Publication
Ensaios de transposição de narrativas textuais para plataformas digitais 2d e 3d aplicadas ao ensino superior a distância
dc.contributor.author | Bonfim, Cristiane | |
dc.contributor.author | Lacet, Demetrius | |
dc.contributor.author | Morgado, Leonel | |
dc.contributor.author | Pedrosa, Daniela | |
dc.contributor.editor | Cardoso, Ana Paula | en_US |
dc.contributor.editor | Tavares, Dina | en_US |
dc.contributor.editor | Santos, Filipe | en_US |
dc.contributor.editor | Pinto, Hélia | en_US |
dc.contributor.editor | Dias, Isabel Simões | en_US |
dc.contributor.editor | Fonseca, Marta | en_US |
dc.contributor.editor | Duarte, Nicole | en_US |
dc.contributor.editor | Morouço, Pedro | en_US |
dc.contributor.editor | Tadeu, Pedro | en_US |
dc.contributor.editor | Matos, Rui | en_US |
dc.contributor.editor | Milhano, Sandrina | en_US |
dc.date.accessioned | 2022-10-14T12:44:20Z | |
dc.date.available | 2022-10-14T12:44:20Z | |
dc.date.issued | 2022-02-05 | |
dc.date.updated | 2022-10-13T23:42:09Z | |
dc.description.abstract | As narrativas textuais têm sido utilizadas de diversas formas na educação. Analisámos as narrativas empregues num caso de abordagem didática baseada em aprendizagem situada, autorregulação e corregulação das aprendizagens, e avaliação formativa, designada e-SimProgramming, numa unidade curricular (UC) de Engenharia Informática do ensino superior português a distância. Visou-se neste trabalho verificar quais as adaptações necessárias para a transposição destas narrativas para os formatos 2D (em BD, Banda Desenhada) e 3D, com a expetativa de impulsionar uma maior imersividade dos estudantes nas narrativas. A UC é desenvolvida em seis tópicos sequenciais com conteúdos e atividades acedidas pelos estudantes de forma assíncrona na platafor-ma Moodle. Neste contexto, a UC utiliza atualmente narrativas em formato textual, desenvolvidas utilizando a técnica OC2RD2, com o objetivo de provocar o sentimento de “imersão na história”. A metodologia aplicada neste ensaio de transposição foi a DSR Design Science Research, com vista a identificar métodos eficazes para essa transposição. Foram realizados dois ensaios na fase de Design do Artefato da DSR, de cocriação interdisciplinar, para a transposição das narrativas tex-tuais de um dos tópicos da UC. As ferramentas utilizadas nestes ensaios de transposição foram a Magic Board Theater (3D) e a Banda Desenhada Player (2D), descritas em trabalho anterior. Os ensaios de transposição foram realizados a partir da adaptação dos elementos (personagens e ce-nários) pré-existentes nas ferramentas, ou seja, descontextualizados dos idealizados para a UC. Na análise comparativa entre as plataformas 2D e 3D, constatou-se que a plataforma de visualização de BD atende melhor aos requisitos da UC em seu contexto de oferta a distância, tendo em consi-deração fatores como: visualização sem tempo pré-definido; acesso sem necessidade de grande largura de banda de Internet; conexão com ficheiros externos dentro do contexto dos diálogos (in-clusivamente ficheiros multimédia); responsividade e fácil integração com a plataforma Moodle e permite imprimir ou exportar as narrativas para formato externo. Pelos resultados preliminares é possível afirmar que a transposição dos elementos de narrativas textuais para BD é uma opção viável e a ser considerada para o uso de narrativas no Ensino Superior a Distância em Cursos de Informática na transição do nível básico para o avançado. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | O presente trabalho foi financiado no âmbito do projeto LIFE SKILLS FOR EMPLOYMENT IN COVID-19 ERA THROUGH VR INNOVATION, cofinanciado pelo programa ERASMUS + da União Europeia. Projeto n.º: 2020-1-UK01-KA226-HE-094705. D. Pedrosa agradece à Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e ao CIDTFF pelo apoio ao abrigo do estímulo ao emprego científico 2017, no âmbito do projeto CEECIND/00986/2017. E do projeto UID/ CED/00194/2020. Cristiane Bonfim agradece ao Instituto Federal de Brasília (IFB) o apoio de licença de qualificação para Doutoramento em Multimédia em Educação Universidade de Aveiro, Portugal. Processo Nº 23508.000982.2021-67. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | POCI-01-0145-FEDER-030040 | |
dc.description.sponsorship | UID/CED/00194/2020 | |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.25766/3epr-2g28 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8797-82-7 | |
dc.identifier.slug | cv-prod-3059109 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/12339 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Leiria. Escola Superior de Educação e Ciências Sociais | pt_PT |
dc.relation | Not Available | |
dc.subject | Narrativas | pt_PT |
dc.subject | Imersividade | pt_PT |
dc.subject | Banda desenhada | pt_PT |
dc.subject | 3D | pt_PT |
dc.subject | e-learning | pt_PT |
dc.title | Ensaios de transposição de narrativas textuais para plataformas digitais 2d e 3d aplicadas ao ensino superior a distância | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.awardTitle | Not Available | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/CEEC IND 2017/CEECIND%2F00986%2F2017%2FCP1459%2FCT0024/PT | |
oaire.citation.conferencePlace | Portugal | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 52 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 42 | pt_PT |
oaire.citation.title | VI ENJIE Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação | pt_PT |
oaire.fundingStream | CEEC IND 2017 | |
person.familyName | Crisjorge | |
person.familyName | Morgado | |
person.familyName | Pedrosa | |
person.givenName | Cristiane Jorge de Lima Bonfim | |
person.givenName | Leonel | |
person.givenName | Daniela | |
person.identifier | R-000-93D | |
person.identifier.ciencia-id | EF13-4107-8AE5 | |
person.identifier.ciencia-id | 3317-EA25-BB84 | |
person.identifier.ciencia-id | 7119-981F-18A9 | |
person.identifier.ciencia-id | FC10-C486-DC7C | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-9224-4621 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-0988-2815 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-5517-644X | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-9536-4234 | |
person.identifier.rid | F-2692-2010 | |
person.identifier.scopus-author-id | 23025615500 | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
rcaap.cv.cienciaid | 7119-981F-18A9 | LEONEL CASEIRO MORGADO | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 76d03a32-dd7d-4768-919c-3fac91fbdf39 | |
relation.isAuthorOfPublication | f049d225-79db-4a15-b9bf-ac1b8d51951a | |
relation.isAuthorOfPublication | 310d3b15-55de-40c7-8977-5becf9010910 | |
relation.isAuthorOfPublication | 9f10ed31-c790-4496-b757-845b12aa42c1 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 76d03a32-dd7d-4768-919c-3fac91fbdf39 | |
relation.isProjectOfPublication | 1d7b91ab-1ef0-454f-a886-451909676411 | |
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery | 1d7b91ab-1ef0-454f-a886-451909676411 |