolescentes e jovens com idades compreendidas entre os 11 e os 18 anos, permitindo, assim, a avaliação dos níveis de exposição aos fatores de risco e aos fatores de proteção em idades diferentes. Orientando, deste modo, as intervenções preventivas de modo adequado. Para aplicação do instrumento em Portugal, foi necessário realizar as etapas de tradução e adaptação do questionário. Começamos por realizar uma tradução especializada com adaptação cultural. Esta etapa foi validada através de um pré-teste cognitivo, que consistiu na validação por especialistas em focus group. Seguiu-se um pré-teste piloto do instrumento, validando também os procedimentos de aplicação em sala de aula. Daqui resultou a validação da confiabilidade do instrumento, da validade das escalas, bem como da adaptação cultural e de linguagem dos itens do questionário. No final de todo este processo, ficamos com a versão final para aplicação . Neste processo foi decidido aplicar o questionário online aos alunos a frequentar o terceiro ciclo do ensino básico e o ensino secundário. O questionário CTCYS foi aplicado na Região Autónoma dos Açores (RAA) aos alunos a frequentar entre o terceiro ciclo do ensino básico e o ensino secundário, no período compreendido entre março e maio de 2023. Daqui resultaram 1.218 respostas completas. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | JUST-2020-AG-DRUGS | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.citation | Henriques, S. & Rabelo, R. (2023). Comunidades que Cuidam – Questionário a Jovens. Açores, Portugal. Relatório. CIES_Iscte | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/15013 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | CIES_Iscte | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Prevenção baseada na comunidade | pt_PT |
dc.subject | Ciência da prevenção | pt_PT |
dc.title | Comunidades que cuidam: questionário a jovens. Açores, Portugal. Relatório | pt_PT |
dc.title.alternative | Communities that care: youth survey. Azores, Portugal. Report | pt_PT |
dc.type | report | |
dspace.entity.type | Publication | |
person.familyName | Henriques | |
person.familyName | Rabelo | |
person.givenName | Susana | |
person.givenName | Rachel | |
person.identifier | 1730761 | |
person.identifier.ciencia-id | 6411-F538-EA4A | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-7506-1401 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-2617-1521 | |
person.identifier.scopus-author-id | 54420026300 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | report | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 7cf0fcf3-cd6d-426c-be00-3579c1499dd9 | |
relation.isAuthorOfPublication | 0fdafc7e-85cb-45fd-8a97-45349f4aa213 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 7cf0fcf3-cd6d-426c-be00-3579c1499dd9 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Relatório - Comunidades que Cuidam. Questionário a Jovens. RAAçores.pdf
- Size:
- 1.18 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.97 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description:
Collections
Ciências da Educação | Relatórios/Documentos de trabalho / Reports/Working papers
Centro de Estudos Globais | Relatórios/Documentos de trabalho / Reports/Working papers
LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning | Relatórios/Documentos de trabalho / Reports/Working papers
Sociologia | Relatórios/Documentos de trabalho / Reports/Working papers
Centro de Estudos Globais | Relatórios/Documentos de trabalho / Reports/Working papers
LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning | Relatórios/Documentos de trabalho / Reports/Working papers
Sociologia | Relatórios/Documentos de trabalho / Reports/Working papers