Publication
Reanimar a física : o ensino presencial com as ferramentas do EAD
dc.contributor.advisor | Andrade, Godoberta | |
dc.contributor.author | Pereira, Rute Isabel de Jesus | |
dc.date.accessioned | 2009-03-25T09:36:25Z | |
dc.date.available | 2009-03-25T09:36:25Z | |
dc.date.issued | 2008 | |
dc.description | Dissertação de Mestrado em Pedagogia do E-Learning apresentada à Universidade Aberta | |
dc.description.abstract | Actualmente a quantidade de informação flui continuamente, e a evolução das tecnologias também é evidente, por isso, os alunos já não concebem uma escola sem tecnologia, já que fazem parte de uma geração digital. O professor tenta adaptar-se às mudanças, mas a escola ainda não conseguiu integrar e adaptar-se a todas as mutações da sociedade. Como tal, num cenário como este, a consequência é fácil de adivinhar: os alunos estão cada vez mais afastados da escola, e, principalmente, da ciência. È necessário tornar o ensino mais atractivo, desafiante e actualizado, o que em parte pode ser conseguido pelas tecnologias. Em particular, o interesse no uso de Objectos de Aprendizagem, o qual tem vindo a aumentar devido às suas potencialidades pedagógicas. Quando um professor procura num repositório de OA’s um objecto, questiona-se se será o mais adequado para os seus objectivos e para os alunos em questão, já que no mesmo repositório existe um sem número de OA’s para o mesmo conceito. É necessário que os objectos de aprendizagem, tal como os outros recursos multimédia, cumpram certos requisitos de qualidade. Assim, com esta evolução, a avaliação dos objectos de aprendizagem é imprescindível e é também uma ferramenta bastante útil para o professor. Este trabalho teve como principal finalidade conceber e disponibilizar uma grelha de avaliação de OA’s que permita analisar e avaliar um objecto, de forma a apoiar os professores a seleccionar um objecto de aprendizagem no âmbito das ciências físico- químicas. A investigação teórica e a reflexão sobre os resultados obtidos, permite afirmar que existem objectos que são mais apropriados ou que mais facilmente se enquadram nos objectivos dos professores. | en |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/1325 | |
dc.language.iso | por | en |
dc.subject | Ensino da física | en |
dc.subject | Ensino presencial | en |
dc.subject | Pedagogia | en |
dc.subject | Aprendizagem | en |
dc.subject | Recursos educacionais | |
dc.subject | Recursos educacionais | |
dc.subject | Meios de ensino | |
dc.subject | Avaliação da educação | |
dc.subject | Informática | |
dc.subject | Software | |
dc.subject | Conceção de software | |
dc.title | Reanimar a física : o ensino presencial com as ferramentas do EAD | en |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | en |
rcaap.type | masterThesis | en |