Repository logo
 
Publication

O Facebook como artefacto educacional?: o caso do projeto Reviver na Rede

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorPinto, João
dc.contributor.authorCardoso, Teresa Margarida Loureiro
dc.date.accessioned2021-07-29T09:59:09Z
dc.date.available2021-07-29T09:59:09Z
dc.date.issued2020
dc.descriptionArtigo apresentado na VI Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC - ieTIC2020.pt_PT
dc.descriptionO projeto “Reviver na Rede” emergiu do trabalho desenvolvido pelo primeiro autor, com orientação da coautora, no âmbito do Mestrado em Pedagogia do Elearning da Universidade Aberta, no contexto de uma pesquisa integrada nas linhas de investigação da Unidade de Investigação e Desenvolvimento - Laboratório de Educação a Distância e eLearning (UID 4372/FCT),pt_PT
dc.description.abstractNeste texto, em que se assume o registo de ensaio, pretende-se explorar a possibilidade do Facebook constituir um artefacto promovedor de aprendizagens (in)formais no contexto da Educação Aberta, tendo como exemplo o caso prático do projeto REviver na Rede. A revolução digital impulsionou o paradigma da sociedade rede com impacto nos estilos de vida, cada vez mais virtuais e online, estimulando novas formas de aprendizagem. Atualmente o Facebook tornou-se um gigantesco e global palco virtual, no qual se promovem comportamentos e novas possibilidades de interação, configurando-se como um recurso significativo para o processo de ensino e aprendizagem; simultaneamente, também se tornou num disseminador de práticas e experiências educativas. Concluímos que o Facebook tem vindo a emergir na Educação, assumindo várias valências. Para além de instrumento (artefacto) educacional, digital e multimédia, também é visto como tendo um papel muito relevante na disseminação e construção do conhecimento.pt_PT
dc.description.abstractIn this text, in which we assume the essay format, we aim at exploring the possibility of Facebook being a contributing artefact to (in)formal learning in the context of Open Education, taking as an example the project REviver na Rede. The digital revolution has boosted the paradigm of the networked society with an impact on lifestyles, increasingly becoming virtual and online, stimulating new forms of learning. Currently, Facebook has become a gigantic and global virtual stage, in which behaviors and new possibilities of interaction are promoted, configuring as a significant resource for the teaching and learning process; simultaneously, it has also become a disseminator of educational practices and experiences. We conclude that Facebook has been emerging in Education, assuming several dimensions. In addition to being an educational, digital and multimedia instrument (artefact), it is also seen as having a key role in the dissemination and construction of knowledge.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPinto, J. & Cardoso, T. (2020). O Facebook como artefacto educacional? O caso do projeto Reviver na Rede. In Moreira, J.A., Gonçalves, V., García-Valcárcel, A. & Gutiez-Cuevas, Pilar. (eds.). VI Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC: ieTIC2020: livro de atas, Ponta Delgada, Açores, 27-28 Fevereiro 2020, Instituto Politécnico de Bragança. ISBN: 978-972-745-270-5pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-745-270-5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/10954
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Bragançapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectFacebookpt_PT
dc.subjectEducação abertapt_PT
dc.subjectArtefactopt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectOpen educationpt_PT
dc.subjectArtefactpt_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.titleO Facebook como artefacto educacional?: o caso do projeto Reviver na Redept_PT
dc.title.alternativeFacebook as an educational artefact?: the Reviver na Rede projectpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePonta Delgada, Açores, Portugalpt_PT
oaire.citation.endPage347pt_PT
oaire.citation.startPage329pt_PT
oaire.citation.titleVI Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC: ieTIC2020: livro de ataspt_PT
person.familyNamePinto
person.familyNameCardoso
person.givenNameJoão
person.givenNameTeresa Margarida Loureiro
person.identifier893541
person.identifier.ciencia-id7411-0E45-B572
person.identifier.ciencia-idAA1A-4DCF-D85E
person.identifier.orcid0000-0002-8161-2513
person.identifier.orcid0000-0002-7918-2358
person.identifier.scopus-author-id57086240100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationc762367a-b4a3-41d1-887f-3a12ee8544be
relation.isAuthorOfPublication7b6d912c-7d4a-4622-9991-1f21b83aa066
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7b6d912c-7d4a-4622-9991-1f21b83aa066

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ieTIC2020_JP_TC.pdf
Size:
1.2 MB
Format:
Adobe Portable Document Format