Repository logo
 
Publication

Estratégias de avaliação digital num curso de formação de professores

dc.contributor.authorFernandes, Teresa
dc.contributor.authorTinoca, Luís
dc.date.accessioned2020-08-07T17:33:45Z
dc.date.available2020-08-07T17:33:45Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractA inclusão das novas de tecnologias de informação e comunicação em Educação a Distância (EaD) tem permitido a introdução de formas diversificadas de interação, assim como a possibilidade do registo e eventual classificação dessas interações, influenciando o processo ensino - aprendizagem e consequentemente a avaliação. Sendo a avaliação um processo contínuo e de natureza muito diversificada, que deve ser ajustada à sua finalidade, dada a multiplicidade de competências e aprendizagens a desenvolver, e dado as caraterísticas que definem os ambientes virtuais de aprendizagem e que os distinguem dos presenciais, estamos perante um desafio para a construção de propostas pedagógicas e de instrumentos e estratégias de avaliação adequados a este novo contexto. O estudo que serviu de base a este artigo foi guiado pela questão de investigação: Que estratégias de avaliação serão mais adequadas em contexto digital? Para dar resposta a esta questão utilizou-se uma metodologia de estudo de caso, recorreu-se a uma unidade curricular (UC) do Curso de Profissionalização em Serviço para professores do Ensino Básico e Secundário, da Universidade Aberta, que se desenvolveu num contexto 100% online e na qual foram utilizadas 3 estratégias de avaliação digital diferenciadas. Pela análise dos resultados, regista-se que a definição de uma estratégia de avaliação adequada deve ter em conta não só os aspetos quantitativos, mas também os qualitativos, permitir desenvolver o sentido crítico do aluno e dar-lhe a oportunidade de construir o seu próprio conhecimento. Os participantes enfatizaram não só a importância da diversificação dos instrumentos de avaliação como também a relevância do feedback, considerado como um procedimento de avaliação valioso de apoio à aprendizagem. O e-fólio, um dos instrumentos de avaliação utilizados na UC, foi particularmente considerado como um facilitador da aprendizagem na medida em que auxilia a componente formativa da avaliação.pt_PT
dc.description.abstractThe inclusion of new information and communication technologies in distance education has allowed the introduction of diversified forms of interaction, as well as the possibility of registration and classification of these possible interactions, influencing the teaching - learning process and consequently the evaluation. As assessment is an ongoing process and very diverse in nature, which must be adjusted to its purpose, given the multiplicity of skills and learning to develop, and given the characteristics that define the virtual learning environments that differ from face-to-face ones, we face a challenge for the construction of pedagogical and assessment strategies and instruments appropriate to this new context. The study that formed the basis of this article was guided by the research question: What assessment strategies will be most appropriate in a digital context? To address this issue we used a case study methodology, in a course unit (CU) of the Professional Development Program for in-service teachers of Elementary and Secondary Education, at Universidade Aberta, developed in a 100 % online context, and in which we used three different digital assessment strategies. Based on these results, it is noted that the definition of an adequate assessment strategy must take into account not only the quantitative aspects, but also the qualitative ones, help to develop the student’s critical sense and give them the opportunity to build their own knowledge. The participants emphasized not only the importance of diversification of assessment tools as well as the relevance of feedback, regarded as a valuable procedure for assessing learning support. The e-folio, one of the assessment instruments used in the CU, is particularly seen as a learning facilitator which helps the formative component assessment.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationFernandes, T., Tinoca, L. (2012). Estratégias de avaliação digital num curso de formação de professores. In: J. F. Matos et al. (Orgs). II Congresso Internacional TIC e Educação, Em direção à Educação 2.0, pp. 1425-1442, Lisboa.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-96999-8-4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/9954
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto de Educação da Universidade de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAvaliação digitalpt_PT
dc.subjectEstratégias de avaliaçãopt_PT
dc.subjectE-fóliopt_PT
dc.subjectDigital assessmentpt_PT
dc.subjectAssessment strategiespt_PT
dc.titleEstratégias de avaliação digital num curso de formação de professorespt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage1564pt_PT
oaire.citation.startPage1547pt_PT
oaire.citation.titleAtas do II Congresso Internacional TIC e Educaçãopt_PT
person.familyNameTinoca
person.givenNameLuís
person.identifier1031216
person.identifier.ciencia-id2217-03A8-AAB1
person.identifier.orcid0000-0001-6950-3245
person.identifier.ridP-4306-2019
person.identifier.scopus-author-id36993438400
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationce80add4-9e1d-433e-8d10-cc47b3a4715e
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryce80add4-9e1d-433e-8d10-cc47b3a4715e

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
tfernandes_ltinocaTIC2012.pdf
Size:
110.63 KB
Format:
Adobe Portable Document Format