Repository logo
 
Publication

Ensaios de transposição de narrativas textuais para plataformas digitais 2d e 3d aplicadas ao ensino superior a distância

dc.contributor.authorBonfim, Cristiane
dc.contributor.authorLacet, Demetrius
dc.contributor.authorMorgado, Leonel
dc.contributor.authorPedrosa, Daniela
dc.contributor.editorCardoso, Ana Paulaen_US
dc.contributor.editorTavares, Dinaen_US
dc.contributor.editorSantos, Filipeen_US
dc.contributor.editorPinto, Héliaen_US
dc.contributor.editorDias, Isabel Simõesen_US
dc.contributor.editorFonseca, Martaen_US
dc.contributor.editorDuarte, Nicoleen_US
dc.contributor.editorMorouço, Pedroen_US
dc.contributor.editorTadeu, Pedroen_US
dc.contributor.editorMatos, Ruien_US
dc.contributor.editorMilhano, Sandrinaen_US
dc.date.accessioned2022-10-14T12:44:20Z
dc.date.available2022-10-14T12:44:20Z
dc.date.issued2022-02-05
dc.date.updated2022-10-13T23:42:09Z
dc.description.abstractAs narrativas textuais têm sido utilizadas de diversas formas na educação. Analisámos as narrativas empregues num caso de abordagem didática baseada em aprendizagem situada, autorregulação e corregulação das aprendizagens, e avaliação formativa, designada e-SimProgramming, numa unidade curricular (UC) de Engenharia Informática do ensino superior português a distância. Visou-se neste trabalho verificar quais as adaptações necessárias para a transposição destas narrativas para os formatos 2D (em BD, Banda Desenhada) e 3D, com a expetativa de impulsionar uma maior imersividade dos estudantes nas narrativas. A UC é desenvolvida em seis tópicos sequenciais com conteúdos e atividades acedidas pelos estudantes de forma assíncrona na platafor-ma Moodle. Neste contexto, a UC utiliza atualmente narrativas em formato textual, desenvolvidas utilizando a técnica OC2RD2, com o objetivo de provocar o sentimento de “imersão na história”. A metodologia aplicada neste ensaio de transposição foi a DSR Design Science Research, com vista a identificar métodos eficazes para essa transposição. Foram realizados dois ensaios na fase de Design do Artefato da DSR, de cocriação interdisciplinar, para a transposição das narrativas tex-tuais de um dos tópicos da UC. As ferramentas utilizadas nestes ensaios de transposição foram a Magic Board Theater (3D) e a Banda Desenhada Player (2D), descritas em trabalho anterior. Os ensaios de transposição foram realizados a partir da adaptação dos elementos (personagens e ce-nários) pré-existentes nas ferramentas, ou seja, descontextualizados dos idealizados para a UC. Na análise comparativa entre as plataformas 2D e 3D, constatou-se que a plataforma de visualização de BD atende melhor aos requisitos da UC em seu contexto de oferta a distância, tendo em consi-deração fatores como: visualização sem tempo pré-definido; acesso sem necessidade de grande largura de banda de Internet; conexão com ficheiros externos dentro do contexto dos diálogos (in-clusivamente ficheiros multimédia); responsividade e fácil integração com a plataforma Moodle e permite imprimir ou exportar as narrativas para formato externo. Pelos resultados preliminares é possível afirmar que a transposição dos elementos de narrativas textuais para BD é uma opção viável e a ser considerada para o uso de narrativas no Ensino Superior a Distância em Cursos de Informática na transição do nível básico para o avançado.pt_PT
dc.description.sponsorshipO presente trabalho foi financiado no âmbito do projeto LIFE SKILLS FOR EMPLOYMENT IN COVID-19 ERA THROUGH VR INNOVATION, cofinanciado pelo programa ERASMUS + da União Europeia. Projeto n.º: 2020-1-UK01-KA226-HE-094705. D. Pedrosa agradece à Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e ao CIDTFF pelo apoio ao abrigo do estímulo ao emprego científico 2017, no âmbito do projeto CEECIND/00986/2017. E do projeto UID/ CED/00194/2020. Cristiane Bonfim agradece ao Instituto Federal de Brasília (IFB) o apoio de licença de qualificação para Doutoramento em Multimédia em Educação Universidade de Aveiro, Portugal. Processo Nº 23508.000982.2021-67.pt_PT
dc.description.sponsorshipPOCI-01-0145-FEDER-030040
dc.description.sponsorshipUID/CED/00194/2020
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.25766/3epr-2g28pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8797-82-7
dc.identifier.slugcv-prod-3059109
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/12339
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Leiria. Escola Superior de Educação e Ciências Sociaispt_PT
dc.relationNot Available
dc.subjectNarrativaspt_PT
dc.subjectImersividadept_PT
dc.subjectBanda desenhadapt_PT
dc.subject3Dpt_PT
dc.subjecte-learningpt_PT
dc.titleEnsaios de transposição de narrativas textuais para plataformas digitais 2d e 3d aplicadas ao ensino superior a distânciapt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleNot Available
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/CEEC IND 2017/CEECIND%2F00986%2F2017%2FCP1459%2FCT0024/PT
oaire.citation.conferencePlacePortugalpt_PT
oaire.citation.endPage52pt_PT
oaire.citation.startPage42pt_PT
oaire.citation.titleVI ENJIE Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educaçãopt_PT
oaire.fundingStreamCEEC IND 2017
person.familyNameCrisjorge
person.familyNameMorgado
person.familyNamePedrosa
person.givenNameCristiane Jorge de Lima Bonfim
person.givenNameLeonel
person.givenNameDaniela
person.identifierR-000-93D
person.identifier.ciencia-idEF13-4107-8AE5
person.identifier.ciencia-id3317-EA25-BB84
person.identifier.ciencia-id7119-981F-18A9
person.identifier.ciencia-idFC10-C486-DC7C
person.identifier.orcid0000-0002-9224-4621
person.identifier.orcid0000-0003-0988-2815
person.identifier.orcid0000-0001-5517-644X
person.identifier.orcid0000-0001-9536-4234
person.identifier.ridF-2692-2010
person.identifier.scopus-author-id23025615500
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.cv.cienciaid7119-981F-18A9 | LEONEL CASEIRO MORGADO
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication76d03a32-dd7d-4768-919c-3fac91fbdf39
relation.isAuthorOfPublicationf049d225-79db-4a15-b9bf-ac1b8d51951a
relation.isAuthorOfPublication310d3b15-55de-40c7-8977-5becf9010910
relation.isAuthorOfPublication9f10ed31-c790-4496-b757-845b12aa42c1
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery76d03a32-dd7d-4768-919c-3fac91fbdf39
relation.isProjectOfPublication1d7b91ab-1ef0-454f-a886-451909676411
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery1d7b91ab-1ef0-454f-a886-451909676411

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
VI_ENGIE_DOI-044-054.pdf
Size:
1.03 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: