Repository logo
 
Publication

Avaliação digital autêntica: questões e desafios

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorOliveira, Isolina
dc.contributor.authorPereira, Alda
dc.date.accessioned2021-12-14T15:51:28Z
dc.date.available2021-12-14T15:51:28Z
dc.date.issued2021-12
dc.description.abstractA expressão avaliação autêntica em educação tem vindo a ganhar cada vez mais visibilidade ainda que sujeita a diversas interpretações como se constata na literatura. Assinala-se, contudo, que o ponto de partida é a valorização da autenticidade na aprendizagem e a conexão à vida real/profissional. Este artigo explora essas diferentes interpretações evidenciando elementos que as distinguem e exemplificando o uso da avaliação autêntica em cenários digitais de aprendizagem. A implementação da avaliação autêntica implica definir e desenhar atividades autênticas, o que suscita desafios, em particular, em níveis de educação elementar ou secundário. Neste propósito, apresentamos uma proposta de 5 critérios para avaliar a autenticidade de uma dada atividade: relação com o mundo real, natureza da atividade, complexidade, adequação das condições de realização e adequação da avaliação. Sendo a relação com o mundo real o critério determinante, definimos três graus de autenticidade para aplicação nos diferentes graus de ensino, acompanhado com exemplos ilustrativos. Por fim, procuramos elucidar de que modo a avaliação digital autêntica configura os contextos para o desenvolvimento das competências desejáveis na sociedade atual, incluindo as competências digitais.pt_PT
dc.description.abstractThe term authentic assessment in education has been gaining increasing visibility even though it is subject to diverse interpretations as found in the literature. It is pointed out, however, that the starting point is the enhancement of authenticity in learning and the connection to real or professional life. This article explores these different interpretations by highlighting elements that distinguish them and by exemplifying the use of authentic assessment in digital learning scenarios. Implementing authentic assessment involves defining and designing authentic activities, which raises challenges, particularly at primary or secondary education levels. So, we present a proposal for 5 criteria to assess the authenticity of a given activity: relation to the real world, nature of the activity, complexity, adequacy of the conditions of performance, and adequacy of the assessment. Since the relationship with the real world is the determining criterion, we have defined three degrees of authenticity for application in the different degrees of teaching, accompanied by illustrative examples. Finally, we seek to elucidate how authentic digital assessment shapes the contexts for developing desirable competences in today's society, including digital competences.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationOliveira, Isolina; Pereira, Alda - Avaliação digital autêntica: questões e desafios. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 4, nº 2 (dezembro 2021), p. 22-40pt_PT
dc.identifier.doi10.34627/vol4iss2pp22-40pt_PT
dc.identifier.issn2182-4967
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/11488
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)pt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/25267pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAtividades autênticaspt_PT
dc.subjectAutenticidadept_PT
dc.subjectAvaliação digitalpt_PT
dc.subjectCompetências digitaispt_PT
dc.subjectAuthentic activitiespt_PT
dc.subjectAuthenticitypt_PT
dc.subjectDigital assessmentpt_PT
dc.subjectDigital competencespt_PT
dc.titleAvaliação digital autêntica: questões e desafiospt_PT
dc.title.alternativeAuthentic digital assessment: issues and challengespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage40pt_PT
oaire.citation.startPage22pt_PT
oaire.citation.titleRE@D - Revista de Educação a Distância e Elearningpt_PT
person.familyNameOliveira
person.familyNamePereira
person.givenNameIsolina
person.givenNameAlda
person.identifier.ciencia-id8D1A-DA51-38BA
person.identifier.ciencia-idF513-9682-5BD4
person.identifier.orcid0000-0002-7214-3655
person.identifier.orcid0000-0002-9192-0835
person.identifier.scopus-author-id8296254000
person.identifier.scopus-author-id55980553700
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationa7b4bd56-c6a6-4232-bb28-5f7255b4941c
relation.isAuthorOfPublication60a3e8c8-2909-47ca-87f7-a0860fad8a29
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverya7b4bd56-c6a6-4232-bb28-5f7255b4941c

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
READ_V4 N2_p. 22-40.pdf
Size:
490.89 KB
Format:
Adobe Portable Document Format