Repository logo
 
Publication

Reanimar a física : o ensino presencial com as ferramentas do EAD

dc.contributor.advisorAndrade, Godoberta
dc.contributor.authorPereira, Rute Isabel de Jesus
dc.date.accessioned2009-03-25T09:36:25Z
dc.date.available2009-03-25T09:36:25Z
dc.date.issued2008
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Pedagogia do E-Learning apresentada à Universidade Aberta
dc.description.abstractActualmente a quantidade de informação flui continuamente, e a evolução das tecnologias também é evidente, por isso, os alunos já não concebem uma escola sem tecnologia, já que fazem parte de uma geração digital. O professor tenta adaptar-se às mudanças, mas a escola ainda não conseguiu integrar e adaptar-se a todas as mutações da sociedade. Como tal, num cenário como este, a consequência é fácil de adivinhar: os alunos estão cada vez mais afastados da escola, e, principalmente, da ciência. È necessário tornar o ensino mais atractivo, desafiante e actualizado, o que em parte pode ser conseguido pelas tecnologias. Em particular, o interesse no uso de Objectos de Aprendizagem, o qual tem vindo a aumentar devido às suas potencialidades pedagógicas. Quando um professor procura num repositório de OA’s um objecto, questiona-se se será o mais adequado para os seus objectivos e para os alunos em questão, já que no mesmo repositório existe um sem número de OA’s para o mesmo conceito. É necessário que os objectos de aprendizagem, tal como os outros recursos multimédia, cumpram certos requisitos de qualidade. Assim, com esta evolução, a avaliação dos objectos de aprendizagem é imprescindível e é também uma ferramenta bastante útil para o professor. Este trabalho teve como principal finalidade conceber e disponibilizar uma grelha de avaliação de OA’s que permita analisar e avaliar um objecto, de forma a apoiar os professores a seleccionar um objecto de aprendizagem no âmbito das ciências físico- químicas. A investigação teórica e a reflexão sobre os resultados obtidos, permite afirmar que existem objectos que são mais apropriados ou que mais facilmente se enquadram nos objectivos dos professores.en
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/1325
dc.language.isoporen
dc.subjectEnsino da físicaen
dc.subjectEnsino presencialen
dc.subjectPedagogiaen
dc.subjectAprendizagemen
dc.subjectRecursos educacionais
dc.subjectRecursos educacionais
dc.subjectMeios de ensino
dc.subjectAvaliação da educação
dc.subjectInformática
dc.subjectSoftware
dc.subjectConceção de software
dc.titleReanimar a física : o ensino presencial com as ferramentas do EADen
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typemasterThesisen

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
reanimarfisica.pdf
Size:
3.15 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: