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Advisor(s)
Abstract(s)
As narrativas textuais têm sido utilizadas de diversas formas na educação. Analisámos as narrativas empregues num caso de abordagem didática baseada em aprendizagem situada, autorregulação e corregulação das aprendizagens, e avaliação formativa, designada e-SimProgramming,
numa unidade curricular (UC) de Engenharia Informática do ensino superior português a distância. Visou-se neste trabalho verificar quais as adaptações necessárias para a transposição destas
narrativas para os formatos 2D (em BD, Banda Desenhada) e 3D, com a expetativa de impulsionar
uma maior imersividade dos estudantes nas narrativas. A UC é desenvolvida em seis tópicos sequenciais com conteúdos e atividades acedidas pelos estudantes de forma assíncrona na
platafor-ma Moodle. Neste contexto, a UC utiliza atualmente narrativas em formato textual,
desenvolvidas utilizando a técnica OC2RD2, com o objetivo de provocar o sentimento de “imersão
na história”. A metodologia aplicada neste ensaio de transposição foi a DSR Design Science
Research, com vista a identificar métodos eficazes para essa transposição. Foram realizados
dois ensaios na fase de Design do Artefato da DSR, de cocriação interdisciplinar, para a
transposição das narrativas tex-tuais de um dos tópicos da UC. As ferramentas utilizadas nestes
ensaios de transposição foram a Magic Board Theater (3D) e a Banda Desenhada Player (2D),
descritas em trabalho anterior. Os ensaios de transposição foram realizados a partir da
adaptação dos elementos (personagens e ce-nários) pré-existentes nas ferramentas, ou seja,
descontextualizados dos idealizados para a UC. Na análise comparativa entre as plataformas 2D e
3D, constatou-se que a plataforma de visualização de BD atende melhor aos requisitos da UC em
seu contexto de oferta a distância, tendo em consi-deração fatores como: visualização sem
tempo pré-definido; acesso sem necessidade de grande largura de banda de Internet; conexão
com ficheiros externos dentro do contexto dos diálogos (in-clusivamente ficheiros multimédia);
responsividade e fácil integração com a plataforma Moodle e permite imprimir ou exportar as
narrativas para formato externo. Pelos resultados preliminares é possível afirmar que a
transposição dos elementos de narrativas textuais para BD é uma opção viável e a ser
considerada para o uso de narrativas no Ensino Superior a Distância em Cursos de Informática
na transição do nível básico para o avançado.
Description
Keywords
Narrativas Imersividade Banda desenhada 3D e-learning
Citation
Publisher
Instituto Politécnico de Leiria. Escola Superior de Educação e Ciências Sociais