Repository logo
 
Publication

O mercador de palavras ou a rescrita do mundo. Literatura e pensamento económico na Idade Média

dc.contributor.authorCarreto, Carlos F. Clamote
dc.date.accessioned2013-12-11T09:42:18Z
dc.date.available2013-12-11T09:42:18Z
dc.date.issued2012-09
dc.description.abstractNuma altura em que tende a acentuar-se o aparente divórcio epistemológico entre paradigma mercantil e imaginário literário e artístico, este ensaio volta a mergulhar-nos numa época em plena efervescência (os séculos XII e XIII) onde pensamento económico e criação poética participam de uma mesma visão semiológica e simbólica do mundo; uma visão plural, complexa e, não raras vezes, paradoxal que nos permite questionar e apreender aspetos cruciais da nossa própria identidade cultural. «A ousadia do autor manifesta-se desde logo por se ter aventurado num campo riquíssimo e intensamente perscrutado desde há mais de duzentos anos pelos mais categorizados especialistas da literatura medieval europeia […]. Move-se neste amplo e complexo conjunto de predecessores com perfeito à vontade e notório prazer. Consegue comunicar ao leitor o seu próprio encanto por uma escrita saborosa, pitoresca, inventiva, cheia de frescura e, quase sempre, bem mais complexa do que parece à primeira vista […]. Na reconstituição do sentido e na contextualização do meio social em que essa figura [do mercador] aparece e ganha identidade, têm lugar os mais variados apoios da interpretação proposta: a história de conceitos formulados já desde a patrística, mas reformulados por teólogos, moralistas, comentadores, pregadores e mestres espirituais dos séculos XII e XIII; a transformação das condições sociais e económicas da sociedade do centro europeu […]; a construção das teorias sobre as relações entre o poder espiritual e o poder temporal e sobre a função monárquica; as variadíssimas interpretações e adaptações da ideologia das "três ordens"; o papel e a simbólica do dom, da troca, do dinheiro, da compra; a doutrina sobre os vícios e as virtudes; as representações do poder, da avareza e da generosidade; a simbólica da cidade e da floresta, do castelo, da torre e da catedral; enfim, uma imensa multidão de temas, conceitos, discursos, pressupostos e representações que, no seu conjunto, não deixam praticamente nenhum aspecto da vida medieval por examinar, tal como ela é representada em toda a espécie de textos da época» (José Mattoso, do prefácio).por
dc.identifier.isbn978-989-697-649-1
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/2696
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherChiado Editorapor
dc.subjectLiteratura francesa medievalpor
dc.subjectImaginário oblativopor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectPoesiapor
dc.subjectImaginário mercantil
dc.subjectCivilização medieval
dc.subjectRetórica mercantil
dc.titleO mercador de palavras ou a rescrita do mundo. Literatura e pensamento económico na Idade Médiapor
dc.typebook
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
person.familyNameFonseca Clamote Carreto
person.givenNameCarlos
person.identifier.orcid0000-0002-9931-0476
rcaap.rightsrestrictedAccesspor
rcaap.typebookpor
relation.isAuthorOfPublication08d30d3b-05cf-4e82-8628-bcd987eb77e7
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery08d30d3b-05cf-4e82-8628-bcd987eb77e7

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
O Mercador de Palavras.jpg
Size:
70.53 KB
Format:
Joint Photographic Experts Group/JPEG File Interchange Format (JFIF)
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: